In Memoriam aos cantores falecidos do ESC1976

1976

A 21ª edição do ESC foi organizada pela NOS, em Haia, na Holanda. “Save your kisses for me”, que representou o Reino Unido, foi a grande vencedora da noite, tendo-se tornado um dos maiores sucessos da música britânica, por vendas superiores a um milhão de singles.

Depois de um ano de interregno, a Grécia voltou a participar, fazendo-se representar por “Panagiá mou, Panagiá mou”. A canção gerou alguma controvérsia pela sua mensagem política, existindo uma alusão clara à invasão do Chipre pela Turquia e a todas as atrocidades que estavam a ser cometidas nesta ilha.

O Liechtenstein quis estrear-se no ESC, tendo selecionado “Little cowboy” por Biggi Bachmann. No entanto, a sua participação acabou por não ocorrer, devido à inexistência de uma cadeia televisiva nacional.

Malta também selecionou uma canção (“Sing your song, country boy” por Enzo Guzman), tendo desistido à última hora por razões não reveladas.

Dos quarenta e dois intérpretes que concorreram a esta edição do ESC, apenas o representante belga e um dos cantores alemães já faleceram.

ESC

  • Alemanha

o      James “Jimmy” Bilsbury  (The Les Humphries Singers)– 10 de março de 2003 (60 anos) – ataque cardíaco

  • Bélgica

o      Pierre Rapsat – 20 de abril de 2002 (53 anos) – cancro

Nas palavras extraordinárias de Miguel Torga, homenageamos aqui estes cantores: “Que desgraça na vida aconteceu, que ficaste insensível e gelado? Como as estátuas, que são gente nossa, cansado de palavras de ternura, assim tu me pareces no teu leito. Chamo aos gritos por ti, mas não me respondes. Abre os olhos e diz-me que sim. Diz-me que és eterno entre os homens e que a morte não te fará calar”

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s