No dia em que você nasceu… António Mendes Ferreira, Judas e Luís Miguel de Almeida

Hoje damos os parabéns a António Mendes Ferreira, a Judas e a Luís Miguel de Almeida.

António Mendes Ferreira nasceu a 5 de abril de 1992, em São Tomé e Príncipe. Ele e o irmão Fradique Mendes Ferreira tinham o sonho de cantar e vir para Portugal e hoje são os maiores representantes da música santomense no nosso país. António Mendes Ferreira estudou no Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe e já em Portugal estudou Vídeo na EPAD – Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto. Formou com o seu irmão o duo Calema e começaram a publicar os seus primeiros covers no YouTube e atuaram pela primeira vez em França, onde também participaram no programa The Voice deste país. Têm cinco discos já editados: Ni Mondja Anguené (2010), Bomu Kêlê (2015), cantado em crioulo e em português e o terceiro que significa o seu maior sucesso ANV (2017), onde está, o tema A Nossa Vez, que já soma mais de 69 milhões de visualizações no YouTube. Depois disso editaram Ao Vivo No Campo Pequeno (2019) e Yellow (2020). Os Calema são letristas, compositores e intérpretes dos seus próprios temas, sendo que já gravaram com outros artistas africanos e brasileiros. Estiveram presentes no Festival da Canção 2019 com o tema A Dois, ficando em 6º lugar com 11 pontos na grande final.

Judas nasceu em Luanda a 5 de abril de 1990, com o nome de Judece Dias Neto, mas vive em Portugal desde 1997, e desde cedo que despertou uma paixão pela dança e musicais, tendo entrado para uma companhia de dança, e aos 19 anos começou a estudar teatro em Albufeira. Quando veio para Lisboa esteve agenciado numa agência de moda e fez diversas campanhas de publicidade. Mas era a música que lhe despertava mais interesse, e aos 16 anos já fazia as suas composições, com inspiração nos artistas que lhe despertavam mais interesse, como Michael Jackson, The Black Eyed Peas, Missy Elliot, Pink, Destiny’s Child, Shakira ou Kylie Minogue. Foi já em Lisboa que começou a gravar num estúdio caseiro de um familiar. Em 2018 lançou Primogénito, um EP e o ano passado lançou a sua última canção chamada Levantem Do Chão. Participou na segunda semifinal do Festival da Canção 2020 com o tema Cubismo Enviesado, com autoria de Hélio Morais, classificando-se em 7º lugar com 10 pontos.

Luís Miguel de Almeida nasceu a 5 de abril de 1969 na Anadia, onde ainda reside. Estudou na Universidade de Coimbra e a música faz parte da sua vida e é um dos mentores do grupo Meninos da Sacristia, sendo o teclista do grupo. O grupo formou-se no início dos anos 90 em Mogofores e deu os primeiros passos junto do público universitário, tendo atuado várias vezes na mítica discoteca Scotch. Participaram no Festival da Canção 1997, com o tema Canção Urgente, com letra e música de José Cid, classificando-se em 6º lugar com 102 pontos, tendo obtido a pontuação máxima do televoto. Os Meninos da Sacristia formaram a banda de apoio de José Cid nos seus concertos durante alguns anos e continuam sempre a tocar na zona da Bairrada, com inúmeros concertos, onde para além de originais tocam grandes temas da música portuguesa e internacional. Luís Miguel de Almeida, a par com os Meninos da Sacristia, trabalhou no Casino da Póvoa.

Curiosidades acerca deste dia 5 de abril:

Hoje celebra-se o Dia da Árvore na Coreia do Sul.

A 5 de abril de 1536 dá-se a entrada real do imperador Carlos V em Roma.

Também neste dia, em 1614, a nativa americana Pocahontas casa com o colono inglês John Rolfe na Virgínia.

Neste dia, mas em 1722, o explorador holandês Jakob Roggeveen descobre a Ilha da Páscoa.

Em 1768, a 5 de abril, é criada a Real Mesa Censória, por decreto de D. José I, que passou a censurar os livros proibidos pelo Estado.

A 5 de abril de 1956, Fidel Castro declara-se em guerra contra o presidente cubano Fulgencio Batista.

Também neste dia, em 2007, dá-se a inauguração do Teatro Popular de Niterói, uma obra de Oscar Niemeyer.

Estão também hoje de parabéns: Papa Urbano VIII (1568); Thomas Hobbes, filósofo inglês (1588); Jules Ferry, político francês (1832); Spencer Tracy, ator americano (1900); Bette Davis, atriz americana (1908); Albert R. Broccoli, realizador americano (1909); Gregory Peck, ator americano (1916); Agnetha Fältskog, cantora sueca (1950); Pharrell Williams, rapper americano (1973) e Lisandra Souto, atriz brasileira (1975).

Neste dia faleceram: Edward Young, poeta inglês (1765); Camille Desmoulins, revolucionário francês (1794); Fausto de Figueiredo, empresário português (1950); Douglas MacArthur, militar americano (1964); Santa Camarão, pugilista português (1968); Kurt Cobain, cantor e compositor americano (1994); Layne Staley, cantor americano (2002); Charlton Heston, ator americano (2008) e José Wilker, ator brasileiro (2014).

Desejamos a António Mendes Ferreira, Judas e a Luís Miguel de Almeida um excelente dia de aniversário com tudo o que mais desejarem a nível pessoal e profissional. Muitos Parabéns!

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.