In Memoriam – Aos cantores falecidos do ESC e FC 1984/85

1984 / 1985

A 29ª edição do ESC teve lugar no Luxemburgo e foi apresentada por Désirée Nosbusch, com apenas 19 anos. A forma bastante informal com que apresentou o espetáculo, bastante incomum na época, tornou-se icónica.

A edição de 1985 ficou conhecida pelo hilariante pseudo-desastre com o guarda-roupa da apresentadora, Lill Lindfors, e pelo número de participantes que voltaram a competir no ESC: nada mais, nada menos que 13 intérpretes, incluindo as vencedoras Hanne Kroght, que já tinha representado a Noruega em 1971, e Elisabeth Andreassen, que cantou pela  Suécia em 1982, como parte integrante do duo Chips.

Dos trinta e cinco participantes em 1984, apenas o representante finlandês já faleceu. Já do mesmo número de concorrentes do ano seguinte, só um dos participantes luxemburguês já não se encontra entre nós.

Relativamente ao Festival RTP da Canção, dos vinte e sete artistas que estiveram persentes em 1984, apenas um dos elementos da Banda Tribo faleceu. Dos dezassete intérpretes que competiram em 1985, até à data, só um morreu.

ESC 84

·           Finlândia

o   Kirka – 31 de janeiro de 2007 (56 anos) – doença aguda não revelada

ESC 85

·           Luxemburgo

o   Malcolm Roberts – 7 de fevereiro de 2003 (58 anos) – ataque cardíaco

 

Festival da Canção 1984

o   João Paulo Pereira (Banda Tribo) – 5 de outubro de 2016 (53 anos) – cancro

Festival da Canção 1985

o   Luís Filipe – 9 de novembro de 2015 (63 anos) – cancro

Através dos escritos do grande escritor argentino José Luís Borges, homenageamos aqui estes cantores: “Quantas vidas possíveis descasam já nesta bem pobre e diminuta morte? Quando eu morrer, morrerá um passado. Quanto tu morreres, morrerá um futuro. Eu, com ela, morro em infinitos destinos que o acaso já não me oferece. Procuro a minha sombra e a razão da minha existência nos gastos mitos de uma pátria a quem sempre dei o meu coração. Um diminuto mármore marcará a minha presença, mas uma enorme recordação ditará o dia em que parti”.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s