Concerto de Simone de Oliveira em Avintes com direção musical de Nuno Feist

Trazemos até si o magnífico concerto de Simone de Oliveira em Avintes, acompanhada pela Banda Musical de Avintes, com direção musical do maestro Nuno Feist. Este espetáculo inseriu-se no âmbito da Festa da Broa de Avintes e teve lugar no dia 7 de Setembro.

Este concerto foi aberto com a canção que em 1965 representou Portugal no Festival da Eurovisão, Sol de Inverno, da autoria de Jerónimo Bragança e Nóbrega e Sousa, seguindo-se De degrau em degrau da mesma dupla de autores e o terceiro tema pertence ao último CD de originais da cantora, Foi assim, da autoria de Augusto Madureira.
O quarto tema foi uma das canções que Carlos do Carmo interpretou no Festival da Canção de 1976 e que Simone tornou sua e popularizou, No teu poema de José Luís Tinoco, um tema associado indelevelmente a Simone, depois foi a vez de Sete letras (Ary dos Santos, César de Oliveira e Nuno Nazareth Fernandes) e eis que chega a Desfolhada que este ano fez 50 anos e o público acompanhou Simone do princípio ao fim, neste tema imortal da música portuguesa, foi muito bonito e comovente ver como pessoas de várias gerações sabem esta canção, apesar das rádios generalistas não a passarem. E não é que Simone teve que bisar a interpretação desta canção que em 1969 representou Portugal no Festival da Eurovisão?
Contudo, o público insistiu e a cantora teve voltar a palco e como não tinha outro tema ensaiado com a orquestra fez-se acompanhar apenas com o piano tocado por Nuno Feist. E que melhor tema para encerrar este concerto do que O amigo que eu canto que é este país Portugal? Uma composição de Ary dos Santos e de Fernando Tordo.

A assistência aplaudiu incessantemente Simone e vibrou com as suas interpretações e as suas/nossas canções. Temas como estes passaram e vão passar por várias gerações o que não vai acontecer a muita da “música” a que se dá tanta projeção atualmente e cuja popularidade ou nunca é atingida ou dura apenas uns escassos meses. É de lamentar que quem está à frente das decisões da mais variada ordem coloque os seus gostos pessoais à frente de tudo originando, por vezes, algumas hecatombes que só prejudicam a música portuguesa.

Simone de Oliveira, durante este espetáculo, foi intervalando as suas atuações com pequenos testemunhos, alguns humorísticos, de situações que lhe aconteceram ao longo da sua carreira.

Para saber um pouco mais sobre cada uma destas canções clique no título de cada uma e conheça, assim, um pouco mais destes temas da música portuguesa.

Fonte: Festivais da Canção | Vídeo: ©  António M.C. Moreira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.