Tozé Brito – “Eu sou outro tu” – A Biografia

Tozé Brito nasceu no Porto em 1951, é um cantor, compositor e letrista português. Presentemente é diretor e administrador da Sociedade Portuguesa de Autores.
O seu nome está também muito ligado ao Festival da Canção, quer como cantor a solo, em 1972 no tema Se Quiseres Ouvir Cantar e 1979 a interpretar Novo Canto Português, quer como autor e compositor de muitas outras cantigas que foram apresentadas ao longo de anos no nosso Festival, quer ainda como responsável da editora Polygram/Valentim de Carvalho e mais tarde Universal.
Tozé Brito integrou os Pop Five, Quarteto 1111, os Green Windows e os Gemini, posteriormente foi o mentor da melhor girlsband de sempre, as Doce.

O seu contributo para os Festivais da Canção tem sido muito vasto, nas mais variadas vertentes, enquanto intérprete (FC1972, FC1977, FC1978 e FC1979), enquanto músico e autor (FC1972, FC1976, FC1979, FC1980, FC/ESC1982, FC1983, FC/ESC1985 e FC2012) e também enquanto júri de seleção. este ano integrou o júri de sala das duas semifinais.
Este autor e compositor construiu, ainda, a canção À tua espera com que Simone de Oliveira representou a RTP no Festival OTI.

Não pretendemos aqui fazer a biografia deste homem do espetáculo, mas sim recomendar a biografia que assinala os 50 anos de carreira deste grande profissional. Nesta sua biografia Tozé Brito faz algumas revelações que rapidamente fizeram as manchetes das revistas cor de rosa, como o facto de ter sido abusado sexualmente aos 10 anos de idade, por uma empregada doméstica, em plenos anos 50 onde a educação sexual para os jovens destas idades era inexistente.

O prefácio deste livro é escrito por José Jorge Letria e intitula-se Tozé Brito de alma e coração no guia de uma vida em cheio. Uma biografia muito bem estruturada onde existem capítulos dedicados à Família, Educação, Trauma de Infância (a que já fizemos alusão), Das Primeiras Namoradas à Fuga para Londres, assim como a Ida para Cascais e No Caminho dos Excessos.
Os Grupos que integrou e/ou dos quais foi mentor não foram esquecidos, assim como o Festival da Canção, a Sociedade Portuguesa de Autores, a Ligação a Herman José, todo  o seu Percurso Discográfico e os Olhares Sobre O Mundo. Estes são apenas alguns dos capítulos que integram esta biografia que tem como título Tozé Brito – Eu Sou Outro Tu.

Mencionar alguns dos êxitos de Tozé Brito é fácil e difícil. Fácil porque são muitos os sucessos que assinou que nos vêm à memória, o difícil é deixar alguns de fora.
Correndo esse risco vamos mencionar alguns, tendo como fio condutor os intérpretes que deram voz e rosto a esses hits:
Adelaide FerreiraPapel Principal | Penso em ti (eu sei)
AlexandraAté amanhecer
Ana MouraComo Nunca Mais | Não Hesitava Um Segundo | O Que Foi Que Aconteceu
Carlos do CarmoRetalhos
DoceAmanhã de manhã | Bem Bom | Café com Sal | Doce | É Demais
GeminiPensando em Ti
Green Windows 20 Anos
Herman José A Cor do Teu Baton
Simone de OliveiraÀ Tua Espera
TonichaCanção da Alegria | O Menino
Vítor EspadinhaRecordar é Viver
Tozé BritoJá se faz tarde vai | Novo Canto Português | Olá, então como vais com Paulo de Carvalho | Sábado à Tarde

Nesta biografia escrita por Luciano Reis estão testemunhos de familiares e amigos:
Odete (mãe), Pedro Brito (irmão), Nuno Brito (irmão), Teresa Nascimento (irmã), Pedro Vaz (genro), José Cid, Herman José, Paulo de Carvalho, Álvaro Azevedo e Mike Sergeant.

Uma biografia que recomendamos, uma edição da Parsifal.

Fonte: Festivais da Canção, Tozé Brito – Eu sou Outro Tu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s