Prémio Vasco Graça Moura entregue a Carlos do Carmo

Carlos do Carmo foi o vencedor da 5ª edição do Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural. Este prémio foi instituído pela Estoril Sol.
Na atribuição deste galardão a Carlos do Carmo foi referido que este vulto da cultura portuguesa é uma figura ímpar do meio artístico nacional, que se distinguiu, durante mais de cinco décadas, como uma das vozes mais relevantes do fado e que com o seu talento projectou o nome de Portugal a nível internacional” e por ser uma “individualidade exemplar numa área que Vasco Graça Moura muito prezava e para a qual contribuiu com numerosos poemas: o Fado.

O Júri foi presidido por Guilherme d`Oliveira Martins, na respetiva ata pode ler-se o seguinte: Proveniente de uma família ligada ao Fado, desde cedo se revelou uma das suas principais vozes. Os prémios nacionais e internacionais que obteve pela qualidade das suas edições discográficas, onde surge como um dos maiores intérpretes de um Fado que ele soube renovar, dão conta de uma das mais exemplares carreiras do panorama artístico português. Desde cedo que a sua voz soube quebrar fronteiras, atravessar gerações, tornando o Fado uma manifestação artística de expressão universal. Essa expressão universal foi determinante para a Candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade, de que Carlos do Carmo foi um dos embaixadores.

Carlos do Carmo representou Portugal no Festival da Eurovisão com o tema de Manuel Alegre e de José Niza, Uma flor de verde pinho.
Em 1976 Carlos do Carmo foi intérprete único no Festival da Canção de então, de onde emergiram grandes êxitos para a música portuguesa como Estrela da tarde (1), No teu poema (2), Novo fado alegre (1), Os lobos e ninguém (2) e obviamente Uma flor de verde pinho.

(1) Letra de Ary dos Santos, música de Fernando Tordo (2) Letra e música de José Luís Tinoco

Fonte: Lux, Festivais da Canção

2 pensamentos sobre “Prémio Vasco Graça Moura entregue a Carlos do Carmo

  1. Pingback: 2019 em revista – Prémios e Homenagens |

  2. Pingback: As Personalidades do Ano são… |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.