O PSOE apresenta moção no Parlamento para defesa dos idiomas oficiais do seu país no ESC

O PSOE, o maior partido da oposição em Espanha, apresentou uma moção no parlamento espanhol, para a defesa dos idiomas oficiais de Espanha no Festival da Eurovisão, assim como em prol da qualidade das canções e dos intérpretes que venham a representar esta nação ibérica nas próximas edições do ESC.

Os maus resultados obtidos pelas representações espanholas, apesar das apostas em inglês, não tendo sequer atingido o Top20 são um dos motivos que levaram os socialistas a apresentarem a referida moção, cujos desenvolvimentos pode aceder mais detalhadamente aqui. Este partido refere ainda a questão da identidade cultural que se tem esbatido, por razões comerciais, levando a maioria das canções a apostarem no inglês e musicalmente descaracterizadas das raízes culturais dos países que representam.

O PSOE alerta para o facto de se tratarem de dinheiros públicos e como tal ter que haver uma maior acuidade na seleção dos temas e dos intérpretes que venham a representar o país e a estação pública de televisão.
Caso esta moção seja aprovada pelo parlamento espanhol, o país vizinho pode apresentar-se no ESC com canções em Castelhano, Catalão, Galego ou Basco.

Lembramos que aquando da vitória de Barei na seleção espanhola para o ESC2016m a Real Academia de la Lengua e Massiel, a vencedora do ESC1968 manifestaram-se contra o facto de neste ano se ter abandonado o vulgo espanhol.
Espera-se assim a decisão do parlamento do país vizinho. Será que os parlamentares espanhóis say no ao inglês?

Será o efeito Salvador Sobral e Amar pelos dois a fazer-se sentir?

Recorde a prestação de Manel Navarro no ESC deste ano.

Fonte: Europa Press

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s