Filipe Delgado, Joana Mendes, Luiz Caracol e Teresa Brito comentam “Amar pelos Dois”

Continuamos a publicar as mensagens que temos recebido sobre a canção portuguesa para o Festival Eurovisão da Canção deste ano, o tema de Luísa Sobral, interpretado por Salvador Sobral que se intitula Amar pelos Dois. Estamos a verificar uma enorme onda de apoio em torno do nosso tema e os comentários que temos recebido são prova disso. O tema composto por Luísa Sobral para o seu irmão está a emocionar e cativar a opinião pública.

Hoje publicamos mais quatro testemunhos, desta vez de Filipe Delgado, Joana Mendes, Luiz Caracol e Teresa Brito.

Filipe Delgado nasceu a 25 de Fevereiro de 1986, em Alenquer. Começou a sua carreira quando em 2010 interpretou o tema Jamais Mesmo Lugar, para a novela Meu Amor, na TVI. Nesse mesmo ano participou no Festival da Canção com o tema Serei Eu, composto por Ernesto Leite. Editou depois um disco produzido por este compositor, intitulado Nunca Te Esquecerei, onde se destacaram as grandes baladas. Aliás Filipe Delgado é um cantor de baladas românticas, marcadas pela sua extraordinária voz. O seu segundo trabalho, Abraça-me, data de 2014 e foi um enorme sucesso. Dele fazem parte temas como Vidas Trocadas, que fez parte da novela Destinos Cruzados e também o tema que dá título ao álbum. Encontra-se a preparar o seu terceiro trabalho, que conta com o seu mais recente single O Melhor da Vida, que faz parte da banda sonora da novela A Impostora.
Fique com as palavras de Filipe Delgado sobre a nossa canção:
“Amar pelo dois” é uma canção maravilhosa, o Salvador Sobral foi o justo vencedor do Festival da Canção, e é um intérprete de excelência.
Vai representar e honrar o nosso país. Não tenho dúvida que este ano a Europa não irá ficar indiferente a Portugal.
Filipe Delgado

Joana Mendes nasceu a 13 de Fevereiro e vive em Lisboa. Participou inúmeras vezes no nosso Festival da Canção nos finais da década de 70, princípios da década de 80, quer integrada em grupos, quer a solo, mas sobretudo como elemento do coro de muitas canções. As duas primeiras participações tiveram lugar no Festival da Canção 1977, integrada no grupo Green Windows, onde interpretou os temas Rita, Rita, Limão e O Que Custar. Depois em 1979 e 1980 fez parte do grupo S.A.R.L., onde defendeu os temas Uma Canção Comercial e Self-Made-Man, respectivamente. Concorreu ao Festival da Canção 1981, com o belíssimo tema Amor em Agosto, que ficou na memória de todos, integrada no duo Joana & Pedro. Por fim, a solo, voltou ao certame no ano seguinte na magistral interpretação de Amor Português, da autoria de Fernando Guerra.
Também ela não ficou indiferente à canção de Luísa Sobral e deixou-nos a seguinte mensagem:
Penso que é uma música bonita, bem interpretada, pouco compreensível para o resto dos europeus. Mas, há surpresas??? Talvez, muito talvez consiga uma pontuação na média.
Joana Mendes

Luiz Caracol nasceu a 9 de Janeiro de 1976, em Elvas e é músico, cantor e compositor. Começou a sua carreira quando em 2001 integrou o grupo Tribo Urbana, com o qual concorreu ao Festival da Canção 2001, interpretando o tema Poder Voar, que se classificou em 5º lugar na grande final. Em 2005 com o grupo Luiz e a Lata editou o primeiro disco, que foi um sucesso, tendo alguns temas feito parte de bandas sonoras de novelas. Participou com este grupo no Festival da Canção 2007, com o tema Ai Pode. No ano seguinte editam o disco 9. Luiz Caracol desde há alguns anos que assumiu a sua carreira a solo, no campo da world music, tendo trabalhado com diversos cantores, dos quais se destacam Sara Tavares, entre outros. Em 2013 editou o disco Devagar e este ano o seu novo trabalho Metade e Meia já está a fazer sucesso.
Fique com as palavras de Luiz Caracol acerca da nossa canção:
Confesso que fiquei mesmo muito contente com a vitória do Salvador Sobral enquanto interprete e da Luísa Sobral enquanto autora da canção vencedora, pois de todo o conjunto de temas que nos representaram nos últimos anos, ou pelo menos dos que me lembro, acho o “Amar pelos dois” uma das mais bonitas canções que temos levado ao Festival Eurovisão.
Mesmo com toda a controvérsia em relação ao tema poder não ser tão festivaleiro como muitos dos que já nos representaram, espero que esta decisão da RTP, em ter um Júri qualificado para que as canções sejam mais e melhor classificadas seja para manter, pois acho que os autores e o grande público o merecem, para que possamos voltar a ter cada vez melhores canções a representar-nos.
Luiz Caracol

Teresa Brito nasceu a 22 de Junho de 1966, no Porto e reside atualmente em Cascais. É irmã de Tozé Brito e de Pedro Brito e é professora na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Participou no programa de talentos Selecção Nacional com uma belíssima interpretação do tema Põe os Teus Braços À Volta de Mim, um original de Gabriela Schaaf. Foi uma das finalistas deste programa que lhe deu o passaporte para o Festival da Canção 1995, onde se classificou em 3º lugar com o tema Plural, de autoria de José Cid. Os seus estilos musicais preferidos encontram-se entre o jazz e a música popular brasileira. Canta esporadicamente em alguns eventos, sobretudo em família. Esteve presente num dos programas Autores, na TVI, que reuniu os três irmãos Brito.
Fique com as declarações desta cantora:
A canção “Amar pelos dois” é lindíssima… música e letra! O seu intérprete, Salvador Sobral, dá-lhe a força – tão sensível e singular – que a faz vibrar em nós, emocionando-nos profundamente.
Desejo que a beleza em forma de canção chegue assim – forte, sensível, singular – ao Festival Eurovisão da Canção e que toque a alma de cada europeu, tornando-nos mais abertos à transformação (de que tanto precisamos) para reaprendermos a viver juntos!
Teresa Brito

Agradecemos a Filipe Delgado, Joana MendesLuiz Caracol e Teresa Brito a sua colaboração. Aceda aqui aos comentários já publicados anteriormente.

Fonte: Festivais da Canção | Depoimentos recolhidos por Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s