Paco Bandeira destrói 50 mil discos em ação de protesto

O cantor, autor e compositor Paco Bandeira destrói de uma só vez 50 mil CD’s. A razão evocada por Paco Bandeira para esta atitude drástica e mote foi Contra a pirataria. Contra as estações de rádio que não passam música portuguesa.

Isto é o resultado da internet, da reprografia pirata. Isto é o reflexo da música em Portugal. Então temos de acabar com ela assim. Foram algumas das palavras do cantor no vídeo que pode ver em baixo.

A falta de apoio das rádios à música portuguesa e a ausência de medida eficazes para combater a pirataria levou Paco Bandeira a referir ironicamente: Toda a gente tira da internet. Toda a gente faz cópias piratas. Estamos a passar a música a cilindro, que é na maior parte dos casos aquilo que muitas e muitas estações de rádio que nós pagamos fazem: passar música a cilindro.

Este foi um protesto contra aqueles que tiram as músicas da internet sem pagarem aos seus autores. Um protesto contra os que não passam nas estações de rádio a música portuguesa, apenas divulgando a dos seus amigos, um protesto contra aqueles que não o deixaram oferecer estes discos aos países de expressão lusófona, porque para isso teria que pagar impostos como se de uma venda se tratasse, razões que levaram este popular cantor, autor e compositor a destruir 50 mil CD’s.
Paco Bandeira promete mais declarações em breve.

Este nome da cultura portuguesa terminou a sua carreira em Novembro de 2007, para trás ficam muitos sucessos e algumas participações em Festivais RTP da Canção, onde subiu a estes palcos em:
1972 Vamos cantar de pé (2º lugar), 1973 É por isso que eu vivo (2º lugar), 1975 Batalha Povo (6º lugar), 1977 Férias (10º lugar) e em 1984 Que coisa é esta vida (4º lugar).

Fique com a canção que esteve mais perto de levar Paco Bandeira ao Festival da Eurovisão, com música e interpretação sua e poema de Ary dos Santos.

Fonte: Festivais da Canção, N-TV | Foto:  ©João Girão/Global Imagens

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s