In Memoriam – Aos cantores falecidos do ESC e FC 1983

1983

A 28ª edição do ESC foi organizada na Alemanha e teve como vencedora a participação luxemburguesa, que igualou assim o número de vitórias francesas. Na altura, estes dois países passaram a ser detentores do maior número de vitórias no ESC, o que se manteve durante os dez anos seguintes.

Foi também esta a primeira edição a ser transmitida na Austrália, através da cadeia televisiva Channel0/28 (atualmente designada SBS Television). O concurso tornou-se particularmente popular no país, o que levou a que viessem a participar regularmente a partir de 2015.

Dos vinte e nove concorrentes, três já faleceram. Também são três os intérpretes que estiveram presentes no Festival RTP e que já morreram.

 

ESC

  • Alemanha

o   Günter Hoffmann (Hoffmann & Hoffmann) – 15 de março de 1984 (32 anos) – suicídio

  • Israel

o   Ofra Haza – 23 de fevereiro de 2000 (42 anos) – pneumonia relacionada com infeção por HIV

  • Turquia

o   Çetin Alp – 18 de maio de 2004 (56 anos) – ataque cardíaco

 

Festival da Canção

o   Cândida Branca-Flor – 11 de julho 2001 (51 anos) – suicídio

o   Carlos Paião – 26 de agosto 1988 (30 anos) – acidente de viação

o   Xico Jorge – 22 de março de 2001 (54 anos) – cancro

Nas palavras de Santo Agostinho, homenageamos aqui todos estes cantores: “A morte não é nada. Apenas se passa para o outro lado. Eu sou eu e você é você. Quando eu morrer, fala-me como sempre me falaste e não mudes o tom para um triste e solene. Continua a rir com aquilo que fazíamos juntos e que o meu nome se pronuncie na tua casa como sempre se pronunciou. Que a vida continue a significar o que significava, por que eu estarei sempre nos teus pensamentos. Estou apenas fora da vista. Não estarei longe, apenas estarei no outro lado do caminho”.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

