Blitz: 101 canções que marcaram Portugal #1 Desfolhada

A publicação online Blitz está a levar a cabo uma iniciativa cujo título a define: 101 canções que marcaram Portugal e a primeira a ser alvo da atenção foi a composição que venceu o VI Grande Prémio TV da Canção Portuguesa 1969, mais conhecido como Festival RTP da Canção. Estamos a falar da canção Desfolhada com poema de Ary dos Santos, música de Nuno Nazareth Fernandes e interpretação de Simone de Oliveira.

Como sempre referimos e não estamos sozinhos, esta canção foi um marco, não só na música portuguesa, como na história cultural deste país, então (leia-se em 1969) um país amordaçado, assente nas falsas morais e uma quinta de um ditador que teimava em manter Portugal como o país mais atrasado da Europa.

Esta canção foi uma pedrada no charco e um abanar na falsa moralidade reinante. A publicação Blitz elegeu a Desfolhada como uma das canções que marcaram Portugal, com um texto a que aconselhamos a respetiva leitura aqui.
Citamos parte desta publicação da Blitz:
Se Portugal pudesse escolher uma só cantiga do Festival da Canção, escolheria com certeza a ‘Desfolhada’. Simone de Oliveira deporia em 1969 a sua condição de menina. Tomaria balanço para mais cinco décadas de emoção – sentida e feita sentir. Sempre a conjugar com o verso de Ary, com um fogo posto. Esta é a primeira de 101 canções que marcaram Portugal, uma rubrica que homenageia as cantigas, os compositores e os intérpretes que ficaram para história da música portuguesa

Algumas das nossas peças sobre esta canção e a sua intérprete que não sendo a primeira escolha para cantar este tema, só poderia ter sido mesmo Simone de Oliveira a cantar esta Desfolhada:no Festival da Canção de 1969:

A “Desfolhada” à conversa com Simone de Oliveira e Nuno Nazareth Fernandes – No âmbito da comemoração dos 50 anos desta canção

O ano em que Portugal também quis a Lua (“Desfolhada”, 1969) – No âmbito da comemoração dos 50 anos desta canção

“Desfolhada” 50 anos – As versões – No âmbito da comemoração dos 50 anos desta canção

“Desfolhada” faz hoje 50 anos – Parabéns Simone, Nuno e Ary dos Santos – No âmbito da comemoração dos 50 anos desta canção

“Desfolhada” colou-se à sua pele… Simone de Oliveira – Uma rubrica nossa cujo título a define muito bem.

Recorde Simone de Oliveira no Festival RTP da Canção 1969 no Teatro S. Luiz em Lisboa e no Festival Eurovisão da Canção em Madrid, Espanha.

Fonte: Blitz, Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.