Carluz Belo, Nina Pinto, Sérgio Lourosa Alves e Simone de Oliveira comentam “Amar pelos Dois”

Continuamos a publicar as mensagens que temos recebido sobre a canção portuguesa para o Festival Eurovisão da Canção deste ano, o tema de Luísa Sobral, interpretado por Salvador Sobral que se intitula Amar pelos Dois. Estamos a verificar uma enorme onda de apoio em torno do nosso tema e os comentários que temos recebido são prova disso. O tema composto por Luísa Sobral para o seu irmão está a emocionar e cativar a opinião pública.

Hoje publicamos mais quatro testemunhos, desta vez de Carluz Belo, Nina Pinto, Sérgio Lourosa Alves e Simone de Oliveira.

Carluz Belo nasceu a 7 de Agosto de 1983 e é de Ofir, em Esposende. Estudou primeiro produção e criação musical na ETIC e depois jazz na escola JBJazz, em Lisboa. Em 2008 foi um dos produtores convidados para o Festival da Canção, representando uma nova geração no certame. Levou ao palco do Teatro Camões o tema Cavaleiro da Manhã, como qual se classificou-se em 8º lugar com 2049 votos. Tem tocado em bares na região norte do país, de onde é natural e encontra-se actualmente a preparar um novo trabalho musical.
Fique com as palavras de Carluz Belo sobre a nossa canção:
E de repente chega o único país da 1ª semifinal que canta na sua língua mãe! Por norma, os eurofãs adoram ouvir as línguas de cada país, como quando éramos todos mais miúdos. Mas será que a Europa ainda consegue prestar atenção a uma canção que foge ao inglês? O tema transporta-nos para um romantismo intemporal e a voz do intérprete tem um doce travo jazzístico. Contudo, penso que ganharia imenso se tivesse os quatro versos finais em inglês ou se houvesse bastante mais arrojo vocal.
Carluz Belo

Nina Pinto nasceu a 31 de Dezembro, vive em Mogadouro, no distrito de Bragança e é uma seguidora dos Festivais da Canção e da Eurovisão, dado que desde pequenina que o certame sempre a fascinou, deslocando-se quase todos os anos ao evento acompanhando a nossa delegação. Participou no Festival da Canção 2010, na 2ª semifinal, onde interpretou o tema Meu Coração Não É Meu, com letra de Augusto Madureira e música do Marios Gligoris. Classificou-se em 7º lugar, não atingindo assim a final.
Também ela não ficou indiferente à canção de Luísa Sobral e deixou-nos a seguinte mensagem:
Uma canção lindíssima, interpretada de forma brilhante pelo Salvador Sobral. A Europa inteira fala desta canção, uns gostam mais outros menos mas uma coisa é certa, a ninguém lhe é indiferente e não é por acaso que está muito bem cotada desde que foi escolhida para nos representar sendo mesmo apontada como uma das candidatas à vitória no dia 13 de Maio.
Na minha opinião é claramente a melhor canção desta semifinal, não só ”se arrisca” a ganhar esta semifinal como a alcançar a melhor classificação de sempre do nosso país na Eurovisão.
Nina Pinto

Sérgio Lourosa Alves nasceu a 11 de Julho de 1986 e é um cantor que cedo começou o seu percurso na música. É também professor de História. Aos dez anos ingressou no grupo infantil Onda Choc, com o qual gravou vários discos e percorreu o país em espetáculos. Tirou o curso básico de Canto no Conservatório de Música. Fez parte de algumas bandas e participou no programa Ídolos. Durante alguns anos fez parte do grupo Maxi, que lhe deu alguma notoriedade. Participou no musical High School Musical 2, no Coliseu dos Recreios e fez coros nos espetáculos O Melhor dos Musicais, com direcção de Nuno Feist. Fez parte do grupo Voicemail, onde cantam medleys de músicas sem qualquer acompanhamento musical. Com este grupo participou no entre-act do Festival da Canção 2012, onde interpretou temas bem conhecidos. Em 2014 foi uma das vozes de suporte dos entre-acts do Festival da Canção desse ano. Participou com sucesso na última edição do programa The Voice Portugal, tendo chegado à semifinal.
Fique com as palavras de Sérgio Lourosa Alves acerca da nossa canção:
A nossa música, e prezo-me muito por dizer nossa, representa um país, uma língua e um estilo musical que são aspetos únicos e que destoam imenso nesta semifinal com muitas baladas eletrónicas, baladas pop e músicas ritmadas. Sobretudo, numa altura de conflito entre países, dentro e fora da Eurovisão, a nossa música traz verdade, sinceridade e a mensagem do verdadeiro amor. O aspeto “corky” e “weird” do Salvador pode ser o seu trunfo, entre purpurinas e brilhantes. Podem dizer que é uma música “old school”, um pouco de jazz/bossa nova, e até parecida com os temas clássicos da Disney, mas é isso tudo junto é que a torna interessante. Numa altura em que os revivalismos e o “vintage” estão em voga, numa vaga de “La La Land’s way”, mostramos como se pode fazer uma música intemporal. O nosso coração pode amar pelos dois e por toda a Europa.
Sérgio Lourosa Alves

Simone de Oliveira é uma das maiores vozes do nosso país, com um currículo invejável do ponto de vista musical e também enquanto atriz. Nasceu a 11 de Fevereiro de 1938 e encontra-se este ano a comemorar 60 anos de carreira. Participou nos Festivais da Canção 1964, 1965, 1968, 1969, 1973 e 2015. Venceu por duas vezes o certame com Sol de Inverno, em 1965, e Desfolhada, em 1969, representando o nosso país no Festival Eurovisão da Canção. São muitos os êxitos a que deu voz, quer em Festivais, quer na televisão, em discos ou no Teatro. Fez musicais, teatro de revista e inúmeras peças que marcaram uma geração. Na televisão foi apresentadora, participou em telenovelas e em tantas séries que seria tarefa árdua inúmerá-las. É um dos nomes grandes da nossa cultura, homenageada por diversas vezes com várias condecorações, mais que merecidas. É uma mulher de causas!… ou Sou apenas Simone e canto cantigas…
Fique com as declarações desta grande cantora:
Salvador e amor são duas palavras que fazem com que a nossa canção, bela, terna e suave, seja a força para uma vitória para a canção portuguesa.
Simone de Oliveira

Agradecemos a Carluz Belo, Nina PintoSérgio Lourosa Alves e Simone de Oliveira a sua colaboração. Aceda aqui aos comentários já publicados anteriormente.

Fonte: Festivais da Canção | Depoimentos recolhidos por Carlos Portelo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s