80em40tena – Estreia amanhã, dia 16, o vídeo “Não é o Fim”

Autora: Maria Fernanda Fonseca

O que acontece quando se reúnem mais de 80 músicos portugueses?
Esta pergunta assim como toda a informação descrita abaixo, foi copiada da página da Cantora/Atriz. Vanessa Silva.

Passo à descrição:

A pergunta a fazer nestes dias é mesmo essa? O que acontece quando se reúnem (virtualmente, claro) mais de 80 músicos portugueses? Nasce uma canção inspiradora para estes estranhos tempos que vivemos: “Não é o Fim”.

A ideia do tema nasceu do músico português Paulo Brissos que, rapidamente decidiu falar com outros colegas de profissão e tornar uma simples canção, num manifesto aos tempos atuais. Um manifesto em prol da futura AMP – Associação dos Músicos de Portugal. Uma associação onde cabem todos os músicos portugueses.

Com mais de 80 colegas envolvidos (18 instrumentistas e 62 cantores) todos em quarentena, nasce o nome do projeto 80em40tena.

80em40tena é assim a demonstração de força de alguns dos trabalhadores mais afetados nestes últimos meses (e os seguintes): quem trabalha diretamente em Cultura, com o público. Desde os músicos aos técnicos, muitas vezes esquecidos das luzes da ribalta, mas tão ou mais importantes como aqueles que dão a voz, a cara.

O tema “Não é o Fim” está disponível para download a partir do dia 16 de Abril. Dia Mundial da Voz, na plataforma Bandcamp em exclusivo. Na semana seguinte, fica disponível para streaming nas restantes plataformas digitais.

Salientamos que todos os músicos portugueses podem fazer parte da AMP – Associação dos Músicos de Portugal. Para tal, basta acederem às redes sociais da associação já criados e tomar conhecimento de como aderir.

Consequentemente, tornou-se assim também imperativo fazer solidariedade com esta “Ode aos Afetos”, e para esse fim, o grupo 80em40tena, e o seu mentor Paulo Brissos, decidiram pedir a quem se quiser associar a este movimento solidário contribuições para a associação Mansarda, uma associação sem fins lucrativos que pretende proporcionar aos artistas e demais profissionais das artes preformativas um lar digno no fim da sua carreira.

Apoie a “Mansarda”

“Nestes dias cinzentos de incerteza, conseguir olhar para o futuro com um sorriso é a nossa maior vontade. Uma vontade que é também a nossa principal obrigação.

Esta é a primeira pedra da casa que iremos construir para que os nossos artistas possam ter um refúgio quando necessitem. Onde possam superar dificuldades, sempre a trocar experiências, a celebrar percursos. Esta pedra é a primeira de um sonho. Uma pedra que foi tocada pelos nossos artistas. Uma pedra que tem o ADN da nossa cultura, do nosso povo. E que também pode ter o seu toque. Doe 0,5 do seu IRS à Mansarda. Preencha o quadro 11 da sua declaração com o NIF 513258299 e ajude a que esta seja apenas a primeira de muitas pedras. Mansarda. Para quando a vida nos troca às voltas.”

Pode apoiar também fazendo um donativo através do NIB:  PT50 0036 0000 9910 5910 4751 0

Os cantores que irão dar voz ao tema Não é o Fim:
Ana Isabel Batista. Ana Laíns, Ana Rita Inácio, Anabela, André de Brito, Andrea Verdugo, Bruno Correia, Carla Ribeiro, Carlos Alberto Moniz, Cristina Quest, Cristina Roque, Elisabete Brás,  Fernanda Lopes, Frederico Braga da Costa, Gerson Marta, Gimba, Irina Furtado, Isabel Campelo, Jacinta Jazz, João Baião, João Oliveira, Lua, Lúcia Moniz, Luiz Caracol, Manuel Guerra, Manuel Lourenço, Marco António, Mário Mata, Melanie Salomão, Ménito Ramos, Mila Belo, Nelson Luís, Nuno Barroso, Patrícia Antunes, Patrícia Candoso, Paula Pires, Paula Teixeira, Paulo Brissos, Paulo Pacheco, Paulo Ramos, Pedro Mimoso, Pedro Pereira, Pedro Pires, Pedro Soares, Pedro Vaz, Piedade Fernandes, Ricardo de Sá, Ricardo Mendonça, Ricardo Quintas, Rui Bandeira, Rui Rocha, Sandra Camilo, Sandrine Orsini, Sara Paixão, Sebastian Noir, Sérgio Rossi, Sophia Gaspar, Telmo Miranda, Tiago Barbosa, Toy, Tozé Santos (Perfume),  Vanessa Silva e Wanda Stuart.

Ficha Técnica
Produção: Paulo Brissos
Montagem de Vídeo: Fábio Barralé
Mistura: Pedro Vidal
Masterização: Mário Barreiros
Baterista: Pedro Pardal
Percussionistas: João Balão, Ruca Rebordão e Sertorio Calado
Baixistas: Dikk, João Sanguinheira e Xico Santos
Guitarristas: André Antunes, Nuno Ferreira e Pedro Soares
Lap Steel Guitar: Pedro Carvalho
Teclistas: João Salcedo, Rogerio Nunes e Telmo Lopes
Saxofonistas: Elmano Coelho, Felippe Figueredo, Nanã Sousa Dias e Vitor Carvalho

Não é o Fim – 
Letra e Música – Paulo Brissos

Quero dizer-te
Que o amor não faltará
Estarei sempre aqui
Ao pé de ti pra te abraçar
O nosso amor irá crescer ainda mais
Não é o fim

Não vamos perder
Esta batalha desleal
Somos um e um seremos
Para todo o sempre
A vida é muito mais do que pode parecer
Não é o fim

(Refrão)
Amanhã, seremos mais fortes,
Todos juntos, somos um,
Amanhã venceremos, a sorte,
Cantaremos, sempre a uma só voz

Vale a pena parar
Suspirar e aguentar
Ganhar força pra lutar e tentar outra vez
O mundo não acaba tens de conseguir
Não é o fim

Refrão

A minha música é o meu universo
A minha voz sai-me do coração
Mais uma vez cantarei bem alto
Não é o fim, não é o fim

Refrão

Assim, acabei de descrever o nascimento de uma grande união entre toda a nossa classe musical, não deixando o nosso site de a apoiar e agradecer esta bonita iniciativa. A todos o nosso obrigado, e a Vanessa Silva um especial por ter sido da sua página do Facebook que retirei esta notícia.

#JuntosVamos Conseguir Fique em casa e oiça os nossos artistas.

Fonte: Facebook Vanessa Silva

Um pensamento sobre “80em40tena – Estreia amanhã, dia 16, o vídeo “Não é o Fim”

  1. Pingback: “Não é o Fim” com 80 artistas |Vídeo aqui| |

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.