Ana Sofia Gonçalves, Daniela Varela, Herman José e Marco Rodrigues comentam “Amar pelos Dois”

Continuamos a publicar as mensagens que temos recebido sobre a canção portuguesa para o Festival Eurovisão da Canção deste ano, o tema de Luísa Sobral, interpretado por Salvador Sobral que se intitula Amar pelos Dois. Estamos a verificar uma enorme onda de apoio em torno do nosso tema e os comentários que temos recebido são prova disso. O tema composto por Luísa Sobral para o seu irmão está a emocionar e cativar a opinião pública.

Hoje publicamos mais quatro testemunhos, desta vez de Ana Sofia Gonçalves, Daniela VarelaHerman José e Marco Rodrigues.

Ana Sofia Gonçalves é natural de Coimbra, tendo nascido a 27 de Março. É cantora, apresentadora e atriz e locutora. A sua primeira presença no Festival da Canção foi como corista do tema vencedor da edição de 2007, Dança Comigo, interpretado por Sabrina, com a qual foi até à Eurovisão, na Finlândia. Posteriormente concorreu na semifinal online do Festival da Canção 2009 com o tema O Meu Planeta Especial. Em 2010 alcança o palco do Campo Pequeno, integrada no grupo Ouro, com o belíssimo tema Arco-Íris Dentro de Mim. Ana Sofia Gonçalves tem dado voz a programas de animação, foi vocalista do grupo Smack e já fez coros para artistas bastante conceituados como Marco Paulo. Atualmente tem um projecto a solo intitulado Sofia.
Fique com as palavras de Ana Sofia Gonçalves sobre a nossa canção:
Eu acho o tema que nos vai representar este ano com um nível de qualidade acima da média o que me deixa muito feliz pois assim podemos mostrar que também sabemos primar pelo bom gosto, musicalidade e originalidade! O tema “Amar Pelos Dois” transmite uma mensagem simples e ao mesmo tempo mágica e a interpretação do Salvador é única e inconfundível… o toque jazzístico que o Salvador lhe confere torna a canção ainda mais original e diferente.
Era a minha segunda escolha nos temas a concurso este ano mas sem dúvida que estou ansiosa para saber que resultado vamos obter este ano pois desta vez estamos a apresentar uma música que está a um nível acima do que estamos habituados a ver…
Ana Sofia Gonçalves

Daniela Varela é natural de Lisboa, onde nasceu a 19 de Junho 1985. Começou bem cedo nos palcos pela mão de Filipe La Féria, tendo feito parte de inúmeros projetos durante a década de 90. No entanto, foi como vocalista dos Flor-de-Lis que se tornou conhecida depois de vencer o Festival da Canção em 2009 e nos representar na Eurovisão, alcançando a grande final, com o tema Todas As Ruas do Amor. Classificaram-se em 15º lugar e o grupo continuou com o seu projeto musical onde as raízes da música portuguesa estão bem patentes, a par com características da world music. Nos últimos tempos tem feito parte também do projeto LOQ, com Jorge Marques.
Também ela não ficou indiferente à canção de Luísa Sobral e deixou-nos a seguinte mensagem:
Este foi um ano forte no Festival da Canção: tanto as músicas como o espetáculo da final foram muito bons! A RTP, os compositores e os intérpretes estão de parabéns! O tema vencedor fez jus à qualidade de todo certame, como uma cereja no topo do bolo, por isso junto a minha voz em uníssono com todos os que se deixaram encantar pela canção “Amar Pelos Dois”! Se não for desta que ganhamos (Ah! Quem nos dera!), estou convicta numa óptima classificação em Kiev! Toda a sorte do mundo para o Salvador e a Luísa!
Daniela Varela

Herman José nasceu a 19 de Março de 1954, em Lisboa e é considerado por muitos o pai do humor português. É um dos artistas mais versáteis do nosso país, com um profissionalismo enorme, sendo cantor, humorista, apresentador, ou como muitos o apelidam “o verdadeiro artista”. Foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Mérito, em 1992, pelo Dr. Mário Soares, então Presidente da República. Tem feito um percurso notável na televisão enquanto apresentador e actor, sendo que os seus programas da década de 80 e 90 marcaram a televisão portuguesa. Ninguém se esquece de O Tal Canal, Hermanias, Humor de Perdição, ou mesmo os concursos A Roda da Sorte ou Parabéns. Apresentou os Festivais da Canção 1977 e 1995 e em 1984 fez parte do júri de sala. Como cantor classificou-se em 2º lugar no certame de 1983, com o tema A Cor do Teu Batôn, que se tornou num grande êxito nesse ano.
Fique com as palavras de Herman José acerca da nossa canção:
Tema musical, artístico, alternativo, surpreendente e avassaladoramente romântico.
Herman José

Marco Rodrigues nasceu em Amarante, a 19 de Setembro de 1982 e cedo começou a interessar-se pelo fado. Foi viver para Arcos de Valdevez aos oito anos e começou a tocar com o pai que era tocador de acordeão. Ficou em 2º lugar na Grande Noite do Fado do Porto e aos 15 anos veio morar para Lisboa. Em 1999 é o vencedor da Grande Noite do Fado na categoria sénior e desde aí que tem percorrido as principais casas de Fado de Lisboa, como o Café Luso ou a Adega Machado. Editou o seu primeiro trabalho discográfico em 2006, intitulado Fados da Tristeza Alegre, vencendo no ano seguinte o Prémio Revelação dos Prémios Amália. Em 2008 participou no Festival RTP com o belíssimo tema Em Água e Sal com letra de Inês Pedrosa e música de Tiago Machado, tendo-se classificado em 3º lugar. Desde aí não mais parou e tem-se destacado pelos seus trabalhos discográficos com bom gosto e grande talento: Tantas Lisboas (2010), EntreTanto (2013) e Fados do Fado (2015). Foi nomeado para um Grammy Latino em 2016. Como curiosidade o seu tema A Rosa e o Narciso (vídeo aqui) tem música sua e letra de Luísa Sobral.
Fique com as declarações deste intérprete:
Feliz de quem canta um tema tão intensamente bonito. Arranjo simples de tão bom gosto, letra singela e inspirada tal como a Luísa.
Salvador é um cantor/intérprete de mão cheia. Parabéns emocionado, a música mais unânime do Festival da Canção dos últimos anos…
Viva nós os Portugueses! 
Marco Rodrigues

Agradecemos a Ana Sofia Gonçalves, Daniela Varela, Herman José e Marco Rodrigues a sua colaboração. Aceda aqui aos comentários já publicados anteriormente.

Fonte: Festivais da Canção | Depoimentos recolhidos por Carlos Portelo e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s