A Severa em cena no Teatro Politeama

O musical Severa de Filipe La Féria estreou no passado dia 13 e as críticas são as melhores.

Segundo o seu registo de batismo Maria Severa Onofriana terá nascido em Lisboa, mais propriamente na Paróquia dos Anjos a 26 de julho de 1820 e faleceu, aos 26 anos, a 30 de novembro de 1846 na Rua do Capelão, em plena Mouraria. Severa foi a sepultar sem sacramentos no Cemitério do Alto de S. João.
Severa celebrizou-se como a primeira fadista, assim como pelos seus amores espelhados nos fados que cantava, tocava e dançava, no bairro da Mouraria.

É a curta, mas densa vida de Severa que Filipe La Féria leva à cena no Teatro Politeama em Lisboa.
Do elenco queremos destacar Anabela (FC/ESC1993-FC2018) e Filipa Cardoso (FC2007) que alternam no papel de Severa;
Carlos Quintas (FC/ESC1978) como Almeida Garret;
Yola Dinis (FC2015) como Marcolina e Rainha;
Dora (FC/ESC1986-SN/ESC1988), como Marquesa de Seide;
Ricardo Soler
(FC2008-FC2012) veste a pele do rei D. José;
David Gomes (FC2017) como Gabriel;
Catarina Pereira (FC2010-FC2014) enquanto Camareira e Dama;
Augusto Gonçalves (FC2014) em Cigano e Fidalgo.
No papel de  Marialva, o principal personagem masculino, está Bruno Xavier.

Nunes Forte caracteriza este musical e citamos: Um dos melhores espetáculos de sempre de Filipe La Féria
Em cena desde 13 de março no Teatro Politeama, Severa – O Musical, emociona e diverte, um espetáculo inesquecível inspirado no romance de Júlio Dantas com texto, poemas, encenação e conceção cenográfica de Filipe La Féria.

Personagens e elenco: Severa – Anabela e Filipa Cardoso; Marialva – Bruno Xavier; Custódia. Filipe de Albuquerque; Almeida Garrett – Carlos Quintas; Mangerona – João Frizza; Marcolina e Rainha – Yola Dinis e Carla Vasconcelos; Marquesa de Seide – Dora; Marquês de Seide e Cónego – Fernando Gomes; Tia Macheta – Cristina Oliveira; Romão – Francisco Sobral; Timpanas: Rui Vaz; D. José – Ricardo Soler; Malhada – Carina Leitão; Gabriel-David Gomes; Chica Russa e Baronesa – Rosa Areia; Intendente e Cego – Paulo Ferreira; Cabo e Faia – João Albuquerque Alves; Camareira e Dama – Catarina Pereira, Paula Ribas, Catarina David, Fabiana Sousa e Leida Fernandes; Faia, Cigano e Fidalgo – Augusto Gonçalves, Hanler Gutierrez, Jorge Michael e Luís Silvestre; João Ninguém: João Pereira, Salvador Pires, Santiago André e Tomás Esteves.
Direção Musical e Orquestração: Miguel Amorim; Músicos: Miguel Amorim, Jorge Fernando, André Dias, Miguel Camilo, António Barbosa, Sofia Azevedo, Guilherme Banza, Rogério Ferreira, Pedro Azevedo, João Núncio e colaboração do Mestre Arménio Melo. Produção Musical Miguel Camilo; Direção Vocal: Tiago Isidro, com colaboração de Dale Chappel;
Música: Miguel Amorim e Filipe La Féria. Dois Fados de Jorge Fernando.
Figurinos: José Costa Reis; Coreografia: Marco Mercier;
Dramaturgia: Helena Rocha, João Frizza e Filipe Albuquerque; Desenho Cenográfico: Bruno Guerra; Desenho de Luz: João Fontes; Desenho de Som: Jorge Pires.
Reportagem webtvp realizada por Nunes Forte para divulgação promocional na internet.

Este musical estará de 4ª a Domingo no Teatro Politeama em Lisboa.

Fonte: Nunes Forte | Vídeo: © Nunes Forte | Foto: © Produções Filipe La Féria

23 pensamentos sobre “A Severa em cena no Teatro Politeama

  1. Uma Severa espetacularmente apresentada. Um espetáculo para ver sempre mas, sobretudo, levar a família e partilhar um bom momento.
    Parabéns ao grande Filipe lá Féria, que nunca nos leva ao engano. Grande elenco.

  2. Os atores são ótimos.Ha vozes espetaculares.Achei os cenários pobres,as cenas acabam por cair na monotonia,e estava muito calor na sala

  3. Muito bom. Tive hoje o prazer de ver este espectáculo. Recomendo vivamente

  4. Adorei o espetáculo. Vozes maravilhosas. De salientar Anabela e o rapaz que faz de Custódia. Todos muito, muito bons. Para uma primeira vez que fui ver um espetáculo deste género, saí impressionada e de lágrimas nos olhos. Parabéns a todos. Só não gostei do calor que estava no teatro. Obrigada.

  5. Adorei o espectáculo, um elenco e vozes formidáveis, choramos e rimos, estão todos de parabéns. Tornava a ver, recomendo a todos que vejam MUITO BOM. OBRIGADA

  6. Gostei do espectáculo. Uma encenação parecida com a de “Os Miseráveis, que vi em Londres. Achei os cenários um pouco pobres e o nome da Severa em cena, pare mim não faz sentido, mas apesar de tudo é um bom Musical.

  7. Mais um GRANDE espetáculo 2👏👏👏👏👏👏👏

  8. Muito bom!! As vozes ,o elenco ..um misto de sensações ..chorei,ri !! Formidável!!Parabéns ao grande Sr.Filipe la Féria, a todos os que nos proporcionaram esta excelente noite Bem haja para todos vós

  9. Agradeço a noite que me foi proporcionada por um Elenco de vozes extraordinarias, destaco sem duvida o papel de Custodia, pela representacao e voz excepcional!
    Como sempre Sr. Filipe La Feria a nivel dos melhores do Mundo!

  10. Adorei… Adorei… Amei a Custódia… Se vermos bem o homem canta sempre curvado… Representa sempre com uma perna torcida,… E consegue comover… Dei por uma série de senhoras a limparem as lágrimas… Inclusive eu….💕 Grande custódia, para mim, o actor principal… Beijinho grande para todo o elenco

  11. Pingback: Fomos ver o musical Severa com Filipa Cardoso no principal papel |

  12. Adorei excelentes vozes é o segundo musical que vou ver e adorei recomendo parabéns Sr Filipe la feria

  13. Mais uma encenação brilhante de Filipe lá féria. O meu personagem preferido foi o mendigo custódia. Achei brilhante! Os meus parabéns.

  14. Adorei Parabéns ao Filipe LaFeria pois é genial.Parabens e todos vozes maravilhosas.Muito obrigado pelo serão maravilhoso que me proporcionaram

  15. Parabéns ao Filipe La Feria. Adorei. Vozes magníficas. O Custódia, (Filipe Albuquerque) simplesmente fabuloso.

  16. Extraordinário, noite maravilhosa, parabéns Sr. Filipe La Féria e a todo o elenco, Anabela espectacular e para mim o melhor de todos, Custódia, parabéns a Filipe de Albuquerque.

  17. Espectáculo fabuloso, também, do sr Filipe La Féria só podia ser .Adorei a Custodia voz fabulosa que me fez arrepiar e emociorar . No geral tudo 5 estrelas, não 10 OBRIGADA

  18. Amei! A voz de Custódia de arrepiar e emocionar! Todo o elenco, grandes profissionais! Parabéns!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.