A canção dos Países Baixos no YouTube em 2017 – Mas não passível de desclassificação – Vídeos aqui

A canção representante da Holanda, Arcade, a grande favorita a vencer a edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção já tinha sido apresentada em público por Duncan Laurence em 2017, como mostra o vídeo que em baixo publicamos.
De acordo com o regulamento da EBU as canções a concurso não podem ter sido gravadas,  publicadas e amplamente difundidas antes do dia 1 de setembro do ano anterior ao do concurso.
Este vídeo tem mais 800 visualizações e a sua publicação no YouTube data de 09 de junho de 2017. Será que e EBU vai desclassificar a canção representante dos Países Baixos? Não nos parece..

As regras do concurso são bem claras. Nenhuma canção pode ser lançada comercialmente antes de 1º de setembro de 2018. Como mencionámos, o vídeo foi publicado há mais de um ano antes do prazo final (01/09/2018).
As regras também incluem uploads em redes sociais e apresentações públicas durante os shows.
A regra 2.2.2 Songs afirma:
As composições (letras e músicas) não devem ter sido lançadas comercialmente antes de 1º de setembro de 2018 (a Data de Lançamento). Caso a composição tenha sido disponibilizada ao público, por exemplo, mas não limitado a, em plataformas de vídeo online, redes sociais ou bancos de dados (semi) acessíveis ao público e / ou divulgados publicamente, por exemplo, mas não limitados a, durante concertos, a Emissora Participante deve informar o Supervisor Executivo da ESC, que terá autoridade para avaliar se a composição é elegível para participação no Evento. Em particular, o supervisor executivo do CES deve avaliar se essa divulgação antes da data de divulgação é suscetível de dar à composição uma vantagem no evento em relação às outras composições. O supervisor executivo da ESC autoriza ou recusa a participação de uma composição que possa ter sido disponibilizada ao público tal como acima descrito, sob reserva de aprovação prévia do grupo de referência.

A questão que se coloca é se um vídeo com menos de 500 visualizações (durante o período proibido para a reprodução mediática) pode ser considerado como uma versão comercial. Tudo indica que não, ou seja, esta canção não estará por isso em vantagem na competição (ESC2019), tanto mais que o local onde foi gravado parecer ser de reduzida dimensão, sendo um espetáculo intimista dedicado a estudantes noturnos e por consequência esses estudantes não poderá votar na sua própria canção.

No vídeo em baixo Arcade é a primeira canção interpretada dor Duncan Laurence, fazendo-se acompanhar ao piano.

Fonte: Wiwibloggs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.