Sabia que Tonicha esteve para participar no Festival da Canção 1982?

Fernando Guerra, autor e compositor de vários sucessos para o Festival da Canção concorreu com dois temas ao Festival da Canção 1982. Amor Português inicialmente foi entregue a Tonicha e para a sua voz Pedro Osório fez o arranjo. Tardiamente, para interpretar o tema É O Fim do Mundo foi convidado Marco Paulo.

Quando Tonicha soube do sucedido, resolveu não participar, segundo o autor, por ter receio da concorrência. Assim, surgiu a hipótese de Joana interpretar Amor Português, conseguindo cantar naquele arranjo já previamente gravado. Este tema classificou-se em 7º lugar com 77 pontos, enquanto que o tema interpretado por Marco Paulo, da autoria também de Fernando Guerra, em parceria com João Henrique ficou em penúltimo lugar com 48 pontos.

Tonicha tinha editado em 1980 o disco Ela Por Ela, um grande sucesso, que teve no ano seguinte como single o belíssimo tema Canção da Alegria, com poema de Joaquim Pessoa e música de Tozé Brito. Marco Paulo foi um dos artistas que mais vendeu em 1982, depois do êxito fulgurante de Eu Tenho Dois Amores, o cantor editou Mais e Mais Amor, em 1981, e em 1982 foi a vez de Anita, que lhe valeram muitos discos vendidos.

Como seria Amor Português numa versão interpretada por Tonicha é uma incógnita que até hoje fica por decifrar. Veja nos vídeos em baixo as participações de Joana e Marco Paulo no Festival da Canção 1982.

Fonte: Fernando Guerra, Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s