Artistas revoltam-se com o facto de Filipa Azevedo cantar nas ruas do Porto

Augusto Madureira, autor de vários temas nos Festivais da Canção, publicou recentemente na sua página de Facebook, uma montagem com duas fotografias de Filipa Azevedo, uma delas da sua presença no Festival da Canção 2010 com Há Dias Assim e outra tirada recentemente, onde está a cantar nas ruas do Porto. São sete anos que separam estas fotos, diz o autor e compositor.

As redes sociais reagiram de imediato a esta situação, sendo que muitos artistas saíram em defesa de Filipa Azevedo, enaltecendo as suas qualidades e a sua capacidade vocal. Exemplo disso foram Carla Ribeiro (FC2014), Kátia Moreira (FC/ESC2006), João Paulo Ferreira (FC2017), Cristina Roque (FC1992), Sérgio Martins (Coros FC2001), Paulo Jesus (coreógrafo de vários temas dos Festivais), Filipa Sousa (FC/ESC2012), Jorge Guerreiro (FC2010), David Pereira (Coros FC2010), Nina Pinto (FC2010), Nucha (FC1988, FC/ESC1990, FC2009, FC2010), Noé Gavina (FC2010), Ricardo Oliveira (Coros FC2007), Tânia Tavares (FC2011), Pedro Miguéis (FC1994, FC1995, FC1996), Adelaide Ferreira (FC1980, FC1984, FC/ESC1985, FC2015), Liliana Almeida (FC/ESC2006) e Lara Afonso (FC2006, FC2014).

Todos são unânimes em apontar que Filipa Azevedo deveria ter um lugar de destaque na música portuguesa e muitos deles criticam as escolhas que as televisões portuguesas fazem, quando não existem programas de verdadeira música portuguesa e os que são transmitidos aos domingos à tarde são de qualidade duvidosa.

Nucha por exemplo refere que Inacreditável… Sem palavras para descrever a indignação… Não por cantar na rua. Mas pelo país que temos… E anda aí a porcaria a cantar em palcos… É por ver estas coisas que quase já desisti… Se é que já não desisti mesmo… Orgulho nesta menina!

A cantora do Papel Principal, Adelaide Ferreira disse que Enquanto a arte morre lentamente, os produtos de baile emergem rumo à ribalta dum êxito que nunca alcançaram, não por demérito, mas apenas porque são isso e apenas isso. Talentos esses leva-os o vento. A arte banalizou-se, rendeu-se. Contra os pacotes de telefonemas e bandas de baile nada podemos nem devemos fazer, têm tanto direito de existir como todos os outros. Aguardemos que se imploda esta desarte desta TV que vai esvair-se com uma geração de velhinhos carentes acríticos, que pensam que o mundo se resume ao que dá na TV. Mas, uma nova geração já está a virar as costas a este estado de coisas e nem pensar em sintonizar tais coisas.

Kátia Moreira, das NonStop, vai mais longe e diz que Um dia hei-de ver a Maria Leal a “cantar” na rua e a Filipa Azevedo a encher recintos… um dia!

Muitos são os artistas que falam que esta é uma experiência enriquecedora, do ponto de vista pessoal e Filipa Azevedo, agradecendo a todos o apoio declarou que O amor pela música e pela arte percorre-me pelo corpo e pela alma. É com muito prazer e com o mesmo sentimento que canto tanto em palcos grandes, como no meio da rua, simplesmente para quem vai passando. As pessoas param, as crianças ficam como ‘hipnotizadas’ e com um olhar fixo e puro em mim. É isso que pretendo, que sintam a melodia, que sintam o poder que a música tem sobre nós. Nasci para isto, seja para cantar onde for. Um beijinho muito grande a todos e espero ver-vos nas ruas do Porto.

Filipa Azevedo é natural de Valbom, Gondomar, onde nasceu a 31 de Julho de 1991. É uma cantora de excelência, interpretando diversos estilos musicais. Ficou conhecida pela participação no programa da SIC, Família Superstar, em 2007, do qual se tornou vencedor ao lado da mãe, Susana Azevedo. A partir daí começou a dar concertos, gravou um CD intitulado com o seu próprio nome, e em 2010 vence o nosso Festival da Canção com o tema Há Dias Assim da autoria de Augusto Madureira e representa o nosso país de forma brilhante, em Oslo, no palco do Festival da Eurovisão. Depois de um período de ausência a cantora voltou a aparecer no programa The Voice Portugal, na RTP, no ano passado e este também na última edição do Eurovision Live Concert. Participou no último trabalho de Darko, com o qual gravou o tema September Issues e tem feito alguns espetáculos.

Esteve na semana passada no programa Juntos À Tarde, onde recordou a sua passagem pela SIC e o tema vencedor do Festival da Canção 2010. Leia o nosso destaque aqui.

Recorde em baixo os vídeos de Filipa Azevedo no grande palco do Festival Eurovisão da Canção 2010 em Oslo, com Há Dias Assim e também no programa The Voice Portugal do ano passado, com Hello de Adèle.

Fonte: Facebook Augusto Madureira, Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s