Festival da Canção 2019 – análise aos comentários do nosso painel

Nos últimos 16 dias o painel composto pelos oito colaboradores deste site comentou cada um dos temas concorrentes ao Festival da Canção 2019: os semifinalistas e aqueles que estiveram presentes na grande final na Portimão Arena, no dia 2 de março, em Portimão. Cada um dos comentários foi da responsabilidade de cada um dos colaboradores, que são no total oito com gostos e estéticas musicais diferentes. Ao analisarmos a pontuação dada no seu conjunto por todos os colaboradores chegamos a alguns factos ou curiosidades.

Se fosse o nosso painel a comandar os destinos do Festival da Canção seria o tema Perfeito, interpretado por Matay, com letra de AC Firmino e música de Tiago Machado, que iria representar o nosso país em Telavive, no Festival Eurovisão da Canção 2019.

O real vencedor do certame, Conan Osíris com o seu tema Telemóveis, fecha o pódio, classificando-se apenas em 3º lugar no nosso painel com a maior amplitude de pontuação: entre os 7 e os 20 pontos.

Ana Cláudia, que interpretou o tema Inércia com autoria dos D’Alva, foi a última classificada na grande final, no entanto, na classificação do nosso painel atinge o 4º lugar, logo após o tema de Conan Osíris.

Se analisarmos os resultados das semifinais pela pontuação dada pelo nosso painel na primeira semifinal os quatro finalistas apurados seriam Matay, Conan Osíris, Ana Cláudia e os Calema, tal como sucedeu na realidade. Se a mesma análise fizermos para a segunda semifinal as coisas já diferem dado que os quatro finalistas seriam NBC, Dan Riverman, Surma e os Madrepaz e sendo assim Mariana Bragada não se teria apurado e levado o seu Mar Doce a Portimão.

Pela pontuação dada nos nossos comentários na primeira semifinal a última classificada teria sido Ela Limão com o tema Mais Brilhante Que Mil Sóis, que na realidade ficou em 6º lugar. Na segunda semifinal tanto a decisão do nosso painel como no próprio Festival coincidem e foi Lara Laquiz com O Lugar a última classificada.

Se o método de votação adotado nas semifinais de 1992, 1993 e 1994, ou seja que os oito concorrentes melhor classificados entre as várias semifinais é que eram finalistas, aqui o caso mudaria completamente de figura e pela pontuação dada pelo nosso painel os oito finalistas seriam Matay, NBC, Conan Osíris, Ana Cláudia, Calema, Filipe Keil, Dan Riverman e Surma, não se apurando assim os Madrepaz e Mariana Bragada e entrariam Filipe Keil e Dan Riverman como melhor pontuados.

Fique em baixo com a classificação geral dada pelo nosso painel e também com os vídeos do tema melhor pontuação pela nossa equipa de trabalho, Perfeito, e com o tema vencedor do Festival da Canção 2019, Telemóveis.

Classificação geral:
MatayPerfeito – 146 pontos
NBCIgual A Ti – 141 pontos
Conan OsírisTelemóveis – 140 pontos
Ana CláudiaInércia – 130 pontos
Calema – A Dois – 122 pontos
Filipe KeilHoje – 120 pontos
Dan RivermanLava – 117 pontos
SurmaPugna – 116 pontos
MadrepazMundo A Mudar – 115 pontos
10º João CamposÉ O Que É – 113 pontos
11º Mariana BragadaMar Doce – 102 pontos
12º João CoutoO Jantar – 96 pontos
13º Mila DoresDebaixo do Luar – 90 pontos
14º Soraia TavaresO Meu Sonho – 74 pontos
15º Ela LimãoMais Brilhante Que Mil Sóis – 66 pontos
16º Lara LaquizO Lugar – 57 pontos

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.