Nuno Norte no “Alta Definição” fala do seu passado com drogas

No Alta Definição de hoje foi entrevistado o cantor Nuno Norte, uma entrevista com o cariz intimista e desmaquilhado que caracteriza estas emissões.

Nuno Norte falou com uma naturalidade que dói do seu passado vivido enquanto toxicodependente na época que antecedeu a sua participação nos Ídolos. Quando começaram as galas em direto já esta sua fase era passado, recente mas passado. O vencedor da primeira edição de os ídolos falou do seu primeiro casamento, do seu filho fruto dessa ligação e da anterior e atual relacionamento que tem com ele. Nuno Norte falou tmbém da sua atual companheira e da sua importância na sua vida.

O seu passado enquanto dependente das drogas, não injetáveis, ocupou a maior parte do tempo desta emissão. Nuno Norte contou muito daquilo porque passou, chegando a dormir na rua, mas sempre com a determinação que não era aquilo que queria para si e que pretendia sair dessa prisão em que se encontrava. Apenas teria que chegar o momento em que essa decisão fosse por si tomada e ter alguém para o ajudar, o que de facto veio a acontecer. Nesta travessia sombria por um submundo destrutivo Nuno Norte nunca abandonou a música porque era com ela que nas ruas ganhava dinheiro para poder consumir o que o seu corpo pedia e sua mente não conseguia evitar.
Esta foi uma fase que embora ultrapassada deixou marcas na voz e no olhar, afinal o nosso presente é uma adição dos nossos vários passados.
Esta conversa sobre a sua dependência das drogas foi muito didática para os jovens que assistiram ao programa. Após estes testemunhos não restaram quaisquer dúvidas dos malefícios do consumo destas substâncias.

Um reparo apenas para Daniel Oliveira que excetuando os Ídolos, programa da estação em que trabalha, esqueceu o percurso musical de Nuno Norte, não se falou da banda Teen Spirits de que Nuno Norte é vocalista, nem dos Filarmónica Gil, assim como ficaram esquecidos os Festivais da Canção.

Nuno Norte deixou uma critica muito pertinente aos responsáveis pela inclusão dos temas nas playlists das rádios, chegando a dizer que não tem dinheiro para pagar que incluam as suas canções nas referidas playlists. Muito se fala em surdina dos critérios duvidosos da inclusão das canções nas referidas playlists, mas perante o país inteiro foi mesmo Nuno Norte e hoje no Alta Definição que denunciou esta escandalosa situação.

Daniel Oliveira esqueceu as participações de Nuno Norte nos Festivais da Canção, mas nós lembramos-as. Em 2009 nós entrevistámos Nuno Norte que se mostrou disponível para participar no Festival da Canção de então e por coincidência ou não foi convidado por Paulo Abreu Lima para interpretar o tema Lua sem luar que na grande final se classificou em 4º lugar.
Dois anos depois Nuno Norte é convidado por Carlos Massa para interpretar a canção São os barcos de Lisboa que quase ia vencendo o Festival da Canção de 2011, ficando a dois pontos de o conseguir.

Fique com as participações de Nuno Norte nos Festivais da Canção da RTP hoje esquecidas no Alta Definição da SIC.

Fonte: Festivais da Canção, SIC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s