A Nossa Playlist – Semana 66 com Helena Isabel, Celina da Piedade, Sofia Vitória, Carlos Cavalheiro e Rubi Machado

Fazemos hoje a retrospetiva de mais uma semana da quarta temporada da rubrica A nossa playlist e vamos continuar a recordar os temas que marcaram os vários Festivais da Canção. Cada um dos nossos colaboradores escolheu um tema por dia que foi divulgado no nosso Facebook de 2ª a 5ª feira. Na 6ª feira é a escolha do público que permanece através de uma poll semanal que divulgamos com temas para votação semanalmente também.

Assim, nesta semana o primeiro tema foi seleccionado por Luís Pereira, que nos levou até à primeira semifinal do Festival da Canção 1980, realizado no Teatro Villaret, em Lisboa, donde escolheu o tema Um Abraço Mais Nada, interpretado por Helena Isabel. Esta canção tem letra e música de Nuno Gomes dos Santos, orquestração de Carlos Alberto Moniz e direcção de orquestra do maestro Jorge Machado. Classificou-se em 7º lugar ex-aequo com 11 pontos, não tendo sido um dos temas finalistas.

Luís Pereira justifica assim a sua escolha:
Um poema bonito e uma música que o serve muito bem, esta canção não exige o que Helena Isabel nunca poderia dar e assim a sua interpretação combina perfeitamente com as características musicais do tema, estando à altura do mesmo.
Nuno Gomes dos Santos e Helena Isabel foram a dupla de “Um abraço, mais nada”, canção que não chocaria se tivesse passado à final.

Avançamos alguns anos para o Festival da Canção 2017. O tema escolhido por Maria Fernanda Fonseca foi Primavera com letra e música de Celina da Piedade e Alex Gaspar. A interpretação foi de Celina da Piedade e em palco estavam Ricardo Silva, Catarina Cardoso, Nilson Dourado, Sebastião Santos e Sofia Neide. Classificou-se em 3º lugar na grande final do Coliseu dos Recreios com 16 pontos, tendo ficado em 2º lugar no júri regional com 10 pontos e em 5º lugar no televoto com 6 pontos.

A escolha deste tema foi de Maria Fernanda Fonseca que comenta esta canção:
Esta canção “Primavera” foi uma das poucas deste Festival 2017 que melhor poderiam ir representar Portugal na Eurovisão. É difícil dizer se com este tema pudéssemos passar à grande final da Eurovisão, eu digo que sim, passaríamos, atendendo a que este ano o Eurofestival tinha canções muito parecidas (as baladas) e esta iria fazer a diferença. Uma canção muito portuguesa, interpretada por uma Mulher também ela com raízes e tradições na nossa música. Tem pisado palcos ao lado de Rodrigo Leão, Mayra Andrade, António Chainho, Donna Maria ou Ludovico Einaudi, já participou em mais de 40 discos e em inúmeras bandas sonoras para cinema, televisão, teatro e dança. É a reinvenção da música tradicional portuguesa. Tem experiência de palco, é uma canção muito fresca e que “cheira muito bem derivado a tantas flores no cenário”. A não esquecer este tema.

Na quarta-feira rumámos até aos Estúdios da Endemol, onde decorreu final do Festival da Canção 2004, integrada no programa Operação Triunfo, do qual Miguel Meira decidiu relembrar esta semana o tema Foi Magia, interpretado por Sofia Vitória, acompanhada por quatro bailarinas e duas coristas. Esta canção tem letra e música de Paulo Neves e orquestração de José Marinho. Classificou-se em 1º lugar com 39.072 votos do público, tendo sido a canção preferida das regiões dos Açores, Centro, Sul e Grande Lisboa, pelos votos telefónicos entre 18 e 25 de Janeiro de 2004.

A escolha deste tema foi de Miguel Meira, que refere o seguinte:
Uma das canções vencedoras piores de sempre. Em 2004 não havia muita escolha, no entanto este intuito de modernizar e levar o pop à Eurovisão não resultou. O tema é datado, repetitivo e com uma letra mal construída. De tudo isto salva-se a excelente interpretação da Sofia Vitória, que deu o máximo de si para levar a “bom porto” este tema! Pena que a excelente voz da Sofia tenha sido tão mal aproveitada para a Eurovisão, tendo-lhe sido dado esta canção porque ela merecia muito melhor!

Na quinta-feira Vasco da Câmara Pereira decidiu regressar ao Festival da Canção 1975 e ao tema A Boca do Lobo, que foi interpretado por Carlos Cavalheiro. Esta canção tem letra e música de Sérgio Godinho e orquestração e direcção de orquestra do maestro Pedro Osório. O cantor foi acompanhado nos coros por Shila (Sheila Charlesworth) e Jorge Palma. Foi o quinto tema a desfilar neste Festival e classificou-se em 2º lugar com 59 pontos, menos dois que o tema vencedor, sendo 28 pontos atribuídos pelos compositores e 31 pontos atribuídos pelos autores.

O nosso colaborador Vasco da Câmara Pereira comenta assim esta sua escolha:
Eis aqui uma canção que seria perentoriamente desclassificada segundo as regras atuais da EBU. Uma canção que considero bem conseguida nas suas duas vertentes: musical e lírica.
Em termos melódicos, Sérgio Godinho, o seu compositor, conseguiu criar um tema vulgarmente conhecido como “orelhudo” e que poderia ser facilmente trauteado pela Europa fora. Mas se em termos musicais, a linha melódica revela-se ligeira, em termos poéticos, a mensagem é mais pesada e séria, bem característica do período PREC, que se viveu em Portugal entre 1974 e 1976.
Uma canção histórica, que nos recorda o tumulto vivido em Portugal na primeira metade de 1975 e que terminaria com a verdadeira implantação da democracia a 25 de novembro desse ano.

No último dia da semana revelámos então a escolha do público que tinha votado na nossa sondagem durante esta semana. Assim o tema escolhido foi Quando A Lua Voltar A Passar interpretado por Rubi Machado no Festival da Canção 2015. Na nossa sondagem obteve 53% dos votos dos nossos leitores, uma votação por maioria face aos outros temas e por isso foi incluída nesta nossa rubrica. A letra e a música são de Sebastião Antunes e nos coros estavam Paula Cardoso, Ricardo Quintas, Tânia Tavares e Pedro Mimoso. Esta canção esteve presente na 2ª semifinal deste Festival e foi um dos temas que não foram apurados para a final, não se sabendo a classificação oficial.

Finalizamos assim a mais uma semana desta quarta temporada da rubrica A Nossa Playlist. Esteja atento porque iremos iniciar amanhã a sondagem para a próxima semana e 2ª feira começamos a divulgar mais temas do nosso Festival da Canção.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s