Hoje recordamos Carlos Paião em “Quando as nuvens chorarem”

Autora: Maria Fernanda Fonseca

Carlos Paião nasceu em Coimbra em 1957, foi um cantor e compositor português. Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Lisboa, acabando por se dedicar exclusivamente à música. Desde muito cedo, Carlos Paião demonstrou ser um compositor prolífico, sendo que, no ano de 1978, tinha já escritas mais de duzentas canções.

Em 1980 concorre, pela primeira vez, ao Festival RTP da Canção, com o tema Amigos eu voltei, numa altura em que este certame representava uma plataforma para o sucesso e a fama no mundo da música portuguesa, mas não foi apurado. Com Playback ganhou este Festival no ano seguinte, com a esmagadora pontuação de 203 pontos, deixando para trás concorrentes tão fortes como as Doce e José Cid.
A canção, uma crítica divertida, mas contundente, aos artistas que cantam em playback, ficou em penúltimo lugar no Festival Eurovisão da Canção 1981, realizado em Dublin, na República da Irlanda. Tal classificação não “beliscou” minimamente a popularidade do cantor e compositor, pois Carlos Paião, ainda nesse ano, editou outro single de sucesso e que mantém a sua popularidade até hoje – o famoso Pó de Arroz.

Em 1983, cantava ao lado de Cândida Branca Flor, com quem interpretou um dueto muito patriótico intitulado Vinho do Porto (Vinho de Portugal), que ficou em 4.º lugar no Festival RTP da Canção.

A 26 de agosto de 1988 Portugal recebe pela manhã a notícia do seu falecimento num violento acidente de automóvel, quando se dirigia para um concerto.

Estava a preparar um novo álbum intitulado Intervalo, que acabou por ser editado em setembro desse ano, e cujo tema de maior sucesso foi Quando as nuvens chorarem.

E é exatamente esse tema que vamos aqui recordar hoje. Quando as Nuvens Chorarem tem musica e letra excelentes, de sua autoria, e que o grande génio não teve oportunidade de ver publicado, pois tinha falecido uns meses antes desta música ser disponibilizada ao publico em novembro de 1988.

Recorde então o tema que escolhemos hoje para si, decerto vai gostar como nós gostámos!

Fonte: Festivais da Canção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.