A Delegação da RTP teve ontem a sua primeira reunião em Genéve com vista ao ESC2018

Teve ontem lugar no quartel general da EBU em Genéve, Suíça a primeira reunião entre os representantes da RTP e o grupo de referência para o ESC 2018, precisamente um mês depois da vitória de Portugal no Festival da Eurovisão. Esta foi a primeira de várias reuniões com vista à realização do evento do próximo ano, em terras lusas.
Nesta reunião foi feito um breve balanço do ESC de 2017 antes dos representantes da RTP apresentarem os seus plano iniciais para 2018. Foram propostos vários locais para a realização do ESC2018 espera-se nas próximas semanas a divulgação das datas provisórias, Jan Olá Sand referiu que o próximo principal marco será a seleção de um local que cumpra os requisitos para o acolhimento do Festival Eurovisão da Canção 2018.
Jan Ola Sand mencionou ainda que a primeira reunião após o evento de 2017 é uma oportunidade para a partilha de conselhos e práticas com o novo operador de televisão que será o anfitrião, ou seja, a RTP.
Jan Ola Sand acrescentou e citamos Os representantes da equipa aa Ucrânia entregaram valiosos conhecimentos aos colegas de Portugal. O Eurovision Song Contest é um grande evento para organizar e o trabalho começa no minuto que um país o ganha.

Carla Bugalho, a Chefe de Delegação de Portugal ao ESC, apresentou os elementos da sua equipa de trabalho e sobre a vitória de Salvador Sobral disse que foi uma experiência maravilhosa o facto de ganharmos pela primeira vez e ouvir tantas vezes a expressão Portugal 12 points.  Carla acrescentou que não esperava que Portugal ganhasse, passar à final era o objetivo principal, acrescentando que não poderia ter sido melhor.
A Chefe de Delegação referiu que todos ficaram parados frente ao televisor a assistir à emissão, todos queriam que Salvador ganhasse. Carla Bugalho fez menção aos milhares de portugueses que no Aeroporto de Lisboa fizeram questão de saudar a nossa delegação que chegava de Kiev dizendo Foi surpreendente, um momento muito especial.

Cristina Tomé, Diretora Financeira da RTP, também fez questão de comentar a vitória de Portugal no ESC2017: Ficamos muito felizes, esperávamos isso há mais de 50 anos. Foi bom para o nosso país e para nós na RTP.
À pergunta qual teria sido a primeira coisa Cristina teria feito após a vitória ele respondeu Nós comemorámos, é claro, enviei mensagens para meus colegas, mas depois nós começámos imediatamente a trabalhar. Lemos a documentação que nos foi dada por Jon Ola Sand na conferência de imprensa vencedora e então começámos a construir a equipa principal“.

O Grupo de Referência é constituído por um Presidente, três elementos eleitos pelos Chefes de Delegação, pelos Produtores Executivos das duas últimas estações de televisão que acolheram o evento, neste casa Suécia e Ucrânia, assim como o Produtor Executivo da estação de televisão anfitriã (RTP). O Supervisor Executivo do Concurso da Eurovisão também é um elemento do Grupo de Referência, totalizando oito elementos.

No que se refere aos próximos passos foi referido que a RTP já teve várias conversas telefónicas com o Grupo de Referência e ontem procedeu-se a um work shop, onde foram abordados todos os tópicos relacionados com o Festival da Eurovisão desde a cidade até aos transportes do respetivo local de acolhimento do evento.
Quando voltarmos para Portugal, finalizaremos o local e a seleção da Cidade Anfitriã, incluindo as datas do concurso de 2018. Depois disso, é hora de desenvolver o slogan e o logo. Isto é mais do que apenas ao Festival da Eurovisão, este é um grande evento, disse Cristina Tomé.

O site da EBU referiu que a equipa de trabalho da TP está muito entusiasmada por receber os fãs do Festival Eurovisão da Canção em Portugal . Cristina Tomé deixou o desafio e o convite: Têm que ir a Portugal, aproveitar o país e aproveitar o concurso. Teremos sol para todos!

Fonte: EBU

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s