In Memoriam ao cantor falecido do ESC1978 – Jean Vallée

1978

A 23ª edição do ESC foi organizada em Paris e foi a primeira vez que a Grécia e a Turquia participaram juntas – a partir de 1974, as relações diplomáticas destes dois países encontravam-se extremamente tensas, devido à invasão e consequente ocupação ilegal turca de metade do Chipre.

Também foi nesta edição que a Dinamarca voltou a concorrer, após uma ausência de doze anos.

Um grande número de países árabes transmitiram o ESC 1978, mas quando começou a ser claro que Israel iria ganhar, acabaram por não terminar a transmissão. A estação de televisão da Jordânia interrompeu a emissão bruscamente e posteriormente informou os seus telespectadores que a grande vencedora tinha sido a Bélgica (que terminou em segundo lugar).

Dos concorrentes deste ESC, apenas o cantor belga já não se encontra entre nós. Os seis intérpretes que estiveram presentes no Festival RTP da Canção, encontram-se ainda todos vivos.

ESC

  • Bélgica
    • Jean Vallée – 12 de março de 2014 (72 anos) – cancro generalizado

Nas grandes palavras de Albert Camus, homenageamos aqui este cantor: “Não amaremos talvez insuficientemente a vida? Já notaram que só a morte desperta os nossos sentimentos? Como amamos as pessoas que acabaram de nos deixar, não acham? Como admiramos os génios que já não falam e que têm a boca cheia de terra. A homenagem surge então muito naturalmente, essa mesma homenagem que talvez tivessem esperado de nós a vida inteira.”

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s