“Apenas O Meu Povo” por Symone de la Dragma

Hoje na nossa rubrica de versões vamos dar destaque a um dos grandes temas concorrentes ao Festival da Canção 1973: Apenas O Meu Povo, com letra de José Carlos Ary dos Santos, música de Fernando Tordo e orquestração e direcção de orquestra do maestro Ivor Raymonde. Este tema marcou o retorno de Simone de Oliveira aos palcos, depois de ter ficado sem voz em 1969. Foi uma brilhante interpretação que na altura lhe valeu o Prémio de Interpretação.

Apesar de já ter sido interpretado por Dulce Pontes, Adelaide Ferreira, Marisa Liz & FF, entre outros, é um dos temas menos conhecidos de Simone de Oliveira e também do nosso Festival da Canção. Por isso apresentamos hoje esta versão feita recentemente por Symone de la Dragma, concorrente ao The Voice Portugal em duas ocasiões.

Simão Telles nasceu a 27 de Junho de 1997 e tem 19 anos. Vive com a família em Pontével, distrito de Santarém e tem o 12º ano de Artes Performativas. Concorreu à segunda edição do The Voice Portugal, onde interpretou nas provas cegas o tema Milord, mas a sorte dessa vez não esteve do lado dele, apesar da boa interpretação do tema de Edith Piaf.

Veste a pele de Symone de la Dragma, o seu alter-ego, aquela que canta e representa. A avó é a sua costureira, fazendo os vestidos para Symone. Está no mundo da música há quase cinco anos e tem uma paixão pelas grandes cantoras como Shirley Bassey, Liza Minnelli, Lady Gaga ou Simone de Oliveira. Concorreu na última edição do The Voice Portugal, onde teve Anselmo Ralph como mentor. Conseguiu alcançar a fase das batalhas, tendo sido depois eliminado.

Para Symone de la Dragma, Apenas O Meu Povo é uma canção de quem não se conforma e de indignação. O cantor revelou o que sentiu para gravar este tema e passamos a citar:
Quando surgiu a oportunidade de gravar uma música não hesitei em escolher o Português, o meu poeta preferido, e sem mentir a minha intérprete de alma e coração. Apenas O Meu Povo é um poema de José Carlos Ary dos Santos, com música de Fernando Tordo.
44 anos depois de ser lançada no Festival da Canção de 1973 na voz de Simone de Oliveira, decidi então agarrar neste grande tema, que por sua parte tem uma história importante para a própria Simone mas também para mim.
Apenas O Meu Povo é a reivindicação dos “nãos”, dos “bullyings diários”, dos amores não correspondidos, dos amigos da “onça” e de tantas outras que coisas às quais me consegui identificar e que por certo alguns de vós também se conseguem. Fazer isto como Simão não faria sentido quando o sentimento é a Symone que o traz, por isso o usar a travecona, o paneleiro, ou o homem vestido de mulher!
Viva Ary. Viva Portugal. Bem Haja!

Fique com o vídeo em baixo desta versão de Apenas O Meu Povo, interpretada por Symone de la Dragma.

Fonte: Symone De La Dragma

Um pensamento sobre ““Apenas O Meu Povo” por Symone de la Dragma

  1. Pingback: Symone de la Dragma em entrevista |exclusivo| |

Deixe uma Resposta

