Madalena canta… no Festival Internacional de Split

Madalena Iglésias participou no Festival Internacional de Split em 1970 na então Jugoslávia, mais propriamente na República Socialista Federativa da Jugoslávia.
De acordo com as regras deste festival cada intérprete teria que interpretar duas canções, no nosso caso foi um original português e uma versão de uma canção jugoslava.

O original que Madalena Iglésias interpretou foi Mar Solidão, com poema de Vasco de Lima Couto e música de Jorge Costa Pinto. A versão jugoslava intitulou-se Para teu amor (conforme está no disco), embora nas pautas da música e no poema traduzido em português por Maria de Lourdes Carvalho e publicado na Fotobiografia de Madalena Iglésias, tenha o título de Por teu amor. A música desta canção é assinada por Hegedusic e a letra original pertence a Perfiljeva. O título original desta canção é Za Tvoju Ljubav.

Madalena Iglésias apelidou o Festival de Split como o Festival da inquietação e contamos-lhe porquê. Como é do conhecimento de todos Madalena Iglésias era uma profissional muito organizada e metódica e imagine-se como ela ficou quando chegou à Jugoslávia e as suas malas não chegaram com ela. Valeu a Madalena Iglésias o facto de ter as mesmas medidas de Frida Boccara, participante francesa nesse mesmo festival, e lhe emprestou o vestido com que subiu ao palco para representar Portugal.
Frida Boccara tinha sido uma das quatro vencedora do Festival Eurovisão da Canção do ano anterior, ou seja, 1969.

Estas duas canções, Mar Solidão e Para teu amor estão incluídas num EP da etiqueta Belter que também integra as canções Ave Verde e Menino Pastor.

Neste percurso pelos Festivais da Canção em que Madalena Iglésias participou voltaremos em breve a recordar as canções e a cantora brilhante dos anos 60 e início da década de 70, desta vez em dois festivais de ocorridos em 1971.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.