Fomos ao Teatro Politeama ver “Amália – O Musical”

Estive no passado dia 22 de julho no Teatro Politeama na sessão das 17 horas para assistir à segunda versão de Amália – O Musical. A primeira versão havia estreado em dezembro de 1999, no Casino do Funchal. Chegou ao Politeama no ano seguinte e lá esteve durante seis anos, com mais de três milhões de espectadores.

Quem assiste a este espectáculo não sai de lá indiferente à diva do fado – Amália Rodrigues. É natural que quando se veja a notoriedade de um artista, se ache que é tudo um mar de rosas, que tudo é fácil, mas não. Amália teve desde criança uma vida sofrida, sempre lutou para conseguir fazer aquilo que mais gostava, cantar o fado, mesmo contrariando a sua mãe. Foi conquistando degrau a degrau o seu espaço, rodeou-se de boas pessoas, também de más influências, mas aprendeu com todas elas e nunca se deixou ficar para trás. Nem se esqueceu dos seus, ajudou-os sempre, mais até do que lhe pediam. Quando refiro que não se esqueceu dos seus englobo também os do seu país, Amália foi (e será sempre) uma diva no mundo, mas nunca abandonou o seu país, pois era aqui se sentia feliz.

Amália Rodrigues é interpretada em três fases – criança, adolescente e idade adulta – nas duas primeiras fases as atrizes vão intercalando entre espectáculos, na sessão a que assisti na fase de criança a interpretação foi de Madalena Gil e na fase adolescente a fadista Carolina, ambas levaram o público a aplaudir com bastante entusiasmo as suas interpretações e na idade adulta Amália é interpretada uma vez mais por Alexandra (FC1979, FC1980, FC1982, FC1983, FC1985), que conseguiu captar na perfeição todos os tiques e a maneira de falar da fadista. Alexandra levou o público ao rubro quando interpretou os temas mais populares da cantora, como o folclore e Uma Casa Portuguesa.

Tantos são os atores, fadistas, músicos e bailarinos que se torna difícil falar em todos, mas conseguimos perceber a importância que diversos ícones tiveram na vida de Amália como Frederico Valério (Carlos Quintas – FC/ESC1978); o primeiro agente da fadista Eurico Braga (Alberto Villar); o empresário Eduardo Ricciardi (Hugo Rendas); o banqueiro Ricardo Espírito Santo (Carlos Veríssimo); o fadista e compositor Alfredo Marceneiro (brilhante desempenho de Francisco Sobral); Alberto Ribeiro (Filipe de Moura); as fadistas Berta Cardoso e Celeste Rodrigues (interpretadas por Cristina Oliveira e Patrícia Resende, respetivamente); destaque ainda para João Frizza que desempenha diversas personagens e todas elas conseguem arrancar-nos um sorriso, onde prova que menos é mais, ou seja, não é necessário grandes artifícios para se ter graça. Apenas uma saudação especial para o ator que faz de Alain Oulman (Tiago Diogo) a sua intensidade causou muitos momentos de silêncio no público o que prova a atenção que despertou. Destaque também para a avó de Amália interpretada por Mafalda Drummond (FC1977).

Este espectáulo foi umas das últimas vontades que Amália Rodrigues manifestou em 1998 a Filipe La Féria, que é de longe o Senhor Espectáculo do país, tudo o que faz, faz bem feito e é notório todo o investimento que os seus espectáculos acarretam, mas ninguém sai com as expectativas defraudadas. Ele sabe o que faz, ele vai ao mais ínfimo pormenor e a exigência de si próprio e a que exerce nos outros colhe os seus frutos quando assistimos. É mais uma grande produção e mais uma batalha ganha. Os meus sinceros parabéns a todos quantos estão envolvidos.

O espectáculo segue agora para o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, entre dos dias 12 e 16 de Agosto, em conjunto com o musical infantil A Pequena Sereia.

Fonte: Festivais da Canção  |  Autora: Rita Silva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s