Dinamarca – Confirma presença em Lisboa 2018

A Dinamarca iniciou as suas participações no Festival da Eurovisão da Canção em 1957, ausentou-se entre 1967 e 1977, retomando as suas presenças no ESC em 1978 e até agora apenas não esteve presente em 1994, 1998 e 2003.
Este país venceu por três vezes: em 1963 com o tema Dansevise pelo duo Grethe & Jørgen Ingmann; em 2000 com a canção Flying on the wings of love com outro duo, os Olsen Brothers e em 2013 com Emmelie de Forest e a canção Only Teardrops. A Dinamarca esteve por 14 vezes no Top 5.
O país da sereia apenas não conseguiu passar à final nos anos de 2004, 2007, 2015 e 2016.
Este ano a Dinamarca realizou o seu habitual Dansk Melodi Grand Prix onde foi apurada a canção Where I am com interpretação de Anja. Na grande final este tema classificou-se em 20º lugar com 77 pontos, 8 oriundos do televoto australiano e 69 do júri.

A estação de televisão da Dinamarca, DR, prepara desde já a sua representação para Portugal 2018. Esta estação de televisão mudou alguma regras do Dansk Melodi Grand Prix para a edição do próximo ano.
Está desde já a decorrer o prazo para a aceitação de originais que se prolongará até 15 de Setembro. As canções recebidas depois desta data poderão ser ainda consideradas para a final de 2018 ou podem transitar de imediato para 2019.
A estação de televisão dinamarquesa contratou Mads Enggaard para produzir as canções. Este produtor tem trabalhado no Festival da Eurovisão nos últimos quatro anos e em outros programas como o X Factor.

Pode aceder aqui ao regulamento completo do Dansk Melodi Grand Prix 2018.
No ponto 2 deste regulamento é afirmado que os autores, compositores e intérpretes deverão ser cidadãos dinamarqueses ou ter fortes ligações à Dinamarca, como residirem há um número considerável de anos neste país, serem casados ou coabitarem com um cidadão dinamarquês. Os dinamarqueses registados nas Ilhas Faroé e na Gronelândia também podem participar.

A DR terá sempre uma palavra decisiva na escolha dos intérpretes e do idioma.

Quem sucederá a Anja? Quem virá a Portugal defender as cores dinamarquesas?

Fonte: eurovision.tv, Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s