Tonicha, Jorge Fernando e Filipe la Féria premiados pela Sociedade Portuguesa de Autores, entre vários

Hoje, Dia do Autor, a Sociedade Portuguesa de Autores entregou os seus prémios habituais, na edição de 2017.

O Maestro António Vitorino de Almeida foi galardoado dom o Prémio de Consagração de Carreira que recebeu das mãos de José Jorge Letria, João Lourenço e de Tozé Brito.
Vitorino de Almeida foi co-apresentador dos Festivais da Canção 1976 e 1989. No ano de 1995 assinou a autoria da música da canção Baunilha e Chocolate que teve poema de Rosa Lobato Faria e interpretação de Tó Cruz. Este tema venceu o Festival da Canção de então e representou Portugal no Festival da Eurovisão.

Os Prémios Pró-Autor visam distinguir os que deram voz aos autores, aqueles que com a sua arte colocaram em destaque e valorizaram as obras dos seus criadores.
Hoje nesta categoria foram distinguidos Fernando Pereira (cantor e imitador), Museu do Neo-Realismo, Civitas – Associação de Defesa e Promoção dos Direitos dos Cidadãos, Teresa Nicolau (jornalista da RTP) e Tonicha.
A jornalista Teresa Nicolau é uma profissional da RTP e recentemente esteve em representação da estação de serviço público na Conferência de Imprensa que Salvador Sobral deu no Aeroporto Humberto Delgado, aquando do seu regresso de Kiev.
Como curiosidade refiro que Teresa Nicolau me entrevistou para o Telejornal, no dia da Final do Festival da Canção 2010, na Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa.

Tonicha não necessita de quaisquer apresentações, um prémio merecidíssimo, esta cantora portuguesa levou as palavras de Ary dos Santos, Joaquim Pessoa, José Cid e de Nuno Gomes dos Santos, entre tantos outros autores, a todo o país e também ao estrangeiro.

Esta intérprete teve oito participações nos Festivais da Canção, tendo começado em 1968 com duas canções, regressou em 1971 com o tema que lhe daria o direito a representar Portugal na Eurovisão, Menina do Alto da Serra. Tonicha abriu o lote de canções concorrentes no Festival da Canção de 1973 e em 1978 foi um dos três artistas convidados a interpretar quatro temas.

As Medalhas de Honra foram atribuídas a António Arnaut, Casa do Artista,  Filipe La Féria, Jorge Fernando, José Manuel dos Santos, Maria João Pires, Mário Mesquita, Pedro Barroso (cantor) e Teatro da Trindade que esta a comemorar 150 anos.
O encenador Filipe La Féria foi o responsável pelos interval acts dos Festivais da Canção de 1996, 1997, 1998 e 2000. Filipe La Féria foi ainda um dos jurados do Festival da Canção de 2006.

Jorge Fernando que não pôde estar presente na SPA, devido a estar no Brasil com Mariza, encontrando-se a trabalhar no novo projeto discográfico desta fadista juntamente com Javier Limon, foi distinguido por este galardão.
Jorge Fernando estreou-se nos Festivais da Canção em 1983, prosseguindo em 1985 e 1990, sempre como intérprete, autor e compositor. No Festival da Canção deste ano entregou a Beea o tema Ao teu olhar.

Nesta cerimónia foram lançados os seguintes livros:
Pela Água de Tiago Correia que venceu no anos passado o Grande Prémio de Teatro Português que lhe conferiu o direito de ver o seu original publicado e de ver a sua peça subir à cena, o que vai acontecer no Teatro Aberto, no próximo ano.
Este ano o júri não atribuiu este prémio porque não reconheceu, nos projetos concorrentes, as qualidades exigidas para tal galardão.
Sérgio Godinho (FC1975) viu editados num único volume os seus originais Eu, Tu, Ele, Nós, Vós e Eles e ainda O Corvo e a Raposa.

Fique com as palavras de Tonicha quando recebeu o Prémio Pró-Autor e com as fotos desta cerimónia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: Festivais da Canção, Sociedade Portuguesa de Autores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s