A Nossa Playlist – Semana 64 com Big Hit, João Portugal, Helena Kendall, Fátima Padinha e Nuno & Fábia

Fazemos hoje a retrospetiva de mais uma semana da quarta temporada da rubrica A nossa playlist e vamos continuar a recordar os temas que marcaram os vários Festivais da Canção. Cada um dos nossos colaboradores escolheu um tema por dia que foi divulgado no nosso Facebook de 2ª a 5ª feira. Na 6ª feira é a escolha do público que permanece através de uma poll semanal que divulgamos com temas para votação semanalmente também.

Assim, nesta semana o primeiro tema foi seleccionado por Luís Pereira, que nos levou até ao Festival da Canção 2008, realizado no Teatro Camões, em Lisboa, donde escolheu o tema Por Ti Portugal, interpretado pelo grupo Big Hit, composto por Carlos Coincas, Pedro MimosoGonçalo Medeiros e Luís Pacheco. Esta canção tem letra de João Baião, música de Alexandra Valentim e Fernando Martins e produção de Fernando Martins. Em palco encontravam-se duas bateristas. Classificou-se em 6º lugar com 2934 votos do público através de televoto.

Luís Pereira justifica assim a sua escolha:
Uma batida forte, um tema patriótico, uma coreografia estudada e uma garra em palco muito forte. Na época fizeram-me lembrar as Doce no masculino. Sempre que se comemora Portugal esta canção merece e deve estar presente. Por ti Portugal fomos mais além e este ano o destino de sucesso foi Kiev.

Recuamos alguns anos para o Festival da Canção 1996. O tema escolhido por Maria Fernanda Fonseca foi Top Model (Check-In, Check-Out) com letra e música de Nuno Nazareth Fernandes, orquestração e direcção de orquestra do maestro Thilo Krasmann. A interpretação foi de João Portugal e nos coros estavam Carla Caldeira e Fernanda Serrano. Em palco estavam três modelos vestidas, tal como os outros elementos, por João Rôlo. Classificou-se em 9º lugar com 34 pontos, tendo as pontuações mais elevadas sido dadas pelos júris de Vila Real (8 pontos), Viseu (6 pontos) e Funchal (5 pontos).

A escolha deste tema foi de Maria Fernanda Fonseca que comenta esta canção:
Uma canção que está esquecida mas não devia. Dentro de uma musicalidade em “blues”, num poema descontraído mas ao mesmo tempo requintado, visualmente esta canção apresentou-se muito bem em palco e vestidos de acordo com o tema. A atriz Fernanda Serrano fez parte do coro. Dispõe bem recordar este tema!

Na quarta-feira rumámos até ao Estúdio 1 da RTP, onde decorreu a 2ª semifinal do Festival da Canção 2017 do qual Miguel Meira decidiu relembrar esta semana o tema Andamos No Céu, interpretado por Helena Kendall, com coros de Patrícia Antunes, Patrícia Silveira, Francisco Andrade e Pedro Mimoso. Esta canção tem letra e música de João Só. Classificou-se em 5º lugar ex-aequo com 13 pontos, tendo obtido o 3º lugar no televoto, com 8 pontos e o 6º lugar no júri de sala.

A escolha deste tema foi de Miguel Meira, que refere o seguinte:
Sem dúvida este é o meu tema preferido do João Só em todos os Festivais da Canção! Uma balada intimista com uma letra a falar de amor e com uma intérprete que transmite toda a serenidade que este tema pede. “Andamos No Céu” poderia ter sido sem dúvida uma das finalistas da noite, estando nas minhas quatro preferidas desta semifinal… Parabéns pela letra João Só! 

Na quinta-feira Vasco da Câmara Pereira decidiu regressar ao Festival da Canção 1986 e ao tema Uma Balada de Amor, que foi interpretado por Fátima Padinha. Esta canção tem letra de Helena Isabel, música de Paulo Carvalho e orquestração de Ramón Galarza. A cantora foi acompanhada em palco por uma pequena orquestra com sete elementos. Foi o último tema a desfilar neste Festival e a votação foi secreta entre um júri de sala constituído por 43 elementos. Só foram divulgados os três primeiros classificados e não se sabe a classificação deste tema.

O nosso colaborador Vasco da Câmara Pereira comenta assim esta sua escolha:
Eis aqui uma balada simples e diferente, mas que não é de todo banal. Com uma orquestração típica da década de 80, um poema apaixonante sobre Lisboa e a voz calorosa da Fátima Padinha, esta foi uma das grandes propostas do FC 1986.
Expressão viva de um espírito afetuoso, esta canção é ao mesmo tempo produto de um talento natural desprendido e uma combinação/fusão excelente entre melodia, voz e poema, que nos dá a sensação de estarmos perante algo bem mais complexo e intrincado que uma simples balada de amor.
Canção sentimental, em que o poético surge através da letra, mas também através da melodia, da voz e dos sentidos. Eu diria que é uma canção cheia de poesia – poesia falada, poesia melódica, poesia sentida.
Uma última palavra para a fabulosa interpretação da Fátima Padinha. Uma interpretação calorosa e envolvente, perfeita para a ambiência musical que se pretendia recriar.

No último dia da semana revelámos então a escolha do público que tinha votado na nossa sondagem durante esta semana. Assim o tema escolhido foi Amar (Vieste Para Me Salvar), interpretado pelo duo Nuno & Fábia, composto por Nuno Cardoso e Fábia Amarante, no Festival da Canção 2010. Na nossa sondagem obteve 43% dos votos dos nossos leitores, uma votação quase por maioria face aos outros temas e por isso foi incluída nesta nossa rubrica. A letra é de Pedro Vaz, a música de Pedro Brito e nos coros estiveram Carla Moreno, Felipe Fontenelle, Petra Camacho e Tomás Ramos de Deus. Esta canção desfilou na 2ª semifinal, no Campo Pequeno, tendo-se classificado em 9º lugar, com 854 votos no público, não sendo finalista.

Finalizamos assim a mais uma semana desta quarta temporada da rubrica A Nossa Playlist. Esteja atento porque iremos iniciar amanhã a sondagem para a próxima semana e 2ª feira começamos a divulgar mais temas do nosso Festival da Canção.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s