EBU proibe determinantemente canções de caráter político – A alteração de regras

Devido aos incidentes ocorridos em Kiev na preparação do Festival da Eurovisão 2017 a EBU decidiu introduzir algumas alterações já a partir do próximo certame em Lisboa.

A EBU reafirma, uma vez mais, que o Festival Eurovisão da Canção não é um evento de caráter político e por esta razão estão proibidas todas e quaisquer formas de propaganda política durante o certame, assim como qualquer conteúdo político eventualmente incluído nas canções concorrentes.

Para evitar incidentes como o que aconteceu entre a Rússia e a Ucrânia, ou seja, o facto de Moscovo ter escolhido uma intérprete que estava proibida de entrar na Ucrânia, o país anfitrião deste ano, a EBU também tomou medidas.
Assim, este organismo alerta para todas as estações de televisão não selecionarem cantores ou quaisquer outros membros da sua comitiva que tenham antecedentes políticos e restrições de entrada no país anfitrião, de acordo com a legislação do respetivo país.

Sobre a independência dos jurados nacionais a EBU refere que cada jurado não deverá ter qualquer ligação a qualquer canção ou intérprete, devendo cada estação de televisão ter em conta este facto.
Cada estação de televisão concorrente tem de se assegurar que os membros do júri não revelam as suas preferências e intenções de voto antes do processo de votação, nem a partilha das suas preferências com os restantes elementos do júri.

Como foi amplamente divulgado, os prazos estipulados na preparação do ESC 2017 não foram cumpridos, tendo-se verificado atrasos sucessivos. A fim de evitar situações semelhantes e em caso de incumprimento, por parte do país anfitrião, a  EBU chama a si o direito de mudar de estação de televisão anfitriã.

Estamos convictos que em Portugal, em Lisboa e com a RTP nenhum destes problemas se fará sentir.

Fonte: EBU

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s