Manuel Alegre é o vencedor do Prémio Camões 2017

Foi revelado hoje que o Prémio Camões de 2017 foi atribuído ao poeta e escritor Manuel Alegre, sendo a 29ª vez que este prémio é atribuído e este foi o 12º escritor português a recebê-lo. O Prémio Camões é a mais importante consagração literária da nossa língua, seja atribuído a portugueses ou a escritores de expressão portuguesa.

O prémio foi anunciado hoje à tarde na sede da Biblioteca Nacional brasileira, no Rio de Janeiro. O nome de Manuel Alegre foi escolhido por um júri de seis personalidades de grande revelo da literatura lusófona. Este prémio tem um valor monetário de cem mil euros.

Este prémio foi instituído pelos governos de Portugal e do Brasil, em 1988 e é atribuído aos autores que contribuem para o enriquecimento literário e cultural da nossa língua. O prémio deve ser atribuído alternadamente em território português e brasileiro e deve representar as várias literaturas de expressão lusófona.

Outros escritores que receberam o Prémio Camões de Portugal foram Miguel Torga (1989), Vergílio Ferreira (1992), José Saramago (1995), Eduardo Lourenço (1996), Sophia de Mello Breyner Andresen (1999), Eugénio de Andrade (2001), Maria Velho da Costa (2002), Agustina Bessa-Luís (2004), António Lobo Antunes (2007), Manuel António Pina (2011) e Hélia Correia (2015).

Manuel Alegre foi distinguido pela SPA em maio de 2016 (ver aqui) e em outubro também do ano passado foi condecorado pelo Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem de Sant’iago da Espada (ver aqui).

Manuel Alegre nasceu a 12 de Maio de 1936, estudou Direito na Universidade de Coimbra e desde cedo que se envolveu na política, sendo um dos membros históricos do Partido Socialista. É escritor e poeta e foi como letrista que participou no Festival da Canção 1976, intitulado Uma Canção Para A Europa, quando fez a letra do tema Uma Flor de Verde Pinho, interpretado por Carlos do Carmo. Este tema tornou-se o grande vencedor, com música de José Niza, e representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção, classificando-se em 12º lugar com 24 pontos, 12 deles vindo do júri francês, numa altura em que ainda não havia televoto.

Fique com os vídeos deste tema no Festival da Canção, com a presença de Manuel Alegre e depois no palco da Eurovisão, em Haia.

Fonte: Jornal Público, Festivais da Canção

Um pensamento sobre “Manuel Alegre é o vencedor do Prémio Camões 2017

  1. Pingback: Manuel Alegre celebra la obtención del Premio Camoes 2017 > Poemas del Alma

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s