In Memoriam – Aos cantores falecidos do ESC e FC 1982

InMemorrian19821982

Em 1982, ao fim de 27 participações, a Alemanha conseguiu a sua primeira vitória no ESC, feito que só se voltaria a repetir 28 anos depois.

A poucas semanas do concurso, devido a causas não reveladas, a Grécia retirou a sua candidatura. A canção selecionada chamava-se “Sarantapénte kopelís” e seria interpretada por Thémis Adamantídis, que iria atuar em segundo lugar, logo a seguir a Portugal.

A emissora nacional francesa TF1 não se fez representar, referindo que considerava que as canções a concurso nos últimos anos eram bastante desinteressantes e medíocres. A responsabilidade da participação francesa passou então para a Atenne 2, que iniciou a sua participação no ano seguinte.

Na final irlandesa competiu um grupo chamado Chips. Caso tivesse sido o vencedor, no ESC irão participar dois grupos diferentes com a mesma designação. Esta teria sido uma situação inédita, que nunca aconteceu até aos dias de hoje.

Dos trinta e quatro concorrentes do ESC, apenas um dos membros do grupo que representou a Dinamarca já faleceu. Já dos vinte participantes no Festival RTP da Canção, três já não se encontram entre nós.

ESC

  • Dinamarca
    • John Hatting (Brixx) – 23 de março de 2013 (64 anos) – causas não reveladas

Festival da Canção

  • Cândida Branca-Flor – 11 de julho 2001 (51 anos) – suicídio
  • Manuel José Soares (Bric-à-Brac) – 27 de abril de 2013 (64 anos)
  • Pedro Osório (SARL) – 5 de janeiro de 2012 (72 anos) – cancro

Nas palavras inspiradas de Thomas Mann, homenageamos aqui todos estes cantores: “O que é, então, a vida? Será calor? O calor produzido pela instabilidade preservadora da forma? Ou será febre de matéria, que acompanha o processo incessante de decomposição e reconstituição de moléculas de albumina? É bem mais do que tudo isto! Por isso nos recordamos sempre dos grandes homens e dos seus feitos, que, no fundo, nunca morrem”.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s