Gonzaga Coutinho, Joana Martins, Nuno Feist e Virgínia Lima comentam “Amar pelos Dois”

Continuamos a publicar as mensagens que temos recebido sobre a canção portuguesa para o Festival Eurovisão da Canção deste ano, o tema de Luísa Sobral, interpretado por Salvador Sobral que se intitula Amar pelos Dois. Estamos a verificar uma enorme onda de apoio em torno do nosso tema e os comentários que temos recebido são prova disso. O tema composto por Luísa Sobral para o seu irmão está a emocionar e cativar a opinião pública.

Hoje publicamos mais quatro testemunhos, desta vez de Gonzaga Coutinho, Joana Martins, Nuno Feist e Virgínia Lima.

Gonzaga Coutinho nasceu a 23 de Março em Moçambique e é pianista, cantor, autor e compositor de várias obras musicais. Desde os anos 60 que começou a cantar integrado em bandas como Os Apaches, Os Rebeldes e Os Outros. Em 1976, já em Portugal continuou com a sua atividade musical, tendo concorrido ao Festival RTP 1979, sendo um dos finalistas, com a canção Tema Para Um Homem Só. Gravou vários discos e fez várias atuações ao vivo em Portugal e pelo estrangeiro. Em 2011 editou o trabalho Shangri-Lá-Goa, com música popular e tradicional de Goa, donde Gonzaga é originário também. Para além deste destaca-se o disco Saudades do Tom (2006), onde com a colaboração doutros artistas interpretou músicas de Tom Jobim.
Fique com as palavras de Gonzaga Coutinho sobre a nossa canção:
“Amar pelos dois” uma das mais bonitas canções de todos os tempos, valorizada pela voz ímpar do Salvador Sobral, daquelas vozes que todos querem imitar e facilmente cai no ouvido de todos, veja-se os “covers” que por aí têm aparecido. Outro destaque da valorização do tema é o excelente arranjo de Luís Figueiredo. Para os que dizem que a canção não é festivaleira, a Gigliola Cinquetti, com “Non Ho L’Età” ganhou o Festival com uma belíssima balada. Boa sorte Salvador Sobral.
Gonzaga Coutinho

Joana Martins nasceu a 14 de Janeiro de 1987, em Lisboa, cidade onde reside. A sua carreira está ligada à rádio, sendo apresentadora do programa diário Buzz, na Antena 3. Tem sido repórter web da RTP nos últimos anos e gestora das redes sociais na página do Festival da Canção. O certame está presente na sua vida, sendo sobrinha de Manuel Loureiro, participante no grupo Aguarela em 1985. Nos últimos anos tem feito a cobertura web do Festival, tendo já entrevistado um dos responsáveis pelo nosso site. Este ano, pela primeira vez, irá viajar até à Eurovisão, para de lá poder atualizar as redes sociais acerca de tudo o que se passa com a nossa participação.
Também ela não ficou indiferente à canção de Luísa Sobral e deixou-nos a seguinte mensagem:
Esta canção prova que não é preciso gritar, subir tons, ter grandes floreados na melodia, para comover e arrepiar as pessoas. Já precisávamos de um intérprete tão especial como o Salvador e de umas palavras tão certeiras quanto as da Luísa.
Eu continuo a comover-me de todas as vezes que oiço a “Amar pelos Dois” e aquele instrumental faz-me sempre voar para uma época muito diferente desta – e sabe bem. A boa música não precisa de traduções e até a Europa já se apercebeu disso.
Go #TeamSalvadorable!
Joana Martins

Nuno Feist nasceu a 12 de Julho de 1971, é compositor e maestro e sem dúvida o nome mais experiente no que toca a Festivais da Canção, já com dez participações. Começou em 1985 em dueto com o seu irmão no tema Meia de Conversa. Como compositor assinou o temas Travo Doce, para Ana Sofia Varela (FC1995), Além do Sonho, para Henrique Feist & Vanessa Silva (FC2007), Do Outro Lado da Vida, para Vanessa Silva (FC2008), Alvorada, para Vanessa Silva (FC2010), Quase A Voar, para Henrique Feist (FC2011), Gratia Plena, para Ricardo Soler (FC2012), Sonhos Roubados, para Raquel Guerra (FC2014), Outra Vez Primavera, para Yola Dinis (FC2015) e por fim Poema a Dois, para Fernando Daniel (FC2017). É diretor musical e maestro das galas dos Globos de Ouro e de vários espetáculos como Esta Vida É Uma Cantiga, 74.14 ou Quase Normal. Desde 2006 que acompanha Simone de Oliveira nos seus espetáculos.
Fique com as palavras de Nuno Feist acerca da nossa canção:
Quando ouvi o tema pela primeira vez, fiquei imediatamente hipnotizado pela sua beleza. Quando terminou o FC, disse à RTP numa entrevista que pela primeira vez em muito tempo, tenho tanto, mas tanto orgulho em ser representado por esta obra de arte – sentimento que transmiti pessoalmente à Luísa e ao Salvador. Ninguém pode ficar indiferente a esta canção.
Acredito mesmo que iremos surpreender nesta edição do ESC, na minha opinião um TOP 5 no mínimo, pois temo que fatores geopolíticos não permitam a tão desejada (e neste caso merecida) vitória.
Gostaria que isso acontecesse, para provar aos haters que não há formula, nem conceito pré-definido para representar Portugal – basta ser bom. Parabéns também ao orquestrador, pois o trabalho dele é genial.
Por fim parabéns Luísa e Salvador – o vosso amor fraternal singrou – isso ninguém vos pode tirar (sei bem do que falo nesse campo). #rumoaopodioemkiev
Nuno Feist

Virgínia Lima nasceu no Porto, a 2 de Dezembro de 1954 e reside em Vila Nova de Gaia. Trabalhou em no Tribunal da Relação do Porto. A sua carreira musical está ligada ao Grupo Gente, composto no final dos anos 70, com a sua irmã Susana Lima e com Mário Tavares e Pedro Calvário. Editaram quatro singles e participaram no Festival da Canção 1979, com o tema Quatro Letras (Vida). No final do grupo criou com a irmã o duo Chantilly, tendo lançado alguns trabalhos e feito inúmeros espetáculos.
Fique com as declarações desta cantora:
Não há elogio que faça devida justiça ao tema, mas direi mesmo assim que sempre que me lembro do “Amar pelos Dois”, sorrio. Sorrio pela doçura, pela calma, pelo sossego que me transmite. É isto!
Virgínia Lima

Agradecemos a Gonzaga Coutinho, Joana Martins, Nuno Feist e Virgínia Lima a sua colaboração. Aceda aqui aos comentários já publicados anteriormente.

Fonte: Festivais da Canção | Depoimentos recolhidos por Carlos Portelo e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s