A Nossa Playlist – Semana 68 com Beea, José Alberto Reis, Ed Sant’ana, Carlos Alberto Moniz & Maria do Amparo e Rita Ribeiro

Fazemos hoje a retrospetiva de mais uma semana da quarta temporada da rubrica A nossa playlist e vamos continuar a recordar os temas que marcaram os vários Festivais da Canção. Cada um dos nossos colaboradores escolheu um tema por dia que foi divulgado no nosso Facebook de 2ª a 5ª feira. Na 6ª feira é a escolha do público que permanece através de uma poll semanal que divulgamos com temas para votação semanalmente também.

Assim, nesta semana o primeiro tema foi seleccionado por Luís Pereira, que nos levou até à segunda semifinal do Festival da Canção 2017, realizada no Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, donde escolheu o tema Ao Teu Olhar, interpretado por Beea, nome artístico da cantora Beatriz Felício. Esta canção tem letra e música de Jorge Fernando. Classificou-se em 5º lugar ex-aequo com 13 pontos, tendo obtido 8 pontos do júri de sala e 5 pontos do televoto. Não foi um dos temas finalistas.

Luís Pereira justifica assim a sua escolha:
Esta canção assinala o regresso de Jorge Fernando aos Festivais da Canção, desta vez, apenas como autor e compositor. Um tema que merecia ter estado na grande final do Coliseu de Lisboa, embora esperasse mais fado deste tema de Jorge Fernando, algo mais na linha de “Chuva”.

Recuamos alguns anos para o Festival da Canção 1989. O tema escolhido por Maria Fernanda Fonseca foi Palavras Cruzadas com letra e música de Carlos Paião, orquestração e direcção de orquestra de Carlos Alberto Moniz. A interpretação foi de José Alberto Reis acompanhado por três vozes femininas nos coros. Classificou-se em 4º lugar com 54 pontos, tendo sido o segundo tema preferido dos jurados de Leiria e da Horta.

A escolha deste tema foi de Maria Fernanda Fonseca que comenta esta canção:
Uma canção com 28 anos de existência, tocada ao vivo com orquestra, uma balada em crescendo à época uma canção muito audível e bem interpretada. Faço notar que José Alberto Reis, ainda hoje mantém esta a sua forma de cantar e o estilo de canções. Muito bem vestido neste Festival.

Na quarta-feira rumámos até ao Teatro São João, no Porto, onde decorreu a 1ª semifinal do Festival da Canção 1994, do qual Miguel Meira decidiu relembrar esta semana o tema Imagens de Música, interpretado por Ed Sant’ana, acompanhado por Ana Alves, Célia Lawson e Patrícia Colaço nos coros e por um saxofonista. Esta canção tem letra e música de Américo Faria e orquestração e direcção de orquestra do maestro Ramon Galarza. Classificou-se em 12º lugar com 26 pontos, tendo obtido 7 pontos do jurado Joaquim Pessoa e 6 pontos de Nuno Nazareth Fernandes, sendo estas as classificações mais elevadas, mas que não lhe permitiram alcançar a final.

A escolha deste tema foi de Miguel Meira, que refere o seguinte:
Desde 1994 que este tema faz parte dos meus preferidos! Adoro a sonoridade da música e a letra está extremamente bem conseguida, a falar de amor, de música e do Café Magestic, um dos ícones da cidade do Porto, onde tinha lugar esta semifinal. Os coros também estão extremamente bem conseguidos ao longo do tema, a culminar na voz doce do Ed Sant’ana, que tinha aqui uma das primeiras presenças em televisão. Depois disto participou no ano seguinte no Chuva de Estrelas e na Selecção Nacional. Foi um dos elementos de palco de Tó Cruz no Festival da Canção 1995 e posteriormente também na Eurovisão em Dublin. Infelizmente faleceu cedo demais, num acidente de viação, quando ainda tinha tanto para nos dar! Onde quer que esteja o Ed será sempre lembrado!

Na quinta-feira Vasco da Câmara Pereira decidiu regressar ao Festival da Canção 1981 e ao tema Olá Rapariga, Olá, que foi interpretado por Carlos Alberto Moniz & Maria do Amparo. Esta canção tem letra de Maria do Amparo, música e orquestração de Carlos Alberto Moniz e direcção de orquestra do maestro José Calvário. Os cantores foram acompanhado nos coros por Formiga, Lúcia, Susana e Nizinha Coelho nos coros. Foi o segundo tema a desfilar neste Festival e classificou-se em 10º lugar com 68 pontos, tendo obtido como classificações mais elevadas 12 pontos do júri do Porto, 10 pontos dos jurados da Guarda, 8 pontos do júri de Aveiro,

O nosso colaborador Vasco da Câmara Pereira comenta assim esta sua escolha:
Grandes defensores do cancioneiro tradicional português no geral e do açoriano em particular, o casal Moniz teve sempre uma presença interessante no Festival RTP da Canção. Talvez seja a canção menos tradicional do duo e talvez seja um pouco contracorrente no que respeita ao seu repertório discográfico. Mas não deixa de ser um canção simpática, que me lembra outros tempos e que me desponta um sorriso maroto e prazeroso sempre que a ouço.
Não seria obviamente a minha escolha para Dublin, mas não consigo de deixar de gostar de a ouvir e apanho-me muitas vezes, de forma inconsciente, a cantarolar “Olá rapariga, Olá! Olá!”.

No último dia da semana revelámos então a escolha do público que tinha votado na nossa sondagem durante esta semana. Assim o tema escolhido foi Notícias Vêm, Notícias Vão interpretado por Rita Ribeiro no Festival da Canção 1984. Na nossa sondagem obteve 41% dos votos dos nossos leitores, uma votação renhida face aos outros temas e por isso foi incluída nesta nossa rubrica. A letra é de António Tavares Teles, a música de Tozé Brito e a orquestração de Ramon Galarza. A cantora foi acompanhada por um coro de cinco elementos. Esta canção esteve presente na semifinal deste Festival e foi um dos temas que não foram apurados para a final, classificando-se em 12º lugar com apenas 1 voto dado por Beatriz Costa.

Finalizamos assim a mais uma semana desta quarta temporada da rubrica A Nossa Playlist. Esteja atento porque iremos iniciar amanhã a sondagem para a próxima semana e 2ª feira começamos a divulgar mais temas do nosso Festival da Canção.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s