Pastora Soler com “Quédate conmigo” arrasa a sondagem organizada pela RTVE

A canção Quédate conmigo de Pastora Soler (2012), ficou em primeiro lugar na pesquisa organizada pela RTVE para encontrar a canção preferida dos espanhóis entre aquelas enviadas pela Espanha à Eurovisão na segunda década do século XXI, com 44% dos votos. Em segundo lugar, ficou a canção Dancing in the rain de Ruth Lorenzo (2014) com 17% e em terceiro lugar La venda (2019) de Miki com 11%.

Pastora Soler (2012): Já há 18 anos que ela gravava discos quando foi escolhida pela RTVE para nos representar na Eurovisão 2012. Houve uma gala de pré-selecção onde ela interpretou três temas: Ahora o nunca, Tu vida es tu vida e Quédate conmigo, sendo este último o escolhido por gozar da preferência do público, da audiência e até mesmo da própria Pastora Soler. Quédate conmigo foi composta pelo prolífico compositor eurovisivo sueco Thomas G:son. Pastora obteve um décimo lugar digno de crédito, apesar da sua canção ter obtido a quinta posição pela pontuação dos jurados, ao levar em conta o televoto a sua posição final caiu para o décimo lugar. Ela recebeu 12 retumbantes pontos de Portugal e a sua canção foi gravada em inglês com o título Stay with me, alcançando um grande êxito nas vendas.
A sua interpretação foi magnífica, plena de voz e sensibilidade. A parte final é de uma majestosidade impressionante. Pastora soube, com a sua poderosa voz e profissionalismo, tornar grande uma canção que tem uma letra muito simples. A imprensa especializada, acreditada no concurso, fez uma votação após os ensaios, saindo Pastora Soler a vencedora à frente de Loreen. Sozinha, apenas com a sua voz e profissionalismo, Pastora soube como encher o palco sem necessitar de uma coreografia elaborada. Para mim ela é, juntamente com Anabel Conde, a melhor cantora que a Espanha jamais enviou à Eurovisão.

Ruth Lorenzo (2014): Em 2002, viu recusada a sua participação na segunda edição da Operación Triunfo. Ruth desenvolveu os primeiros anos de sua carreira musical no Reino Unido participando na quinta edição do X Factor e fazendo inúmeros concertos que a tornaram mais conhecida no Reino Unido do que na própria Espanha. Em Fevereiro de 2014, participou no programa Mira quien va a Eurovisión. A sua canção Dancing in the rain é proclamada vencedora após um empate técnico com a canção Run de Brequette Cassie. Facto que gerou um debate muito aceso entre os Eurofãs sobre a idoneidade de uma ou outra canção já que as duas cantoras tinham um número equivalente de seguidores.
Na Eurovisão, Ruth, empatou em pontos com a Dinamarca (77)… Mas devido às regras do concurso, em caso de empate é dada preferência ao país votado por mais países e a Dinamarca, votada por 18 países, ocupou o nono lugar enquanto a Espanha, votada apenas por 17, passou para a décimo lugar.
Ruth apareceu no palco com os cabelos molhados, em cumplicidade com a chuva referida no título e tema da música. Como aconteceu dois anos antes com Pastora, a voz e o profissionalismo de Ruth aprimoraram até à excelência um tema um tanto ou quanto medíocre.

Miki (2019): Participou na décima edição de Operación Triunfo, alcançando o sexto lugar. O televoto, sem júri, ficou encarregado de escolher a canção La venda como vencedora.
Na Eurovisão terminou com 54 pontos (22ª posição). Destes, 53 vieram do televoto e apenas 1 do júri russo.
Na sua actuação Miki contou, como dançarino, com Mikel Hennet que já havia participado na Eurovisão em 2007 pela Espanha integrado no grupo D´Nash.

Das 10 canções espanholas participantes nesta década Portugal só pôde votar em 8 delas, uma vez que não participou das edições de 2013 e 2016. Das oito possíveis sete delas foram votadas, a maioria com pontuação muito alta: 12 para Algo pequeñito (2010), Que me quiten lo bailao (2011) e Quédate conmigo (2012), assim como os 12 do televoto para Tu canción (2018) e La venda (2019). Foi surpreendente a ausência da votação portuguesa em Ruth Lorenzo, quando outras canções espanholas de baixa qualidade foram generosamente votadas por Portugal… Mas a Eurovisão é isto mesmo e os votos dão-nos surpresas destas.

Agora, o RTVE abre a pesquisa para escolher a melhor canção espanhola em toda a história da Eurovisão, permitindo votar na melhor canção de cada década.
Se estiver interessado em ajudar nesta pesquisa pode fazê-lo aqui:

Fonte: RTVE | Autor: José Antonio Martín | Tradução: Luís Pereira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.