Islândia: Svala a intérprete de “Paper” concedeu-nos uma entrevista |Exclusivo|

Svala Svalaé a intérprete que vai defender as cores da Islândia na Primeira Semifinal do Festival Eurovisão da Canção, no dia 9 de maio, com o tema Paper, tem o nº13 na ordem do desfile.

Passamos a publicar a entrevista que Svala nos concedeu e que agradecemos.

Festivais da Canção (FC) – O que é que sentiu quando venceu a sua final nacional para o ESC?
Svala – Fiquei muito feliz e agradecida. Ganhei com a esmagadora maioria de votos e bati o recorde de votação desde o início do Söngvakeppnin em 1986. Foi um momento louco e surreal quando me disseram isso. Senti-me tão humilde e tão grata porque escrevi a minha canção a partir de uma experiência muito pessoal e o fato dos islandeses estarem tão ligados à canção e à sua letra foi algo muito além do incrível.

(FC)  – Quais são as suas expectativas para a sua participação no ESC2017?
Svala – Vou apenas desfrutar, divertir-me, conhecer novas pessoas e cantar com todo o meu coração e alma onde quer que vá em Kiev.

(FC)  – Por favor fale-nos um pouco sobre a sua canção e a respectiva mensagem.
Svala – A minha canção foi escrita a partir de uma experiência muito pessoal. Trata-se de lidar com momentos difíceis na nossa vida. Tenho sido muito aberta com os mídia na Islândia e tenho-lhes referido que ao longo da minha vida tenho lidado de muito perto com graves problemas de ansiedade desde a adolescência. A música foi, desde sempre, a minha salvação e o meu porto seguro. Quando estou a escrever música, a gravar ou a tocar ao vivo, é precisamente nessas alturas que me sinto mais segura e sinto que este é o meu propósito na vida. Eu queria escrever sobre tudo aquilo que passo quando lido com as grandes dificuldades na minha vida. Todos lidamos com dificuldades na vida. Ninguém vive uma vida perfeita. É isso que nos une como seres humanos. A palavra Paper na minha canção é uma metáfora às emoções. Quando escrevi a letra com Lily queria descrever a relação que tenho comigo ao lidar com as dificuldades. A minha ansiedade torna-me frágil e vulnerável como o papel. Podemos pegar num bocado de papel e fazer tantas coisas com ele, podemos cortá-lo, queimá-lo, rasgá-lo, colá-lo, perfurá-lo, amassá-lo etc., etc. Mas também podemos fazer coisas muito bonitas com o papel, como desenhar, pintar, escrever poesia e histórias, escrever belas cartas para seus entes queridos e assim por diante. O propósito de eu ter escrito a minha canção é ser aberta e honesta sobre a minha vida e não ter vergonha de lidar com dificuldades. Porque quando somos sinceros e quando conversamos uns com os outros estamos nos libertando. Ao não nos envergonharmos estamos a enfrentar os nossos medos e não desistimos. Paper é tudo isto.

(FC)  – O que podemos esperar do seu desempenho no palco?
Svala – Não posso dar-vos muita informação sobre a minha prestação em palco porque estamos a efectuar algumas alterações nesta área. No entanto posso dizer que irei novamente de branco embora seja um novo traje. que está a ser desenhado aqui em LA, onde moro, por dois designers incríveis. O meu desempenho será mais épico e dramático. Mas muito honesto e do fundo do meu coração.

(FC)  – Você vai competir na Primeira Semifinal, o que pensa das canções desta semifinal?
Svala – Acho que algumas delas são óptimos. A minha canção preferida é a da Finlândia de Norma John chamada Blackbird. É pura arte. Também gosto da canção da Letónia chamada Line. Uma canção super fixe e gosto muito de sua voz. E claro, a da Suécia. Esta música é um sucesso total.

(FC)  – A Islândia nunca ganhou o Festival Eurovisão da Canção. Acredita que poderá obter a primeira vitória para seu país este ano?
Svala – Não fazia ideia. Não tenho conhecimento dos países que já venceram a Eurovisão. A única coisa que posso fazer é interpretar a minha canção com todo o meu coração e alma e esperar que muitas pessoas se sintam ligadas à minha música e às minhas palavras.

(FC)  – O que pensa da decisão da Ucrânia em banir a intérprete Russa Yulia de participar no ESC2017? Deverá a televisão russa escolher outro intérprete?
Svala – Realmente não estou muito a par da situação e por isso não posso comentar sobre este assunto. Acho que Yulia é muito talentosa e devia ser-lhe permitido competir, mas a decisão não é minha.

(FC)  – Quais são as suas canções preferidas deste ano?
Svala – A minha “Paper” ehehehe

(FC)  – Quais são as suas canções favoritas do ESC desde sempre?
Svala – Amo Euphoria da Loreen, Feed You My Love da Margret Berger e Sound Of Silence da Dami Im.

(FC)  – O que acha da canção portuguesa “Amar pelos Dois”?
Svala – É uma canção tão bonita e eu adoro a sua voz. Uma peça de música impressionante.

(FC)  – Conhece alguma música portuguesa que tenha participado no ESC?
Svala – Não, não realmente. Não sei muito sobre a história da Eurovisão em geral.

(FC)  – O que é que conhece sobre a música portuguesa ou cantores portugueses, mesmo fora do âmbito do Festival Eurovisão da Canção?
Svala – Tenho vergonha de não dizer nada, mas já ouvi música tradicional portuguesa e adorei. Vocês têm a linguagem mais linda e é tão incrível escutá-la cantada na música.

(FC)  – Quais são seus projectos após Kyiv?
Svala – Tenho uma nova banda chamada Blissful e lançámos o nosso primeiro single no ano passado. Após a Eurovisão vamos lançar muita música nova e vídeos musicais, dando espectáculos por todo o mundo e muito mais.

(FC)  – Por favor, deixe uma mensagem para os nossos leitores
Svala – Obrigado por lerem a minha entrevista e lamento não saber muito sobre a música portuguesa. Dei um concerto no Porto com a minha banda Steed Lord há uns dois anos e adorei.

Fonte: Festivais da Canção | Entrevista de André Miguel Godinho

Deixe uma Resposta

