Eduardo Nascimento, Fábia Amarante, Filipe Fonseca e José Freitas comentam “Amar pelos Dois”

Continuamos a publicar as mensagens que temos recebido sobre a canção portuguesa para o Festival Eurovisão da Canção deste ano, o tema de Luísa Sobral, interpretado por Salvador Sobral que se intitula Amar pelos Dois. Estamos a verificar uma enorme onda de apoio em torno do nosso tema e os comentários que temos recebido são prova disso. O tema composto por Luísa Sobral para o seu irmão está a emocionar e cativar a opinião pública.

Hoje publicamos mais quatro testemunhos, desta vez de Eduardo Nascimento, Fábia Amarante, Filipe Fonseca e José Freitas.

Eduardo Nascimento nasceu a 26 de Junho de 1943, em Luanda. Foi o vocalista do grupo angolano Os Rocks, que se tornou popular na década de 60, concorrendo a Festivais de Música Ié-Ié. Participou no Festival da Canção 1967, com dois temas O Vento Mudou e Um Homem Só. A primeira canção tornou-se a grande vencedora nesse ano e representou o nosso país em Viena, classificando-se em 12º lugar. Eduardo Nascimento foi o primeiro homem negro a pisar os palcos da Eurovisão. Continuou a cantar até ao final da década de 60, altura em que abandonou a carreira artística e mais tarde veio a exercer funções na TAP e numa companhia aérea angolana.
Fique com as palavras de Eduardo Nascimento sobre a nossa canção:
Como nos anos anteriores já muito foi dito sobre a canção, o intérprete e o possível sucesso da mesma naquele certame. Uma coisa deveríamos todos entender. Não há canções festivaleiras. Há canções que naquele dia reúnem características que toquem as emoções dos júris nacionais. Duas dessas condições nada têm a ver com a canção que possa ou não vencer, mas sim pelo poder de marketing das produtoras e das discográficas. O nosso mercado e a nossa televisão, apesar das grandes mudanças, infelizmente ainda não tem o peso para fazer pender a balança a nosso favor. Voltando à canção, é simpática, simples, emocional, mas boa para um concerto intimista. Com todas as características da sua compositora que tem provas dadas de bom gosto. Faria parte do meu reportório. Desejo boa sorte ao jovem intérprete e que a RTP nos traga mais música sem ser em dia de Festival. Viva a música portuguesa que está cada vez melhor.
Eduardo Nascimento

Fábia Amarante nasceu a 26 de Agosto de 1988, no Porto e atualmente reside em Matosinhos. Ficou conhecida do grande público quando participou no programa da SIC, Família Superstar, em 2007, com Nuno Cardoso. Formam o duo Nuno & Fábia e concorreram ao Festival da Canção 2009, com o tema Não Demores (Quero-te Aquecer), classificando-se em 8º lugar. No ano seguinte, foi com Amar (Vieste Para Me Salvar) que pisaram o palco do Campo Pequeno na 2ª semifinal do Festival da Canção 2010. Gravaram em conjunto dois discos, tendo recentemente o duo se dissolvido. Fábia Amarante é atualmente assistente dentária, mas cremos que a música fará sempre parte da sua vida!
Também ela não ficou indiferente à canção de Luísa Sobral e deixou-nos a seguinte mensagem:
Assisti ao vivo à final do Festival da Canção e confesso que “Amar pelos dois” não era o meu tema favorito. Mas a opinião que tinha pelo que tinha assistido em casa na semifinal mudou ao assistir à atuação ao vivo do Salvador Sobral. A ternura com que ele defende o tema, a sua doce interpretação que o caracteriza em conjunto com a melodia do tema e a letra tão bonita da Luísa Sobral prenderam-me ao tema no primeiro instante.
Acredito que este ano poderemos brilhar pela diferença e conseguir uma boa classificação.
Eu não vou perder. 😊
Fábia Amarante

Filipe Fonseca nasceu a 7 de Julho no Porto, cidade onde reside. É músico e produtor musical. Tornou-se conhecido quando participou no programa Chuva de Estrelas em 1996. Esteve presente na 2ª semifinal do Festival da Canção 2001, em dueto com Inês Soares, interpretando o tema Amor Em Tons de Azul Pastel e Branco. Continuou sempre a tocar e fazer espetáculos e há alguns anos que faz com Carlos Daniel e João Ricardo Pateiro o espetáculo Tertúlia dos 40, tendo já enchido várias salas. É cantor residente no programa matinal da RTP, A Praça, apresentado por Sónia Araújo e Jorge Gabriel.
Fique com as palavras de Filipe Fonseca acerca da nossa canção:
Pela simplicidade e pela beleza da letra que possivelmente iremos ter a melhor classificação de sempre.
A interpretação é única e prima pela característica vocal e pela postura corporal que lhe dá toda a diferença. Acredito em Portugal neste ano.
Há muito tempo que não levávamos tanta qualidade e tanta dignidade musical à Eurovisão.
Filipe Fonseca

José Freitas nasceu a 4 de Outubro de 1969. Ficou mais conhecido do público após a sua participação no programa Factor X, tendo sido um dos finalistas. A sua carreira é já longa. Em 2000 edita um trabalho em duo com Ménito Ramos, formando a dupla romântica Tiago & Daniel. Atuou por diversos locais, em bares e foi no programa da SIC que viu o seu talento reconhecido por todos. Já editou o seu primeiro trabalho a solo e encontra-se a preparar o segundo que irá incluir o tema Mal Menor (Ninguém Me Guia À Razão), tema com o qual foi finalista do Festival da Canção 2015, da autoria de Churky.
Fique com as declarações deste cantor sobre o nosso tema:
Confesso que fiquei estático a ouvir a interpretação do Salvador, a expressão corporal, a afinação até mesmo quando ele deixa cair as palavras de uma forma sentida, diria até sofrida e ao mesmo tempo displicente (sem ser foleiro), faz com que tudo seja intenso e sublime. Sem dúvida uma grande música uma grande letra. Parabéns manos Sobral. 1ºLUGAR PARA PORTUGAL… BOA SORTE SALVADOR.
PS: Não existem músicas “Festivaleiras”, existem músicas, umas boas e outras más, e este ano estamos muito bem representados.
José Freitas

Agradecemos a Eduardo Nascimento, Fábia AmaranteFilipe Fonseca e José Freitas a sua colaboração. Aceda aqui aos comentários já publicados anteriormente.

Fonte: Festivais da Canção | Depoimentos recolhidos por Carlos Portelo e Miguel Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s