FC2019: Biografia de Calema

São os maiores representantes da música santomense pelo mundo fora. Os Calema são dois irmãos, Fradique e António Mendes Ferreira, nascidos em São Tomé e Príncipe, mas atualmente a residir em Portugal, onde produzem a sua música e onde têm conhecido grande sucesso.

Em pequenos, os dois artistas deixaram-se influenciar pela música brasileira, e, com a ajuda de um empurrão dado pelos pais, começaram muito cedo a cantar em conjunto. Vieram para Portugal para continuar os estudos – um especializou-se em Multimédia, o outro em Vídeo -, mas a música nunca os abandonou. Utilizaram o Youtube para publicar os primeiros covers, e, mais tarde, em 2011, rumaram a França, onde deram os seus primeiros concertos ao vivo.

Tentaram participar no The Voice França, tendo passado pelas provas cegas, sem que, contudo, houvesse um mentor a carregar no famoso botão que vira cadeiras para dar continuidade à participação do concorrente. Apesar de não ter corrido como desejavam, a experiência deu-lhes alguma notoriedade em França.

Na curta carreira da dupla, já foram lançados dois álbuns – o primeiro intitulado “Bomu Kêlê” (que significa “vamos acreditar”, em crioulo), cantado nessa língua e em português também; o segundo foi o sucesso “ANV”, onde está, por exemplo, a canção A Nossa Vez, que já soma mais de 65 milhões de visualizações no Youtube.

Os Calema são os compositores, letristas e intérpretes das suas canções. Já gravaram temas com artistas africanos e brasileiros, como Rapaz 100 Juiz e Kataleya.

Fonte: Festivais da Canção

17 pensamentos sobre “FC2019: Biografia de Calema

  1. Pingback: Entrevista aos Calema na Conferência de Imprensa do Festival da Canção |exclusivo| |

  2. Eu desejo vos tudo de bom na vossa vida, dizendo lutem mais pra conquistar o que ainda nao adiquiriram

  3. Desejo do fundo do meu coração que o sucesso de vocês aumentem cada vez mas.
    Sou brasileira mas amo de mas a dupla calema.
    E já vou dizendo logo se tiver algum deles solteiro.
    Vem casar comigo vem kkkk

  4. Desejo- vos maior sucesso do mundo, sempre em e nunca esqueçam de agradecer a Deus por tudo que ele tem feito por vocês. E que ele ainda vai fazer. Deus vs abençoe 🙏🏾.

  5. Eu sou Valdemiro vivo em Angola e sou muito amante da vossa música, e dizer que vocês mim inspiram muito, mim fazem acreditar em mim mesmo… por isso desejo-vos o maior sucesso do mundo.

  6. Eu sou David vivo em Moçambique e sou muito amante da vossa música, e dizer que vocês mim inspiram muito, mim fazem acreditar em mim mesmo… por isso desejo-vos o maior sucesso do mundo.

  7. Eu sou a Emília, residente em Angola, amo muito vocês e espero de coração que alcancem o tão querido sucesso internacional.

  8. Estão de parabéns, gosto muito das vossas músicas. Desejo-vos muito sucesso na vossa carreira.

  9. Os Calema sao o maximo, desejo – vos muito sucesso e tudo de bom. Eu curto a vossa musica com, maoir prazer. Parabens… Rosy, Mocambique

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.