Alexandre Sousa, Ana Luísa Cardoso, Miguel Majer e Nucha comentam “Amar pelos Dois”

Continuamos a publicar as mensagens que temos recebido sobre a canção portuguesa para o Festival Eurovisão da Canção deste ano, o tema de Luísa Sobral, interpretado por Salvador Sobral que se intitula Amar pelos Dois. Estamos a verificar uma enorme onda de apoio em torno do nosso tema e os comentários que temos recebido são prova disso. O tema composto por Luísa Sobral para o seu irmão está a emocionar e cativar a opinião pública.

Hoje publicamos mais quatro testemunhos, desta vez de Alexandre Sousa, Ana Luísa CardosoMiguel Majer e Nucha.

Alexandre Sousa nasceu a 24 de Novembro de 1984, em Coimbra. Estudou arquitectura na sua cidade natal mas é em Lisboa que se fixou. Foi um dos elementos do grupo Be4rs, em conjunto com Paulo Almeida e Rui Reis, tendo começado em 2013. Atuaram na abertura do Eurovision Live Concert desse ano com temas eurovisivos. Depois surgiu o convite para ser um dos elementos de palco do tema Nas Asas da Sorte, que Zana interpretou no Festival da Canção 2014. Com produção de Marco Quelhas, fez parte do espetáculo musical Mundus nesse mesmo ano que esteve no Paradise Garage e no Casino da Figueira da Foz.
Fique com as palavras de Alexandre Sousa sobre a nossa canção:
O tema “Amar pelos dois” ou se ama ou se odeia. A simbiose perfeita para não deixar um tema morrer. Canção tranquila que nos remete ao aconchego de um abraço. Embalados por uma melodia sublime, é-nos contada a história adaptada a cada um de nós. Amor entre dois amantes, amor de país para filho(a), amor por aqueles que partiram mas sempre permaneceram dentro de nós. Espero que o futuro augure bons momentos, uma boa classificação, para que a “diferença” seja vista com positivismo e evolução.
Alexandre Sousa

Ana Luísa Cardoso nasceu perto de Aveiro, a 5 de Abril de 1967. Vive em Lisboa onde faz parte do elenco fixo do Teatro de São Carlos, sendo cantora lírica. No passado ano esteve integrada na ópera Carmen. É uma apaixonada pelo fenómeno eurovisivo e já participou por duas vezes no Eurovision Live Concert, em 2015 e 2016. Foi professora de canto de Rui Andrade e com ele tem estado ligada ao nosso Festival da Canção, tendo ido em 2014 ao Festival da Eurovisão, na Dinamarca, quando este fez parte dos coros do tema da Rússia.
Também ela não ficou indiferente à canção de Luísa Sobral e deixou-nos a seguinte mensagem:
Assisti à semifinal onde Salvador apresentou “Amar pelos Dois”. Fui avassalada por um sem número de emoções! Todos os pressupostos de avaliação vieram à mente mas quando terminou a atuação senti uma Paz e um Conforto Musical que faz tempo não sentia.
É uma composição de Grande qualidade, simplicidade gigantesca, uma interpretação única de uma voz única que nos atravessa a Alma!
Diferente na Diversidade! Espero que tenha toda a Sorte do Universo Musical e que a canção conecte TODOS os corações com Paz!
Força e Coragem Salvador!
Ana Luísa Cardoso

Miguel Majer nasceu a 15 de Junho. É músico, autor, compositor e produtor musical, com fortes influências de música eletrónica, e com recurso a instrumentos tradicionais tais como a guitarra e o acordeão. Estudou jazz no Hot Clube e foi o fundador dos grupos Donna Maria e Seda, tendo participado em inúmeros outros projectos. Miguel Majer começou as suas participações nos Festivais em 2001, como elemento de palco do grupo Tribo Urbana, com o tema Poder Voar. Posteriormente voltou ao certame em 2008 integrado no grupo Lisboa Não Sejas Francesa, cuja vocalista foi Joana Melo, no tema Porto de Encontro, do qual foi autor e compositor. A sua terceira participação data de 2012 como autor e compositor do tema Amor a Preto e Branco, que Rui Andrade interpretou nesse Festival, classificando-se em 3º lugar.
Fique com as palavras de Miguel Majer acerca da nossa canção:
Não vi o Festival em directo. Vi mais tarde nas gravações, o que me permitiu ver com o comando na mão e a viajar pelas canções. Assim que “aterrei” em “Amar pelos dois”, fiquei preso e ouvi-a algumas vezes seguidas. A interpretação do Salvador Sobral é arrebatadora! É de uma entrega genuína e intensa que magnetiza de imediato. A canção também me agradou bastante assim como o arranjo, em especial as cordas. De qualquer modo, “Amar pelos dois” pode ser acompanhada apenas com uma viola ou um piano que resultará sempre bem. Assim são as grandes canções.Boa sorte!
Miguel Majer

Nucha é o nome artístico de Cristina Baldaia, que começou a cantar aos treze anos. É natural de Águeda, onde nasceu a 21 de Junho de 1966. Começou a sua carreira nos anos 80, primeiro como corista de Fernando Pereira e depois no grupo Kutchi-Kutchi, com Marité. Em 1988 enveredou por uma carreira a solo, participando no Prémio Nacional de Música com o tema Se Calhar. Voltou a participar no Festival da Canção 1990 com o tema (Sempre) Há Sempre Alguém, sendo a grande vencedora e representando Portugal na Eurovisão, em Zagreb. A partir daí o sucesso foi enorme, tendo editado vários trabalhos discográficos, participando em vários programas televisivos, quer como cantora, quer como apresentadora. Voltou novamente ao Festival da Canção em 2009 e 2010 com os temas Tudo Está Na Tua Mão e Chuva (Até Ao Mar), respetivamente. Participou na 2ª edição do Big Brother VIP e atualmente é relações públicas de alguns espaços nocturnos.
Fique com as declarações que esta intérprete nos concedeu em entrevista durante a II Gala OGAE Portugal:
É uma música digna de ir ao Festival da Eurovisão, vai marcar, é diferente. Eu fico muito lisonjeada por ter sido convidada para fazer parte do júri da zona Centro, de onde eu sou, e de ter dado a minha pontuação para esta música. Sinto-me orgulhosa porque acho que é uma música completíssima, não precisa de mais, a simplicidade, por vezes, é tudo o que nós necessitamos, aquilo para mim tocou-me mais que tudo.
Nucha

Agradecemos a Alexandre Sousa, Ana Luísa Cardoso, Miguel Majer e Nucha a sua colaboração. Aceda aqui aos comentários já publicados anteriormente.

Fonte: Festivais da Canção | Depoimentos recolhidos por Miguel Meira e Carlos Portelo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s