As Personalidades do Ano são…

Ao longo de 2019 algumas foram as individualidades que se destacaram, quer a nível nacional, quer no plano internacional.
Depois de passarmos em revista o ano que passou vamos considerar seis individualidades como as Personalidades de 2019.

Tivemos em atenção a temática do site, ou seja, os intervenientes no Festival da Canção e também no da Eurovisão. Contudo, como não vivemos numa bolha, não podemos ficar indiferentes a toda a realidade que nos rodeia.
Participar ou mesmo ganhar o Festival da Canção ou da Eurovisão não é condição necessária para ser considerado (a) Personalidade do Ano, como mais à frente exemplificamos.

PERSONALIDADES NACIONAIS DO ANO

CARLOS DO CARMO

Carlos do Carmo – A sua decisão de abandonar os palcos e os dois concertos de despedida do seu público foram fatores que marcaram 2019. Os concertos de Lisboa e do Porto esgotaram mal foram anunciados no início de 2019.
A elegância que pautou este grande e galardoado intérprete da música portuguesa, ao longo de toda a sua carreira, foi também uma constante no ano em que anunciou deixar os palcos.
No concerto do Coliseu dos Recreios de Lisboa marcaram presença o Presidente da República, o Primeiro-Ministro, a Ministra da Cultura e o Ministro das Finanças, entre outros individualidades.
Alguns dos nossos destaques sobre Carlos do Carmo ao longo de 2019:
Carlos do Carmo anuncia fim de carreira | Prémios Play – Prémio Carreira entregue a Carlos do Carmo | Entrevista de Carlos do Carmo ao Expresso | Carlos do Carmo disse ontem adeus aos palcos no Coliseu de Lisboa | Prémio Vasco Graça Moura entregue a Carlos do Carmo | “Oitenta” é a compilação que reúne os grandes êxitos de Carlos do Carmo |

CRISTINA FERREIRA

Cristina Ferreira – Foi sem dúvida uma figura marcante em 2019. Uma comunicadora nata que conseguiu não só levar consigo as audiências das manhãs da TVI para a SIC, como as audiências de todo o dia. Um grande fenómeno televisivo que fez da aposta de Daniel Oliveira um autêntico sucesso.
Cristina Ferreira é televisão, moda e também comunicação escrita.
No seu programa das manhãs da SIC tem como convidados personalidades várias, mas sem cair em extremismos, nomeadamente os políticos. Foram muitos os cantores que passaram por um ano de programas e muitos deles tiveram um papel importante nos Festivais da Canção como foi o caso de Conan Osíris.
Cristina Ferreira não se coíbe de falar do Festival da Canção com os seus convidados, como também aconteceu com Salvador Sobral.
Pela sua importância no atual panorama audiovisual Cristina Ferreira é uma Personalidade de 2019.
Alguns dos nossos artigos sobre Cristina Ferreira ao longo de 2019:
O Programa da Cristina no dia de estreia | Cristina Ferreira recebe Conan Osíris | Vanessa Silva no Programa da Cristina | Simone de Oliveira e Carlos Mendes com Cristina Ferreira | Salvador Sobral recordou no Programa da Cristina o Festival da Eurovisão | Suzy e os Anjos no Programa da Cristina |

JOSÉ CID

José Cid – Ao longo de 2019 este autor, compositor e intérprete teve vários espetáculos, editou um novo trabalho discográfico e foi agraciado com o Grammy Latino Carreira, uma distinção internacional que premiou a obra deste grande nome da música portuguesa.
No decorrer de 2019 José Cid foi alvo das atenções dos mais variados órgãos de comunicação.
Relembramos algumas das peças que fizemos sobre José Cid:
Documentário da RTP “Vejam Bem” dedicado a José Cid | José Cid acaba de receber o Grammy | José Cid em Las Vegas na RTP | O novo álbum de José Cid |

PERSONALIDADES INTERNACIONAIS DO ANO

CONAN OSÍRIS

Conan Osírís – Como referimos no início deste artigo para se ser personalidade do ano não basta participar ou ganhar um festival, é preciso bem mais que isso. De todos os concorrentes do Festival Eurovisão da Canção de 2019,Conan Osíris foi o cantor que extravasou a bolha eurovisiva e foi mencionado pelos órgãos de comunicação social generalistas internacionais. Foi a Conan Osíris que Roger Waters e outras individualidades pediram para que boicotasse o Festival Eurovisão da Canção em terreno israelita.  Conan Osíris foi o grande alvo das atenções da comunicação social internacional logo que venceu o Festival RTP da Canção e desde então mesmo fora da imprensa eurovisiva foi Conan Osíris o eleito.
Alguns dos nossos destaques sobre Conan Osíris:
A esmagadora vitória de Conan Osíris no Festival da Canção | Roger Waters envia mensagem a Conan Osíris | Conan Osíris o segundo mais mencionado nas redes sociais | Artistas portugueses apelam a Conan Osíros para boicotar o ESC2019 | A nossa entrevista a Conan Osíris em Telavive | Conan Osíris o 8º artista mais falado no Facebook entre os 41 concorrentes |

GRETA THUNBERG

Greta Thunberg – Esta jovem ativista da defesa do meio ambiente tornou-se mundialmente conhecida após o seu protesto frente à edilidade de Estocolmo contra as alterações climáticas. Desde então que esta jovem não tem parado e viajado para vários pontos do mundo para chamar a atenção para os atentados ambientalistas que todos os dias se cometem. Greta teve o mérito de trazer para a ordem do dia a nível mundial a problemática ambiental, alertando e incomodando consciências, nomeadamente de quem detám o poder.
Apesar de não ser esta a temática do nosso site fizemos uma peça sobre o facto desta jovem ser filha de Malena Ernman que em 2009 representou a Suécia no Festival da Eurovisão: Sabia que a mãe da ativista sueca Greta Thunberg já representou a Suécia na Eurovisão?

MADONNA

A Rainha da Pop esteve em especial destaque em 2019 por razões várias. O fixar residência em Portugal, a edição do seu novo álbum Madame X e a preparação da sua Tour são fatores que levaram o nome de Madonna à imprensa nacional e internacional, contudo um ponto alto de polémica foi a sua participação no Festival Eurovisão da Canção e a mensagem que fez questão em deixar.
Os concertos de Madonna em Portugal no ano passado também foram alvo da nossa atenção.
O nosso site não ficou indiferente a estes factos e deixamos aqui os links para alguns dos textos que colocámos ao longo de 2019:
KAN confirma a presença de Madonna no ESC2019 | Roger Waters apela a Madonna que leia as Declarações dos Direitos Humanos | Madonna deixa mensagem política no ESC2019 | Bailarina de Madonna detida em Israel para interrogatório | Madame X – o CD de Madonna |

Foram estas, para nós, as Personalidades do Ano de 2019.

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.