Festival RTP da Canção 2018 – Revelado o modo de seleção dos 20 temas |última hora|

A RTP acabou de divulgar como serão selecionadas as 20 canções a concurso nas duas semifinais que irão ter lugar a 18 e 25 de Fevereiro. Como referimos anteriormente serão 20 os temas a concurso, 10 em cada semifinal, de onde sairão as 10 canções finalistas para a grande final de 4 de Março, a ter lugar no Pavilhão Multiusos, em Guimarães. Em cada semifinal transitarão cinco canções para o berço da nacionalidade.

A RTP convidará diretamente, conforme aconteceu este ano, 17 compositores a apresentarem um tema, sendo os mesmos responsáveis pela escolha do autor da letra e do respetivo intérprete.

Passamos a citar a RTP no processo de apuramento dos restantes três temas.

A RTP fará o convite a 17 compositores para que apresentem uma canção original e inédita. Tal como no Festival da Canção 2017, serão eles a definir os respetivos intérpretes.

Por outro lado, o vencedor do Festival da Canção 2017 convidará um compositor nos mesmos termos dos convites lançados pela RTP.

A estes 18 juntam-se ainda dois lugares nas semifinais abertos a concurso:

·         Um deles será selecionado através do programa de rádio “Master Class” da Antena 1, dirigido a compositores e autores sem trabalhos publicados, até ao dia 15 de setembro. O júri criado para este programa escolherá o compositor, que deverá também apresentar a concurso uma canção original e inédita.

·         A última vaga nas semifinais resultará da abertura a candidaturas espontâneas de canções originais e inéditas com uma duração máxima de três minutos. E aqui poderão concorrer todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, tenham ou não trabalhos publicados, o que inclui os portugueses que vivam fora do país, assim como os cidadãos dos PALOP ou de outras nacionalidades que residam em Portugal.

A receção destas candidaturas faz-se através de maquetes enviadas por indicação de link onde possam ser escutadas, mediante inscrição do formulário disponível em: http://antena1.rtp.pt. Será constituído um júri para as avaliar, sendo o concorrente vencedor convidado a apresentá-la a concurso no Festival da Canção 2018.

Toda a informação disponível em rtp.pt/festivaldacancao e em rtp.pt/antena1

Para 2018 a RTP irá convidar diretamente 17 compositores a apresentarem uma canção original, sendo os respetivos compositores responsáveis pela escolha do cantor, cantora ou grupo, sistema usado este ano para as escolha das 16 canções:
Porém, a estação pública de televisão, para além de alargar o número de canções de 16 para 20, introduziu ainda mais três processos de seleção, um para cada uma das vagas que restam.
O vencedor do Festival da Canção 2017 que é também o vencedor do Festival Eurovisão da Canção, Salvador Sobral, caberá a escolha do 18º compositor nos mesmos moldes  dos 17 convidados diretamente pela RTP.
A 19ª vaga sairá da seleção feita pelo programa de rádio da Antena 1 Master Class, direcionado a compositores e autores sem qualquer trabalho publicado até dia 15 de setembro deste ano. O júri deste programa de rádio escolherá um compositor, entre todas as candidaturas apresentadas, que deverá apresentar a concurso um tema original.
A 20ª e última vaga está disponível a todos os portugueses a viver em Portugal e no estrangeiros e também a cidadãos de outras nacionalidades desde que vivam em Portugal.
As canções que apresentarem terão quer ser originais e inéditas e ter a duração máxima de três minutos, o que se aplica a todas as canções concorrentes.

A RTP abriu assim a porta a todos os que quiserem concorrer, tendo assim uma vaga para quem não tiver um dos 18 convites e optar por concurso aberto.

Quem sucederá a Salvador Sobral e subirá ao palco do ESC2018 na grande final de Lisboa a 12 de Maio?

Fonte: RTP

3 pensamentos sobre “Festival RTP da Canção 2018 – Revelado o modo de seleção dos 20 temas |última hora|

  1. Pingback: Festival da Canção 2018 – O regulamento já está online |

  2. Gostaria que fosse convidado um compositor que já deu provas a nível internacional. Artur Guimarães.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s