Na Rota de Lisboa | “O jardim” | Os comentários às canções finalistas

O nosso painel continua a comentar e pontuar as 26 canções que estiveram na corrida para Guimarães e depois para o Altice Arena. Agora em análise os temas concorrentes na grande final do Festival da Canção.
Um painel que conta com alguns convidados a quem agradecemos a sua colaboração:
Adelaide Ferreira (cantora), João Ferreira (elemento da OGAE Portugal), Nina Pinto (FC2010 e elemento da OGAE Portugal), Nuno Marques da Silva (autor FC2007, 2008, 2010, 2012, 2014, 2015 e 2017) e Pedro Sá (o sempre extraordinário e autor FC2011).
Do nosso site integram este painel: André Miguel Godinho, Carlos Portelo, Filipe Coelho, Gonçalo Esteves Coelho, Luís Pereira, Miguel Meira e Vasco da Câmara Pereira.

Esta canção teve um intervalo de pontuação entre 15 e 20 pontos, com uma média de pontuação de 18.41 pontos.

Canção nº 13 – O jardim – Cláudia Pascoal | Autora e Compositora: Isaura
Classificação na Final – 1º lugar – 22 pontos | Pontuação total do nosso painel:  221 pontos

Adelaide Ferreira – Grande canção, maravilhosa letra e extraordinária intérprete. 20/20.

André Miguel Godinho – Emoção! Também podia ser o nome desta canção notável. A interpretação da Cláudia é autêntica, cheia de carisma, e ter a Isaura a apoiá-la em palco só engradece este momento. Uma bonita homenagem da Isaura, sem ser uma canção piegas, mas que nos emociona e está cheia de simbologia. Foi a melhor escolha para nos representar numa Eurovisão tão especial! 18/20.

Carlos Portelo – Uma das minhas canções preferidas e uma das quatro a que atribuo nota máxima. Um poema sentido e uma música diferente e contemporânea. Portugal vai apresentar no palco da grande final do Festival Eurovisão uma canção de grande qualidade, independentemente do resultado, que eu acredito que vai ser bom, vamos ter uma prestação que nos honrará certamente. Parabéns a Isaura e a Cláudia Pascoal e força Portugal está convosco. 20/20.

Filipe Coelho – Eis que esta era para mim a grande vencedora. Fiquei inicialmente arrepiado ao ouvir a canção e a verdade é que cada vez que ouço esta música fico sempre arrepiado. Uma enorme mensagem, uma música muito bem interpretada pela Cláudia Pascoal. Muito bem entregue o titulo de Vencedora do Festival da Canção 2018. Espero muito sinceramente um TOP 10. 20/20.

Gonçalo Esteves Coelho – Arrepiante! Grande interpretação de uma belíssima canção! Ficamos de tal modo envolvidos na história da letra e na forma como a Cláudia passa a mensagem que a canção passa rapidamente. Quando acaba, apetece-nos ouvir outra vez, para sentirmos tudo de novo. Bravo! 19/20.

João Ferreira –  Isaura imprime numa balada pop contemporânea uma carga emocional que faz deste tema a grande canção do Festival 2018.
Esta aposta superou as minhas espectativas, já bastante altas, pois sigo o trabalho da Isaura, de quem sou confesso fã. Mas “O Jardim” superou tudo aquilo que imaginava. Cláudia Pascoal foi a escolha certa da compositora que “abriu mão” de um tema tão pessoal e tornou-o nacional.
Neste momento, já conhecidas todas as músicas da Eurovisão, muito provavelmente Portugal não repetirá a proeza de 2017 mas acredito que este tema será escutado por dezenas de nações com grande respeito e Portugal alcance o Top 10. 16/20.

Luís Pereira – Sem dúvida uma das melhores canções da noite da final. O tema ganha alma quando a autora entra em cena com a sua voz. Merecidamente vencedora. ADOREI! PARABÉNS! 20/20.

Miguel Meira – Mensagem e interpretação tocante neste tema. Parabéns à Isaura e à Cláudia Pascoal pela extraordinária vitória. Para mim percebo o tema, no entanto acho a letra demasiado repetitiva e o instrumental em tons de mistura de estilos entre a balada e o eletrónico, a fazer jus a alguma modernidade para a Eurovisão. Nota máxima para a interpretação emotiva da Cláudia Pascoal. 16/20.

Nina Pinto – Uma das melhores canções a concurso interpretada de forma brilhante pela Cláudia Pascoal. Uma aposta moderna, uma letra bonita e intimista que casam na perfeição uma voz e presença tão especiais. É o pacote completo, só peca na minha opinião pelo tempo, estamos à espera de mais e entretanto a canção acaba. 19/20.

Nuno Marques da Silva – Confesso que estou bastante expectante em relação ao nosso Jardim. Bonita homenagem da autora e compositora Isaura. Na verdade acho que pode acontecer de tudo à nossa canção. Mas quem sabe não vivemos um simpático sonho cor de rosa. Desejo as maiores felicidades para a equipa e recomendaria alguns ajustes na canção por forma a torná-la mais firme e segura sobretudo no final. 15/20.

Pedro Sá – Vencedora justa na ausência do Diogo Piçarra. Poderá levar-nos a um resultado interessante em Maio, ainda que isso este ano esteja longe de ser o mais importante. Gosto do efeito da entrada da Isaura a meio, que melhor será se ela ficar escondida pelo trabalho de luzes. 18 valores. Uma grande canção. 18/20.

Vasco da Câmara Pereira – Este ano, na final, senti-me um pouco como o Marco Paulo: tinha dois amores e não sei bem de qual gostava mais. Um desses amores falava de sorrisos e do que precisamos para os ter. O outro falava num jardim e numas flores que devem ser regadas.
“O jardim” é uma canção de extrema sensibilidade, sem artifícios e sem grandes reviravoltas. É uma canção que nos toca profundamente e que nos traz os sentimentos mais profundos à flor da pele.
A interpretação da Cláudia Pascoal também é extraordinária, mesmo nas suas falhas. É uma interpretação onde se expõe profundamente e se apresenta despida de artifícios, com toda a sua alma revelada.
Voltamos a ser muito bem representados no ESC e acho até que a Lúcia Moniz passará a ser a nossa terceira melhor classificação no Eurofestival. 20/20

Fonte: Festivais da Canção

Um pensamento sobre “Na Rota de Lisboa | “O jardim” | Os comentários às canções finalistas

  1. Pingback: Prémios Festivais da Canção 2018 – Prémio Mérito e Excelência Eurovisiva atribuido ao tema “O Jardim” |

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.