Adelaide Ferreira, FF e Tozé Brito comentam “Amar pelos Dois”

Na nossa rubrica Famosos Comentam Amar pelos Dois, continuamos a recolher as opiniões de algumas figuras públicas sobre a canção de Luísa Sobral que o seu irmão Salvador Sobral vai levar ao grande palco da Eurovisão já no dia 9 de maio, na primeira semifinal do ESC2017, em Kiev, Ucrânia.

Hoje vamos dar a conhecer os testemunhos de Adelaide Ferreira, FF e de Tozé Brito.

Adelaide Ferreira, uma das maiores cantoras portuguesas da atualidade, não hesitou em nos conceder este seu comentário. Esta intérprete teve as seguintes participações nos Festivais da Canção: Alegria em mi maior (com As Alegres Comadres na primeira semifinal do FC1980) Quero-te, Choro-te, Odeio-te, Adoro-te (FC1984, ganhou o Prémio de Interpretação) Penso em ti (eu sei) (FC/ESC1985, Prémio de Interpretação) Paz (FC2015).
Fique com o testemunho desta cantora e atriz:
Amar pelos dois. Amar por Portugal inteiro… A verdade é sincera.. é espontânea; é pura razão de ser e de existir. Amar por nós todos…que mais perto de nós, nos sentimos, através da essência desta música sentida, sincera e espontânea. A música deveria ser sempre assim e cumprir os seus desígnios, sempre. Tocar na alma de mansinho, devagarinho ternamente….obrigada!
Adelaide Ferreira

FF é um ator, mas acima de tudo um dos maiores intérpretes da atual música portuguesa. O seu mais recente trabalho Saffra é revelador da qualidade musical e poética que este intérprete escolheu para o seu reportório. É um fã de Simone e Simone é uma fã sua, quando ambos dividem o mesmo palco, e por vezes a mesma canção, a magia acontece.
Fique com as declarações de FF sobre a canção que nos vai representar este ano no Festival da Eurovisão:
‘Amar Pelos Dois’ representa o regresso das grandes composições e interpretações num país tremendamente viciado em preconceitos musicais. Uma canção, quando é boa, é universal. E esta da Luísa e do Salvador abre as janelas, convidando a espreitar novas vozes e novos autores, sem medo de serem engolidos ou criticados pelo sistema.
FF

Tozé Brito, autor, compositor e intérprete, está a comemorar 50 anos de carreira em variadíssimas vertentes ligadas à autoria, interpretação e edição de música portuguesa. Falar deste vulto da nossa música é algo que vamos fazer mais tarde em destaque próprio.
A sua ligação aos Festivais da Canção tem sido enquanto intérprete (FC1972, FC1977, FC1978 e FC1979), enquanto músico e autor (FC1972, FC1976, FC1979, FC1980, FC1982, FC1983, FC/ESC1985 e FC2012) e também enquanto júri de seleção e este ano foi também integrou o júri de sala das duas semifinais.
Passamos a transcrever as palavras deste homem da música portuguesa sobre a canção Amar pelos Dois e a sua mensagem para Luísa e Salvador Sobral:
Vejo e participo no Festival RTP da Canção há 50 anos, e poucas vezes me lembro de gostar e acreditar tanto num tema vencedor como no deste ano. “Amar pelos dois” é uma excelente canção do ponto de vista melódico, a letra é directa e de grande bom gosto, e o arranjo é perfeito para a ambiência e estética do tema, que é uma pequena obra prima da Luísa. Quanto ao Salvador, é o intérprete ideal para a canção, pela sua sensibilidade e pelo sentimento com que a interpreta. Se alguma vez formos a algum lado na Eurovisão terá de ser pela diferença, e poucas vezes tivemos um tema tão bom para poder fazer a diferença. Se as questões geopolíticas não tivessem tanto peso na Eurovisão, eu diria que “Amar pelos dois” seria candidato aos primeiros lugares. Assim, fique em que lugar ficar, será sempre uma belíssima canção com uma interpretação que a serve na perfeição, e que sempre que se escrever a história do Festival da Canção estará necessariamente no número das que fizeram a diferença. Agora…boa sorte Salvador e Luísa, a sorte na Eurovisão também é precisa.
Tozé Brito

Agradecemos a Adelaide Ferreira, FF e a Tozé Brito pela sua colaboração.

Fonte: Festivais da Canção | Depoimentos recolhidos por Carlos Portelo e por Miguel Meira

Um pensamento sobre “Adelaide Ferreira, FF e Tozé Brito comentam “Amar pelos Dois”

  1. Pingback: Adelaide Ferreira interpreta “Amar pelos Dois” |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s