“Verdes Anos” por Carlos Paredes, Isabel Ruth, Tereza Paula Brito e Amália Rodrigues – Parte 1

Vamos fazer uma viagem pela música Verdes anos da autoria de Carlos Paredes que na versão dos Beatbombers serve de fundo musical ao vídeo promocional de Lisboa 2018/Lisbon 2018, a cidade anfitriã do Festival Eurovisão da Canção do próximo ano. Este instrumental é da responsabilidade dos Beatbombers, ver aqui a notícia que publicámos em primeira mão.

Como se impunha começamos esta viagem pela versão apenas instrumental, tocada pelo seu criador esse vulto da guitarra portuguesa que foi e que continuará sempre a ser Carlos Paredes.
O vídeo que aqui disponibilizamos é tocado por Carlos Paredes na guitarra portuguesa e por Luísa Amaro na viola, num espetáculo que teve lugar no Teatro S. Luiz, em Lisboa, no ano de 1992.

Verdes Anos integrou a banda sonora do filme com o mesmo nome de Paulo Rocha datado de 1963. Este filme assinala o início do chamado Novo Cinema Português.
As versões cantadas têm poema de Pedro Tamen. A primeira aqui apresentada é interpretada por Isabel Ruth, a atriz protagonista desta obra cinematográfica.
O vídeo aqui apresentado foi gravado no concerto da actriz Isabel Ruth no festival FIKE em Évora 2013, na casa da Zorra. Um concerto intimista onde Isabel Ruth foi acompanhada à guitarra por João Paulo Oliveira.

Tereza Paula Brito, que em 1969 foi concorrente no Festival da Canção da época, interpretou Verdes anos em 1968, tendo incluído este tema num EP que se intitulou Quatro Canções Para o Fim da Noite, também nesse ano.

Amália Rodrigues também não ficou indiferente a Verdes Anos e deu o seu cunho interpretativo a esta música de Carlos Paredes e ao poema de Pedro Tamen. Este ícone da música portuguesa, em geral e do fado em especial inclui este tema no seu reportório.
A gravação que aqui colocamos teve direção de orquestra do maestro Álvaro Cassuto.

Fique também com o vídeo promocional da cidade de Lisboa no âmbito do Festival Eurovisão da Canção 2018 que vai ter lugar a 8, 10 e 12 Maio no Meo Arena, no Parque das Nações. Neste vídeo a música de Carlos Paredes e os mixes dos Beatbombers ilustram musicalmente as imagens de Lisboa que estão a correr mundo.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s