No dia em que você nasceu… João Só e Júlio Resende

Neste dia 10 de Junho damos os parabéns a João Só e a Júlio Resende.

João Só nasceu a 10 de junho de 1988. É de Coimbra mas vive em Lisboa. Lançou o seu primeiro disco em 2009, num estilo muito próprio com o grupo João Só e os Abandonados. Tem obtido vários sucessos na música portuguesa e tem assinado a produção de discos de outros cantores como André Sardet ou Carolina Deslandes. Em 2013 lançou um disco numa linha mais pop e em 2015 editou outro trabalho intitulado Até Que A Morte Nos Separe, depois do seu casamento. Fez parte do projeto Deixa o Bullying Só, compondo e cantando os temas para esta iniciativa, com presenças em várias escolas por todo o país. Em 2018 foi a vez do O Bom Rebelde, um disco com os melhores temas deste cantor e compositor nos seus 10 anos de carreira e também alguns temas novos. João Só participou três vezes enquanto autor e compositor no Festival da Canção, a primeira delas em 2012 com Carlos Costa e o tema Queres Que Eu Dance? e depois, dois anos mais tarde, voltou com Eu Vou para a voz de Ivo Lucas. A sua última participação foi em 2017 com o tema Andamos No Céu, interpretado por Helena Kendall.

Também está hoje de parabéns o músico, compositor e autor Júlio Resende. Nascido a 10 de junho de 1982 em Faro, é licenciado em Filosofia, mas a música é a sua paixão maior. Desde os 4 anos de idade começou a tocar piano, ingressando de imediato no Conservatório para formação em música clássica. Porém, a improvisação era uma necessidade em si e para dar asas a essa criatividade musical faz vários workshops com os melhores profissionais do Hot Clube, da New School for Jazz and Contemporary Music, do Berklee College of Music, e da Bill Evans Academy, para além do tempo que passou na Université de St. Denis, em Paris. A sua licenciatura em Filosofia aconteceu em 2006 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Presentemente Júlio Resende é professor Piano-Jazz na Faculdade de Aveiro, no Mestrado de Música-Jazz. Há cerca de quatro anos que Júlio Resende toca as suas próprias versões de temas emblemáticos de Amália Rodrigues como Foi Deus, Barco Negro, Gaivota e Medo, entre outros. Este músico também acompanhou ao piano Ana Moura e Cuca Roseta em algumas das atuações destas consagradas fadistas, tendo também colaborado também com Cristina Branco e Aldina Duarte. Júlio Resende colaborou no trabalho Excuse Me, de Salvador Sobral, integrando a banda que o acompanha nos seus concertos ao vivo. É também um dos elementos do grupo Alexander Search, com o qual tem feito concertos por todo o país. Júlio Resende foi compositor do tema Para Sorrir Eu Não Preciso de Nada, interpretado por Catarina Miranda, no Festival da Canção 2018, classificando-se em 2º lugar. Foi o pianista que acompanhou Salvador Sobral e Caetano Veloso no entre-act do Festival Eurovisão da Canção 2018.

Curiosidades acerca deste dia 10 de junho:

Hoje é dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, relembrando o falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580. Até 25 de Abril de 1974 era também conhecido pelo Dia da Raça.

A 10 de junho de 1776 o Congresso de Filadélfia aprova a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.

Em 1901, o Parlamento da Bélgica decide aprovar a anexação do Congo, em África e em 1914 é fundada a cidade de Foz do Iguaçu, no Brasil. Também a 10 de junho, mas de 1940, Benito Mussolini declara guerra à França e à Itália, no decorrer da 2ª Guerra Mundial.

Neste dia, mas em 1967, termina a Guerra dos Seis Dias, em que Israel se apoderou do território egípcio situado a leste do Canal do Suez, derrotando o exército da Jordânia e ocupando a Península do Sinai.

Foi neste dia em 1992 que se iniciaram as transmissões da RTP Internacional. No ano seguinte é inaugurado neste dia o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, que até hoje acolhe diversos acontecimentos culturais de grande relevância do nosso país.

Também estão hoje de parabéns: André Derain, pintor francês (1880); Filipe, Duque de Edimburgo, rei consorte do Reino Unido (1921); Judy Garland, cantora e atriz americana (1922); Bibi Ferreira, cantora e atriz brasileira (1922); João Gilberto, músico brasileiro (1931); Maxi Priest, músico inglês (1960); Elizabeth Hurley, atriz e modelo inglesa (1965) e Shane West, cantor, compositor e autor americano (1978).

Neste dia deixaram-nos: Alexandre, o Grande (323 a.C.); Luís Vaz de Camões, poeta português (1580); Spencer Tracy, ator americano (1967) e Ray Charles, cantor e pianista americano (2004).

O nosso site deseja a João Só e a Júlio Resende um feliz aniversário repleto de coisas muito boas. As maiores felicidades e sucessos. Muitos parabéns!

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.