🌹50 Canções Que Gritaram Liberdade – #50 “Portugal no Coração” – Os Amigos e Gemini

A canção escolhida para terminarmos esta rubrica de homenagem ao 25 de Abril de 1974 foi o tema que venceu o Festival da Canção 1977, também designado por As 7 Canções.
Neste Festival da Canção cada tema concorrente teve duas versões, com intérpretes distintos. Neste ano a decisão sobre a canção vencedora coube inteiramente aos telespetadores que se manifestaram através do envio de cupões publicados na imprensa.
Portugal no Coração na versão de Os Amigos foi a canção vencedora que representou Portugal na Eurovisão. A interpretação da versão B, desta canção, esteve a cargo dos Gemini.
Portugal no Coração tem letra de Ary dos Santos e música de Fernando Tordo.
O grupo Os Amigos foi criado propositadamente para interpretar a Versão A de Portugal no Coração e incluiu Ana Bola, Edmundo Silva, Fernanda Piçarra, Fernando Tordo, Luísa Basto e Paulo de Carvalho.

Na época os Gemini integraram Isabel Ferrão, Mike Sergeant, Teresa Miguel e Tozé Brito.

É com Portugal no Coração que encerramos esta nossa celebração do dia 25 de Abril de 1974 porque os militares que derrubaram o anterior regime tinham, certamente, Portugal no coração.

Portugal foi a razão
porque um dia morreu meu irmão
mas também é coração
a bater nesta canção.

Não sei bem de quem eu nasci
não descobri nem pai nem mãe
só sei que já nasci aqui
e foi aqui que eu fui alguém.

Portugal foi a razão
porque um dia morreu meu irmão
mas também é coração
a bater nesta canção.

Digo tudo quanto eu sou
serei criança ou malmequer
tenho apenas o que eu dou
este lugar que ninguém quer.

Neste país onde eu estou
serei tudo quanto eu fizer
este povo a que me dou
não é homem nem mulher.

Portugal é querer dar a mão
sermos amigos, termos pão
Portugal é ter a vontade
de acabar com a saudade.

Portugal já tem idade
para o povo entender liberdade
Portugal é uma nação
onde vive o meu irmão.

Portugal ai meu amor
coração desta minha canção
bate, bate coração
para termos a vida melhor.

Portugal ai meu amor
coração desta minha canção
bate, bate coração
para termos a vida melhor.

Portugal ai meu amor
coração desta minha canção
bate, bate coração
para haver vida melhor

Vídeo 1: Atuação de Os Amigos no Festival da Canção 1977;
Vídeo 2: Versão dos Gemini;
Vídeo 3: Atuação de Os Amigos no Festival Eurovisão da Canção 1977;
Vídeo 4: Versão Estúdio de Portugal no Coração por Os Amigos

Fonte: Festivais da Canção

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.