Ana, João Mota Oliveira, Luís Duarte e Sandy Soares comentam “Amar pelos Dois”

Continuamos a publicar as mensagens que temos recebido sobre a canção portuguesa para o Festival Eurovisão da Canção deste ano, o tema de Luísa Sobral, interpretado por Salvador Sobral que se intitula Amar pelos Dois. Estamos a verificar uma enorme onda de apoio em torno do nosso tema e os comentários que temos recebido são prova disso. O tema composto por Luísa Sobral para o seu irmão está a emocionar e cativar a opinião pública.

Hoje publicamos mais quatro testemunhos, desta vez de Ana, João Mota Oliveira, Luís Duarte e Sandy Soares.

Ana nasceu em Sintra, a 28 de Setembro de 1954, com o nome de Ana Bela Alves. Começou a cantar aos 14 anos, mas só em 1980 é que começou a sua carreira depois de ter sido descoberta por António Sala. Os seus primeiros temas tiveram enorme sucesso e foram compostos por Carlos Paião. Participou no Festival da Canção 1983 no Coliseu do Porto com o tema Parabéns, Parabéns a Você, com letra de Henrique Amoroso e música de Luís Jardim, tendo-se classificado em 6º lugar. Desde aí nunca mais parou e foram muitos os seus sucessos nos quais se incluem Sonha Comigo, Quanto Mais Te Bato, Filha do Vento, Amor Bandido, Açúcar Moreno ou Beijo Salgado. Em 2004 foi coroada Rainha da Canção Portuguesa e continua hoje em dia a ter inúmeros concertos para além também de divulgar os seus trabalhos em televisão.
Fique com as palavras de Ana sobre a nossa canção:
Gostei muito da letra, da música, está muito bem interpretado, mas para um Festival da Eurovisão tenho as minhas dúvidas…
Ana

João Mota Oliveira. nasceu 17 de Setembro em Lisboa, cidade onde também reside. Estudou Engenharia Informática e atualmente é diretor da Academia de Música de Telheiras. É compositor e participou em quatro Festivais da Canção durante a década de 90, sendo dos mais bem conseguidos. Em 1994, em parceria com Rosa Lobato de Faria, compõe o magnífico tema Chamar A Música, interpretado por Sara Tavares, que venceu o Festival e representou o nosso país na Eurovisão. No ano seguinte, voltou a assinar o tema Tanto Amor, Tanto Mar, que Ana Isabel interpretou, classificando-se em 2º lugar. Esta classificação volta a consegui-la no Festival da Canção 1996, com o tema Canto em Português, também com letra de Rosa Lobato de Faria e interpretado por Patrícia Antunes. O Festival de 1997 traz-nos novamente outro tema de João Mota Oliveira, deste vez interpretado por Sónia Mendes, com o título Da Primeira Vez, que se classificou também em 2º lugar. Finaliza as suas participações no certame com Só O Mar Ficou, também em 2º lugar, na voz de Teresa Radamanto. Os dois últimos temas foram feitos em parceria com Nuno Gomes dos Santos.
Também ele não ficou indiferente à canção de Luísa Sobral e deixou-nos a seguinte mensagem:
Relativamente à canção deste ano “Amar pelos dois”, é uma canção muito interessante do ponto de vista da melodia e muito harmoniosa com uma voz também adequada para o tipo de canção. No entanto, acho que o Salvador exagera um pouco o ar de “coitadinho” para não dizer outra coisa. Considero também que embora seja uma boa canção, não terá impacto nas audiências que vão votar pois falta-lhe o fator “energia” para cativar num contexto de festival da Eurovisão. Felicidades ao Salvador Sobral!
João Mota Oliveira

Luís Duarte nasceu a 8 de Outubro de 1950 e reside em Évora. É cantor, autor, compositor e maestro, para além de ser também professor de música. A sua carreira iniciou-se na década de 70 e teve inúmeras participações no nosso Festival da Canção. Como intérprete esteve pela primeira vez em 1973, com o tema Minha Senhora das Dores, da autoria de Ary dos Santos e Fernando Tordo. Integrado numa nova formação do Quarteto 1111 participou em 1977 no certame As Sete Canções, com O Que Custar. Voltou como intérprete na selecção interna de 1988, com o tema Quando A Noite Se Faz Certa e quatro anos mais tarde interpreta Um Amigo Sempre Mão, na final do Festival 1992. Enquanto orquestrador participou no Festival da Canção 1979, fazendo os arranjos do tema Cantiga de Amor, interpretada por Isabel Soares e também de Quando Chego A Casa, cantado por Manuel José Soares. No ano seguinte voltou como orquestrador de seis temas do Festival da Canção 1980. No Festival da Canção 1981 foi orquestrador do tema Manhã do Meu Sonho, interpretado por Zélia Lopes. Em 1982 foi orquestrador e maestro do tema Vai, Mas Vem, que Fernanda de Sousa interpretou e também de Bem Bom, das Doce, tendo nesse ano dirigido a orquestra da Eurovisão em Harrogate. Voltou a fazê-lo em 1989, quando foi o maestro do tema Conquistador, interpretado pelos Da Vinci, desta vez na Suíça. Ainda como maestro e orquestrador esteve presente no Festival da Canção 1983.
Fique com as palavras de Luís Duarte acerca da nossa canção:
Começo por dizer que considero a interpretação de Salvador Sobral na canção “Amar pelos dois” muito sóbria e adequada às características do próprio tema. Quanto à orquestração, desconheço quem a escreveu, mas envio os meus sinceros parabéns, porque do ponto de vista técnico, tem pormenores de muito bom gosto e sensibilidade musical que se articulam excelentemente com o poema e com a interpretação, tal como já referi. Dito isto, e para terminar quero apenas informar que baseado na experiência vivida em 1982 na Grã-Bretanha, e em 1989 na Suíça, não são as canções que estão em concurso, independentemente de as considerarmos excelentes ou medíocres. Este ano não será seguramente exceção, e meus amigos, ganhará este ano, o País não a canção que melhor se fizer representar através de uma multinacional discográfica com elevado poder económico e de representação. Resta-me desejar boa sorte ao Salvador Sobral, e dizer-lhe que o facto de estar a viver esta experiência já constitui um prémio para o seu futuro. Um conselho se me é permitido: FAZ O QUE MAIS GOSTAS DE FAZER, PARA CONSEGUIRES FAZER MELHOR O QUE FAZES.
Luís Duarte

Sandy Soares nasceu a 20 de Junho e canta desde os 16 anos, tendo feito o percurso dos bares, onde ainda hoje passa muitas noites enquanto cantora com os seus projetos. Teve aulas de canto com o maestro Cortez Medina, do Teatro São Carlos. Entre 1985 e 1993 formou duas bandas de originais. Em 1995 participou no programa Seleção Nacional, não sendo uma das oito finalistas, tendo interpretado o tema Foi Deus. Participou em coros no Festival RTP desse ano e desde aí tornou-se conhecida do grande público. Em 1996 e 1997 fez duas participações no programa Chuva de Estrelas, primeiro interpretando Whitney Houston e depois Etta James. Foi vencedora do programa Cantigas da Rua em Coimbra, tendo sido uma das finalistas deste programa. Em 2001 participou na 4ª semifinal do Festival RTP 2001, no Funchal, com o tema Ter Uma Paixão, de autoria de Rui Filipe Reis. Participou na última edição do programa The Voice Portugal e fez parte do elenco do musical 74.14. Continua as suas atuações em bares um pouco por todo o país.
Fique com as declarações desta cantora:
“Amar pelos dois” está no meu leque de músicas preferidas do ESC até hoje. Fiquei apaixonada pela canção na sua totalidade. E felicíssima por nos ir representar, não querendo de forma alguma descurar os restantes concorrentes, muitos deles excecionais e com ótimas canções. Mas de facto o Salvador trouxe algo de diferente e a sua entrega na interpretação não poderia passar despercebida. A Luísa Sobral como sabemos é fantástica e mais uma vez brindou-nos com uma composição excelente. Como emoção com emoção se paga, estou a torcer pelo Salvador. Quem sabe? 😉
Sandy Soares

Agradecemos a Ana, João Carlos Mota OliveiraLuís Duarte e Sandy Soares a sua colaboração. Aceda aqui aos comentários já publicados anteriormente.

Fonte: Festivais da Canção | Depoimentos recolhidos por Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s