No dia em que você nasceu… Deolinda Kinzimba, Fernando Daniel, Pedro da Silva Martins e Ricardo Oliveira

Neste dia 11 de Maio damos os parabéns a quatro participantes no nosso Festival da Canção: Deolinda KinzimbaFernando DanielPedro da Silva Martins e Ricardo Oliveira.

Deolinda Kinzimba é natural de Luanda, nascida a 11 de Maio de 1995. Vive em Portugal há alguns anos, para onde veio estudar. Foi uma das primeiras concorrentes a passar as Provas Cegas com uma interpretação magnífica do tema I Have Nothing de Whitney Houston no programa The Voice Portugal 2015. Conseguiu virar as cadeiras dos quatro mentores mas a escolha recaiu sobre Mickael Carreira. Ao longo do programa teve interpretações sempre magníficas e sagrou-se a grande vencedora. Editou recentemente a sua primeira música original intitulada Primeira Vez. No nosso Festival da Canção 2017 interpretou o tema O Que Eu Vi Nos Meus Sonhos, composto por Rita Redshoes com letra do Senhor Vulcão, pseudónimo de Bruno Pereira. Classificou-se em 8º lugar na grande Final.

Fernando Daniel nasceu a 11 de Maio de 1996. É de Aveiro mas vive atualmente em Estarreja. É cantor e instrumentista, tocando piano e guitarra. Atua com frequência em bares e já participou noutros formatos televisivos como o Factor X. Continua a lutar pelo seu sonho, que é sem dúvida a música. Tem alguns originais já gravados, para além de algumas covers também gravadas. Sonha daqui a algum tempo ter o seu próprio trabalho gravado e que toda a gente cante as suas músicas. Foi o grande vencedor da 4ª edição do programa The Voice Portugal, tendo começado com o tema When We Were Young, de Adele, quando mal tinha começado a cantar as cadeiras dos quatro mentores viraram. O seu vídeo deste tema já ultrapassa os 17 milhões de visualizações dada a popularidade do cantor. Decidiu ficar na equipa de Mickael Carreira e rumou até à final, onde foi o grande vencedor. Foi convidado por Nuno Feist para participar no Festival da Canção 2017, interpretando o tema Poema a Dois, com letra de Nuno Marques da Silva, classificando-se em 5º lugar.

Pedro da Silva Martins nasceu a 11 de maio de 1976 e é um autor, compositor e guitarrista. Foi autor de vários textos e argumentos para a televisão portuguesa e é um dos elementos do grupo Deolinda, fundado em 2006. É o autor e compositor da maior parte dos temas deste grupo, alguns deles bem conhecidos. Para além disso compõe inúmeros temas para alguns dos mais prestigiados nomes da música portuguesa como Cristina Branco, António Zambujo, Anabela, Hélder Moutinho, Fábia Rebordão, Rita Redshoes, Ana Moura e Mariza. De destacar que Pedro da Silva Martins fez a letra e a música do tema Desfado, que venceu o prémio de melhor canção do ano em 2012. Participou também no Festival da Canção 2017, como autor e compositor do tema Nunca Me Fui Embora, interpretado por Lena d’ Água. Classificou-se em 7º lugar.

Ricardo Oliveira é do Entroncamento, onde reside ainda atualmente. Nasceu a 11 de Maio de 1980. Desde cedo que está ligado à música por influência dos pais. Participou na primeira edição do programa Ídolos, em 2003, onde se deu a conhecer, classificando-se em 2º lugar. Desde aí que começou a cantar em bares e em vários eventos, sobretudo na zona centro, donde é natural. Participou no Festival da Canção 2007, como elemento de palco do tema Piano, Piano, interpretado por Marta Plantier & Os Corvos. Voltou a um programa de talentos em 2011, na primeira edição do The Voice Portugal, onde se classificou novamente em 2º lugar. Editou já dois trabalhos discográficos, o último deles em 2013, intitulado O Vento Mudou, com versões de grandes temas das música portuguesa, muitas delas participantes no nosso Festival da Canção.

Curiosidades Históricas:

Hoje é dia de Santa Joana e de Santo António de Sant’ana Galvão.

A 824 foi eleito o Papa Eugénio II e neste dia em 1794 deu-se a Batalha de Courtrai, na Bélgica.

A 11 de Maio de 1852 foi inaugurado o telégrafo no Brasil e dez anos mais tarde Ferdinand Carré inventou o primeiro frigorífico. A 1867 é reconhecida a independência do Luxemburgo.

Neste dia também, mas em 1949, Israel foi admitido na Organização das Nações Unidas, e em 1967 uma junta militar grega prendeu o presidente Andréas Papandréu.

Em 2001 deu-se o lançamento em português da Wikipédia.

Em termos de nascimentos, a 11 de Maio nasceram: Justiniano I, em 483 (imperador bizantino); Salvador Dalí, em 1904 (pintor surrealista); João Botelho, em 1949 (realizador português); Bete Mendes, em 1949 (atriz brasileira); Sandra Bréa, em 1952 (atriz brasileira); Laetitia Casta, em 1978 (modelo francesa); Austin O’ Brien, em 1981 (ator americano) e Miguel Veloso, em 1986 (futebolista português).

Relativamente a óbitos, neste dia deixaram-nos Afonso Costa, em 1937 (político republicano) e Bob Marley, em 1981 (músico jamaicano).

O nosso site deseja a Deolinda KinzimbaFernando DanielPedro da Silva Martins e Ricardo Oliveira, um feliz aniversário repleto de coisas muito boas e que desejam. As maiores felicidades e sucessos. Muitos parabéns!

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s