A Nossa Playlist – Semana 67 com Secreta Passagem, Deolinda Kinzimba, Tozé Brito, Nevada e Olívia

Fazemos hoje a retrospetiva de mais uma semana da quarta temporada da rubrica A nossa playlist e vamos continuar a recordar os temas que marcaram os vários Festivais da Canção. Cada um dos nossos colaboradores escolheu um tema por dia que foi divulgado no nosso Facebook de 2ª a 5ª feira. Na 6ª feira é a escolha do público que permanece através de uma poll semanal que divulgamos com temas para votação semanalmente também.

Assim, nesta semana o primeiro tema foi seleccionado por André Miguel Godinho, que nos levou até ao Festival da Canção 2000, realizado na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico, em Lisboa, donde escolheu o tema Vai À Procura, interpretado pelo grupo Secreta Passagem, composto por Mónica Ferraz e Miguel Braga. Esta canção tem letra, música e orquestração de Miguel Braga e direcção de orquestra do maestro Armindo Neves. Classificou-se em 3º lugar com 73 pontos, tendo obtido a pontuação máxima dos jurados de Viana do Castelo, do Porto e de Ponta Delgada. Venceu o Prémio de Interpretação atribuído nesse ano.

André Miguel Godinho justifica assim a sua escolha:
Uma canção que procurava um novo caminho para o Festival no virar do milénio. Não conseguiu a vitória mas teriam outra passagem pelo concurso e a cantora havia de ganhar o seu próprio espaço na nova música portuguesa.

Avançamos alguns anos para o Festival da Canção 2017. O tema escolhido por Carlos Portelo foi O Que Eu Vi Nos Meus Sonhos com letra de Senhor Vulcão e Rita Redshoes e música de Rita Redshoes. A interpretação foi de Deolinda Kinzimba e nos coros estavam Patrícia Antunes e Patrícia Silveira. Classificou-se em 8º lugar na grande final do Coliseu dos Recreios com 7 pontos, tendo ficado em 8º lugar no júri regional com 3 pontos e em 7º lugar no televoto com 4 pontos.

A escolha deste tema foi de Carlos Portelo que comenta esta canção:
Uma balada que vive muito da interpretação de Deolinda Kinzimba, a música de Rita Redshoes é agradável e o poema do Senhor Vulcão é um dos melhores deste Festival da Canção, a começar pelo título “O que eu vi nos meus sonhos” um dos mais poéticos, sem dúvida.

Na quarta-feira rumámos até ao Teatro Monumental, onde decorreu a final do Festival da Canção 1979, do qual Guilherme Ruivo decidiu relembrar esta semana o tema Novo Canto Português, interpretado por Tozé Brito, acompanhado por três coristas, sendo uma delas Joana Mendes. Esta canção tem letra de Tozé Brito, música de Pedro Brito, orquestração de Mike Sergeant e direcção de orquestra do maestro Thilo Krasmann. Classificou-se em 4º lugar com 110 pontos, tendo sido o tema preferido dos júris de Aveiro, Funchal, Horta e Viana do Castelo.

A escolha deste tema foi de Guilherme Ruivo, que refere o seguinte:
Tal como todas as canções em que Tózé Brito se envolve, seja como intérprete ou compositor, esta merece destaque. Um poema muito ao jeito do que se escrevia após em 1974 e uma grande interpretação, contribuíram, tal como outras propostas de 1979 para tornar nesse ano um dos certames mais fortes da década de 70.

Na quinta-feira João Velada decidiu regressar ao Festival da Canção 1987 e ao tema Neste Barco À Vela, que foi interpretado pelo grupo Nevada,composto por Alfredo Azinheira e Jorge Mendes. Esta canção tem letra de Alfredo Azinheira, música de Alfredo Azinheira e Jorge Mendes, orquestração de Ramon Galarza e direcção de orquestra do maestro Jaime de Oliveira. Os cantores foram acompanhado nos coros por Isabel Cabral Neves e Fernanda Lopes e nas guitarras portuguesas por José Braga e Mário Pacheco. Foi o terceiro tema a desfilar neste Festival e classificou-se em 1º lugar com 116 pontos, menos um que o tema classificado em 2º lugar, sendo a canção preferidas dos júris do Porto, Bragança, Coimbra, Castelo Branco, Vila Real, Guarda e Portalegre.

O nosso colaborador João Velada comenta assim esta sua escolha:
Uma das canções vencedoras do Festival RTP mais desprezadas de sempre, facto que eu nunca consegui compreender. Adoro a sua orquestração e tem um instrumental de cariz étnico que tornam esta canção uma das mais assumidamente portuguesas que enviámos à Eurovisão. Para mim, não só foi a justa vencedora de uma edição bastante medíocre do nosso Festival RTP, como também merecia uma melhor classificação em Bruxelas.

No último dia da semana revelámos então a escolha do público que tinha votado na nossa sondagem durante esta semana. Assim o tema escolhido foi Lembrar os Anos Sessenta interpretado por Olívia no Festival da Canção 1993. Na nossa sondagem obteve 50% dos votos dos nossos leitores, uma votação por maioria face aos outros temas e por isso foi incluída nesta nossa rubrica. A letra é de Rosa Lobato Faria, a música de Carlos Canelhas, a orquestração de Fernando Correia Martins e nos coros estavam Idália Moniz, Paulo Lourenço e Fernanda Lopes. A cantora foi acompanhada pela banda do programa Sons do Sol. Esta canção esteve presente na 5ª semifinal deste Festival e foi um dos temas que não foram apurados para a final, classificando-se em 19º lugar com 22 pontos.

Finalizamos assim a mais uma semana desta quarta temporada da rubrica A Nossa Playlist. Esteja atento porque iremos iniciar amanhã a sondagem para a próxima semana e 2ª feira começamos a divulgar mais temas do nosso Festival da Canção.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s